Publicidade
Publicidade
A Flip em tempos de Diva
PublishNews, Camila Cabete, 02/08/2017
Camila Cabete faz o seu balanço da Flip, que acabou no último domingo

Camila Cabete (de amarelo) e Daniela Kfuri se divertindo (a vera) na mesa dos colunistas na Casa PublishNews | © Julio Vilela
Camila Cabete (de amarelo) e Daniela Kfuri se divertindo (a vera) na mesa dos colunistas na Casa PublishNews | © Julio Vilela

Quem não viu o depoimento da Diva Guimarães, precisa correr e assistir já. Foi lindo e tem sido compartilhado no mundo todo.

Precisa falar mais da Flip? Sim, precisamos!

Uma Flip marcada pela crise nos fez reinventar a vida, assim como o mercado. A abertura popular destes eventos aconteceu finalmente e se provou infinitamente mais produtiva e linda.

Este ano a Tenda dos Autores foi dentro da igreja da Matriz, mas fora havia a tenda do telão, como som e imagem incríveis! Deram o tradutor simultâneo também para as pessoas que ficaram no telão, melhorando a acesso dos ouvintes aos autores estrangeiros.

O resto da cidade? Fervilhando. A programação paralela ganhou um super complexo vitamínico. Mesas cheias. Que lindo trabalho do PublishNews, da Casa Santa Rita da Cassia e do SESC. Fora as outras casas incríveis que tive a rápida oportunidade de passar.

Todas as mesas que participei me senti acolhida e falamos para um público já acostumado ao livro digital. Vivi para ver isso. O digital deixou de ser uma questão e isso é uma baita realização para mim.

A Flip, na minha vida, é mais que trabalho. É a oportunidade que tenho de rever amigos que reuni devido a minha paixão e profissão. Imagina quase todos os seus amigos reunidos numa mesma cidadezinha... É andar pelas ruas com um objetivo, mas ser puxada para comer um tailandês em boa companhia. É trocar diversas ideias sobre os livros que li e os que vou ler... volto sempre com uma lista de leitura de respeito. É ajudar os amigos nas casas, recolher latinhas e cascos de cerveja no fim da noite e levar todo mundo que precisar seguro para as pousadas (já que sou a única que não bebe).

Se a crise afetou? Bom, se chamam a troca da tenda de lugar e diminuição dos lugares comprados, ok afetou. Mas eu vi tudo com olhos apaixonados. E quando se está apaixonada não se consegue fazer um julgamento imparcial.

Vi mais pessoas de verdade, dessas como a gente... isso é um fato.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Recentemente, o mundo se espantou ao saber que uma colagem de milhares de imagens virtuais foi vendida por US$ 69 milhões. É o NFT. O que é isso e o que isso pode implicar no mercado de livros? Gustavo Martins de Almeida responde.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Trabalho com a literatura como se fosse uma pintora, uma desenhista.
Ana Miranda
Escritora brasileira em edição do 'Um escritor na biblioteca'
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar