Black Friday: vendemos menos, mas vendemos melhor
PublishNews, Leonardo Neto, 14/12/2017
Em volume, as vendas da semana da Black Fiday se mantiveram estáveis, com discreta queda de 0,64%, mas o faturamento no período cresceu 9,82%

Em 2016, a Black Friday era como uma tábua de salvação para aquele ano que foi muito ruim para o varejo de livros no Brasil. Não chegou a salvar a lavoura completamente (o ano fechou com queda de 9,2% no faturamento), mas evitou que o rombo fosse ainda maior. Em 2017, o varejo talvez não precisasse de uma tábua de salvação, já que desde fevereiro, a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento vem apresentando crescimentos sucessivos. Mas a expectativa era grande para a sexta-feira que os brasileiros já incorporaram aos seus calendários de compras.

O Painel das Vendas de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), aponta que no 12º período, que compreende o intervalo entre os dias 6 de novembro e 3 de dezembro de 2017, o varejo de livros vendeu 3.846.674 exemplares de livros. Esse número é 3,10% menor do que o apurado no ano passado, quando se venderam 3.969.804 cópias. No entanto, o faturamento cresceu 2,94%, saindo de R$ 132.755.570,90, em 2016, para R$ 136.661.055,13.

Pegando um recorte específico da semana da Black Friday, esse fenômeno – de vender menos e melhor – é ainda mais evidente. Em volume, as vendas se mantiveram estáveis, com discreta queda de 0,64%, mas o faturamento no período cresceu 9,82%. Em números absolutos, significa que, na Black Friday de 2017, o varejo vendeu 1.480.963 cópias o que rendeu R$ 47.657.036,85, como se vê na tabela abaixo:

Fonte: Nielsen
Fonte: Nielsen

Isso denota que o varejo ofereceu descontos menores do que no ano passado. O preço médio do livro saiu de R$ 39,83 para R$ 40,36. E o desconto médio aplicado sobre o preço de capa foi de 22,49%. No ano passado, esse índice foi de 24,02%.

Comparando apenas a semana da Black Friday com a média de vendas das quatro semanas anteriores ao evento, houve um incremento em volume de 121% e de 83% em faturamento. Nada mal.

No comparativo 2017 X 2016, o acumulado do ano mostra um crescimento de 4,9% em volume e de 6,29% em faturamento, indicando que o mercado livreiro deve fechar no azul em 2017. Nas 48 primeiras semanas de 2017, o varejo de livros já vendeu 37.794.689 exemplares, o que redundou em R$ 1.525.492.397,74 em faturamento.

Clique aqui para ter acesso à íntegra do Painel.

[14/12/2017 09:54:00]