PRH compra Ediciones B, uma das dez maiores editoras de língua espanhola do mundo
PublishNews, Leonardo Neto, 07/04/2017
Compra foi estimada em 40 milhões de Euros

Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, comemora a compra da Ediciones B: 'com a aquisição da prestigiosa Editora Ediciones B, expandimos e crescemos nos mercados estratégicos de língua espanhola' | © Divulgação
Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, comemora a compra da Ediciones B: 'com a aquisição da prestigiosa Editora Ediciones B, expandimos e crescemos nos mercados estratégicos de língua espanhola' | © Divulgação

A Penguin Random House deve ampliar a sua presença na América Latina. É que o grupo editorial comandado por Markus Dohle acaba de adquirir a espanhola Ediciones B, posicionada entre as dez maiores editoras de língua espanhola do mundo e entre as cinco maiores editoras do México e da Argentina.

Com sede em Barcelona, a editora foi reconhecida no ano passado como a melhor editora de ficção científica da Europa pela Sociedade Europeia de Ficção Científica e tem forte entrada nos segmentos de livros juvenis, ilustrados e HQ, com destaque para Mortadelo y Filemón, de Francisco Ibánez, que já vendeu 29 milhões de exemplares.

Com a transação, estimada em 40 milhões de Euros pelo El País, a PRH passa a ser dona dos selos B, Bruguera, Vergara, Nova, B de Blook, B de Books, B de Bolsillo e B.cat.

A princípio, a PHR afirma que manterá a identidade editorial e empresarial e a autonomia de todos os selos da Ediciones B.

Em comunicado, Dohle, CEO da Penguin Random House, afirmou: "com a aquisição da prestigiosa Editora Ediciones B, expandimos e crescemos nos mercados estratégicos de língua espanhola e desenvolvemos nosso compromisso de oferecer aos nossos autores recursos para ampliar o alcance de suas publicações".

Com a aquisição, a PRH passa a incluir no seu catálogo em espanhol autores como Sarah Lark, John Katzenbach, Bernardo Stamateas, Patricia Cornwell, P.D. James, Anne Rice, David Baldacci, Deepak Chopra e Brandon Sanderson.

A editora criada em 1986 pertencia ao grupo de mídia Zeta, dono de jornais como El Periódico de Catalunya, El Periódico de Extremadura e revistas como Interviú, Tiempo e Cuore. Antonio Asensio Mosbah, presidente do Grupo Zeta, afirmou que a venda da Ediciones B permitirá ao grupo concentrar-se na sua estratégia de promoção dos seus ativos multimédia. "Nesta conjuntura", afirmou, "nossa empresa precisa fazer um esforço enorme para impulsionar a transformação digital das nossas mídias, preservando ao mesmo tempo a alta qualidade e prestígio de nossas marcas".

[07/04/2017 10:03:03]