Publicidade
Publicidade
Afinal, o que (e quem) são os influenciadores?
PublishNews, André Palme, 03/05/2018
Em seu quinto artigo da série 'Marketing Digital e Outras Coisitas Mais', André Palme fala sobre a importância dos influenciadores e como nem sempre o volume de seguidores é o que mais importa

Já falamos de alguns conceitos de marketing, de redes sociais, sites e apps nesta série Marketing Digital e Outras Coisitas Mais.

Chegou a hora de falar deles, os influenciadores \o/

Influenciador não é um conceito novo. Estamos falando de alguém que consegue influenciar – óbvio – uma ou mais pessoas a respeito de determinado assunto. Celebridades são influenciadores em certos assuntos, jornalistas, autores e professores também, e claro...você! Com certeza você tem um grupo social ou familiar em que você influencia sobre algum assunto ou alguma área.

Os primeiros produtores de conteúdo que receberam o nome de influenciadores apareceram no Brasil por volta de 2010, como por exemplo o PC Siqueira. Se considerarmos o mercado publicitário, este fenômeno vem dobrando de tamanho a cada ano, desde então.

O impacto destes produtores de conteúdo se expande para além da internet. Segundo a GFK, eles por exemplo, aumentam a audiência jovem em programas como o Fantástico em 26%. Além disso, segundo pesquisa da Geometry, 33% dos jovens considera estes influenciadores digitais como a principal influência de compra.

O termo Youtuber ficou tão conhecido – produtores de conteúdo que tem o YouTube como principal plataforma de distribuição de seu conteúdo – que foi adicionado ao dicionário Oxford.

Mas é preciso que a gente não use só o termo influenciador, mas também o termo criador de conteúdo. Por que? Porque influência é consequência e não o ponto de partida desta conversa.

Primeiro a pessoa precisa produzir conteúdo, se tornar uma referência, para então poder ser um influenciador, e de fato, influenciar alguém.

Além disso, precisamos fazer uma distinção importante aqui entre influenciador e webcelebridade. Quando falamos de nomes como Felipe Neto, Gabriela Pugliesi e Whindersson Nunes estamos falando de uma webcelebridade, ou seja, alguém que se tornou conhecido e famoso na internet e que tem uma grande audiência (na casa dos milhões de usuários). Estas pessoas são sim, influenciadores para alguns assuntos. Para dar um exemplo bem básico, a Pugliesi influencia sua audiência para questões relacionadas a bem-estar e exercícios, mas não consegue – provavelmente - influenciar sua audiência se falar sobre livros, porque não é isso que as pessoas buscam em seu conteúdo.

Já quando falamos de influenciadores, podem ser pessoas como eu e você, que não são famosas, mas tem autoridade sobre determinado assunto e influenciam uma certa audiência que tem interesse ou consome aquele tipo de conteúdo. Então quando falamos de influenciadores, nem sempre o volume de seguidores é o mais importa. Comunidade é mais importante do que número.

Pode ser muito mais efetivo, se você tiver uma estratégia com pequenos (ou micro) influenciadores, que segundo a Hello Society tem 60% mais engajamento e que realmente tem autoridade sobre o assunto que você quer trabalhar, do que contratar uma webcelebridade. Segundo a AirStrip (plataforma brasileira de busca de influenciadores), quanto maior a base, maior a dispersão.

Webcelebridades hoje se assemelham muito a grandes mídias: uma audiência gigante, não tão segmentada, que cobra caro e não necessariamente vai entregar o conteúdo para o nicho que você procura atingir.

O PRINCIPAL PAPEL DO INFLUENCIADOR ESTÁ EM “EMPRESTAR” A RELEVÂNCIA QUE TEM COM SUA AUDIÊNCIA, PARA A MARCA.

Outra coisa importante: influenciador NÃO é mídia! Influenciador é um criador de conteúdo, que entrega valor para sua audiência, através de confiança, credibilidade e autenticidade.

Uma coisa importante para entender a cadeia de valor do influenciador. Quando você quer montar uma campanha de vídeo por exemplo, normalmente existem todas estas contratações ou tarefas:

- agência / criação;

- produção;

- um garoto(a) propaganda;

- compra da mídia (o canal onde vai ser veiculada a campanha);

- mensuração da publicação e dos resultados.

Quando você contrata um produtor de conteúdo / influenciador, você contrata tudo isso em uma única pessoa! Esta é a cadeia de valor!

Por isso não é justo que esta relação entre – por exemplo – editoras e influenciadores, seja na base do “te dou um livro de presente e você cria uma campanha, produz, faz o papel de garoto propaganda, edita, veicula em seu canal, reforça nas redes sociais, interage e responde aos comentários, me entrega um relatório de mensuração e eu não te pago nada”.

Produzir conteúdo é um trabalho...deveria ser fácil explicar isso para uma indústria que vive de vender conteúdo.

Claro que existem ações que em que o influenciador pode ser remunerado com recompensas não financeiras, como por exemplo ter acesso antecipado e exclusivo algum livro. Mas não faça SÓ esse tipo de ação.

E, para terminar nosso artigo com algo prático, coloco abaixo os passos importantes que aprendi com a YOUPIX, para considerar em uma campanha com influenciadores:

1/ DEFINA OBJETIVOS CLAROS

2/ DEFINA SEU TARGET

3/ DEFINA SEU BUDGET

4/ DEFINA OBJETIVOS MENSURÁVEIS

5/ DEFINA AS REDES SOCIAIS

6/ ESTUDE O TARGET

7/ DEFINA SUA NARRATIVA

8/ PARTA PRA CRIAÇÃO E CO-CRIAÇÃO!

9/ MAPEIE INFLUENCIADORES

10/ ESTUDE OS INFLUENCIADORES

11/ DEFINA E CONTRATE-OS

12/ PREPARE O BRIEFING

13/ COMECE A PRODUÇÃO

14/ PUBLIQUE

15/ AMPLIFIQUE E OTIMIZE

16/ MENSURE E ANALISE

17/ RETROALIMENTE

Até semana que vem!

Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +12 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) e um dos sócios do Skeelo.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Palme fala sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e como sem ela, não tem como existir carreira, negócios e sucesso
Em novo artigo, Palme fala sobre como podemos enxergar a inteligência artificial como uma ferramenta de uso para muitas das atividades e tarefas do dia a dia
Em novo artigo, Palme fala sobre como os celulares são muito mais do que a nossa porta de entrada para o mundo digital, mas também um grande aliado na disseminação da leitura
A gente tem alguns bons exemplos do poder da comunidade e das interações e todos os aspectos sociais dentro do mundo do livro
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No romance mitológico de Carlos Duarte Junior, somos transportados ao início dos tempos, quando o universo era um vasto oceano de potencialidade
Em nova coluna, Lu Magalhães disserta sobre os dois gêneros literários que têm se popularizado nos últimos tempos
Espaço aposta em uma programação que mistura conversas sobre literatura e livros, mais focadas no público leitor, e debates sobre questões urgentes do setor livreiro, que costumam atrair profissionais e entusiastas do mercado
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Uma nova Terra hostil e as relações humanas com a natureza são as peças fundamentais do livro escrito por Matheus Benites
Estou interessada nos horizontes do humor, não nos limites.
Laerte
Cartunista brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar