Livro de Leonardo Tonus ganha distinção de editoras independentes na Alemanha
PublishNews, Guilherme Sobota, 28/08/2023
Edição alemã de 'Diários em mar aberto' compõe a lista 'Melhores livros de editoras independentes de 2023 da região Baviera', em relação promovida pelo governo local

Livro de Leonardo Tonus foi escolhido em lista de referência do governo local
Livro de Leonardo Tonus foi escolhido em lista de referência do governo local
O livro Aufzeichnungen von hoher See (Hagebutte Verlag, Munique, 2023), do escritor e professor universitário Leonardo Tonus, inicialmente publicado no Brasil em 2021 como Diários em mar aberto (Folhas de Relva Edições), compõe a lista "Melhores livros de editoras independentes de 2023 da região Baviera", em relação promovida pelo governo local.

O prêmio também premia editoras independentes, que estarão de 18 a 22 de outubro de 2023 no estande da XPLR: MEDIA in Bavaria, na Feira do Livro de Frankfurt, que é patrocinada pela Chancelaria do Estado da Baviera em cooperação com a Börsenverein des Deutschen Buchhandels Bayern. De 2 a 3 de dezembro de 2023, elas também estarão representadas em um estande conjunto na feira Andere Bücher 2023. Markt der unabhängigen Verlage, na Literaturhaus, em Munique.

Sobre o livro, anotou o júri, em tradução do autor:

"O júri elogia o volume de poesia Aufzeichnungen von hoher See sobretudo pela alta qualidade dos poemas [...], cuidadosa e sensivelmente traduzidos para o alemão pela tradutora Lilli-Hannah Hoepner. A interação entre textos e ilustrações, fotografias, documentos e desenhos [...], mas também a tipografia, resulta em uma imagem em várias camadas dos movimentos migratórios e da fuga do presente e do passado. Deve-se enfatizar o quadro geral coerente de todos os componentes desse volume de poesia cuidadosamente projetado."

Em 2021, o livro da brasileira Luciana Rangel (fast) alles in Ordnung (Hagebutte Verlag), inicialmente publicado no Brasil pelas Folhas de Relva como Está -quase- tudo bem, também fazia parte desta lista.

Os prêmios são entregues anualmente desde 2020. Promovido pelo Estado Livre da Baviera, os prêmios para editoras são dotados cada um com 5 mil euros, e 10 novas publicações de destaque são homenageadas com a lista de recomendações "Os melhores livros independentes da Baviera".

[28/08/2023 11:23:57]