Publicidade
Publicidade
A Flip em tempos de Diva
PublishNews, Camila Cabete, 02/08/2017
Camila Cabete faz o seu balanço da Flip, que acabou no último domingo

Camila Cabete (de amarelo) e Daniela Kfuri se divertindo (a vera) na mesa dos colunistas na Casa PublishNews | © Julio Vilela
Camila Cabete (de amarelo) e Daniela Kfuri se divertindo (a vera) na mesa dos colunistas na Casa PublishNews | © Julio Vilela

Quem não viu o depoimento da Diva Guimarães, precisa correr e assistir já. Foi lindo e tem sido compartilhado no mundo todo. 

Precisa falar mais da Flip? Sim, precisamos! 

Uma Flip marcada pela crise nos fez reinventar a vida, assim como o mercado. A abertura popular destes eventos aconteceu finalmente e se provou infinitamente mais produtiva e linda. 

Este ano a Tenda dos Autores foi dentro da igreja da Matriz, mas fora havia a tenda do telão, como som e imagem incríveis! Deram o tradutor simultâneo também para as pessoas que ficaram no telão, melhorando a acesso dos ouvintes aos autores estrangeiros.

O resto da cidade? Fervilhando. A programação paralela ganhou um super complexo vitamínico. Mesas cheias. Que lindo trabalho do PublishNews, da Casa Santa Rita da Cassia e do SESC. Fora as outras casas incríveis que tive a rápida oportunidade de passar. 

Todas as mesas que participei me senti acolhida e falamos para um público já acostumado ao livro digital. Vivi para ver isso. O digital deixou de ser uma questão e isso é uma baita realização para mim.

A Flip, na minha vida, é mais que trabalho. É a oportunidade que tenho de rever amigos que reuni devido a minha paixão e profissão. Imagina quase todos os seus amigos reunidos numa mesma cidadezinha... É andar pelas ruas com um objetivo, mas ser puxada para comer um tailandês em boa companhia. É trocar diversas ideias sobre os livros que li e os que vou ler... volto sempre com uma lista de leitura de respeito. É ajudar os amigos nas casas, recolher latinhas e cascos de cerveja no fim da noite e levar todo mundo que precisar seguro para as pousadas (já que sou a única que não bebe).

Se a crise afetou? Bom, se chamam a troca da tenda de lugar e diminuição dos lugares comprados, ok afetou. Mas eu vi tudo com olhos apaixonados. E quando se está apaixonada não se consegue fazer um julgamento imparcial. 

Vi mais pessoas de verdade, dessas como a gente... isso é um fato.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e é a parceira da Beatriz Alves no podcast As Desqualificadas pela Central 3.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
'Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável.... como a web', defende Camila Cabete na sua coluna de hoje
Camila Cabete é curta e grossa na sua coluna de hoje: colocar seus e-books numa única loja é 'uma atitude limitante e nada sustentável'
Nessa semana, Camila Cabete, a nossa colunista judoca, fala sobre competição: 'se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado. É só fazer a lição de casa'.
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a importância de se investir na educação e, claro, nos livros
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues avalia os limites das relações profissionais e humanas no turbilhão da vida editorial brasileira
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A literatura se ocupa dos temas que mais causaram feridas.
Herta Müller
Escritora alemã
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar