Paris será uma festa
PublishNews, Redação, 22/02/2017
Um time estrelado foi escalado para a quarta edição do Printemps Littéraire Brésilien, que em 2017 acontece na França, Bélgica, Portugal e Espanha

Leonardo Tonus, curador do Printemps Littéraire Brésilien, que em 2017 acontece na França, Bélgica, Portugal e Espanha | © Redes Sociais
Leonardo Tonus, curador do Printemps Littéraire Brésilien, que em 2017 acontece na França, Bélgica, Portugal e Espanha | © Redes Sociais
Um time composto por nomes como Carlos Henrique Schroeder, Estevão Azevedo, Luísa Geisler, Marcelo Maluf, Marcos Peres, Rafael Gallo, Sheyla Smanioto e Socorro Acioli já confirmaram presença na quarta edição do Printemps Littéraire Brésilien, festival literário que nasceu na França, mas que, em 2017, será estendido a outros três países: Bélgica, Portugal e Espanha.

Entre os dias 20 de março e 5 de abril, acontecerão debates, leituras, saraus literários, lançamentos de livros e ateliês de escrita criativa organizados em livrarias, centros culturais, espaços institucionais ou voltados ao ensino, em Paris (Université Paris-Sorbonne, Fondation Calouste Gulbenkian, Maison de l’Amérique Latine), Bruxelas (Université Libre de Bruxelles, Ambassade du Brésil à Bruxelles), Lisboa, Óbidos, Évora, Sintra (Biblioteca Nacional de Portugal, Universidade Nova, Universidade de Évora, Universidade Lusófona, Universidade de Lisboa, Livraria Ler Devagar, Livraria Ferin, Centro Cultural Braço de Prata) e Barcelona (Centro Cultural do Brasil em Barcelona, Livraria Central del Raval). Parte da programação acontece dentro do estande do Brasil no Salão do Livro de Paris (24 a 27/03), onde autores farão sessões de autógrafos.

Para Leonardo Tonus, organizador e curador do evento desde a sua primeira edição, o festival está inserido numa perspectiva pedagógica e se estende aos campos da promoção e divulgação da cultura e da literatura lusófonas. “Trata-se de um encontro anual inicialmente idealizado para promover e ampliar a formação de estudantes em letras inscritos nos cursos de português em instituições europeias. Desde a sua criação em 2014, o evento já se consolidou como um importante espaço de discussão literária, potencializando leituras e enriquecedoras experiências culturais em torno da língua portuguesa”, explica o curador que é também professor da Université Paris-Sorbonne.

Capa do livro 'Escrever Berlim', que será lançado durante o festival | © Reprodução
Capa do livro 'Escrever Berlim', que será lançado durante o festival | © Reprodução
Escrever Berlim

A capital alemã não está no roteiro de 2017, mas esteve em 2016. Os registros feitos pelos convidados da edição passada foram reunidos no livro Escrever Berlim, que está sendo preparado pela Nós, com previsão de lançamento durante o Printemps. “Escrever Berlim, na verdade, assim como o Olhar Paris [publicado em 2016], é um registro da edição anterior da Primavera. A ideia é todo ano ter uma antologia que tenha como tema uma das cidades europeias que abriga a primavera. É um misto de registro da passagem dos autores brasileiros por lá e uma homenagem à cidade”, explica Simone Paulino, que colabora com Tonus na organização do evento e é a editora da Nós.

Confira abaixo os nomes confirmados na delegação brasileira no Printemps Littéraire Brésilien:

Andrea Nunes, Antonio Salvador, Carlos Henrique Schroeder, Claudia Nina, Estevão Azevedo, Fábio Pereira Ribeiro, Flavio Goldman, Franklin Carvalho, Godofredo de Oliveira Neto, Henrique Rodrigues, João Guilhoto, João Vaz de Carvalho, José Santos, Julia Wähmann, Kátia Gerlach, Luísa Geisler, Marcelo Maluf, Marcelo Moutinho, Márcia Tiburi, Marcos Peres, Mário Araujo, Mário Rodrigues, Marta Barcellos, Mickael Cordeiro, Nilma Lacerda, Paulo Emílio Azevedo , Rafael Gallo, Renata Bueno, Roberto Parmeggiani, Rodrigo Ciríaco, Robson Viturino, Rui Zink, Simone Paulino, Sheyla Smanioto, Socorro Acioli, Susanna Busato.

[22/02/2017 10:28:00]