Publicidade
Publicidade
O melhor evento de Frankfurt e outras dicas
PublishNews, Carlo Carrenho, 14/10/2016
Carlo Carrenho afirma que o International Supply Chain Seminar, da EDItEUR, é um evento imperdível

A Feira do Livro de Frankfurt acontece na próxima semana na Alemanha. | © Peter Hirth / Divulgação
A Feira do Livro de Frankfurt acontece na próxima semana na Alemanha. | © Peter Hirth / Divulgação

A maior feira de livros do mundo acontece na Alemanha na próxima semana e o PublishNews é orgulhosamente um dos parceiros de mídia. É difícil descrever com fidelidade o gigantismo da Feira do Livro de Frankfurt, e a grande verdade é que só entende quem já foi e viu. Além das reuniões de negócios de tradicionalmente meia hora, o evento frankfurtiano traz uma quantidade quase infinita de seminários, palestras, lançamentos, coquetéis e outros eventos profissionais. Para ter uma ideia do volume de atividades, basta olhar o Calendário de Eventos no site da Feira.

Diante de tantas opções, é até difícil escolher o que fazer. Por isso, resolvi usar minha coluna para indicar um evento específico, que para mim é o melhor de Frankfurt. Trata-se do International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR, que já está em sua 38ª edição e acontece na tarde da terça-feira (18), antes da abertura da Feira.

A EDItEUR é o grupo internacional que coordena o desenvolvimento de uma infraestrutura de padrões para o comércio eletrônico do mercado de livros. Estamos falando aqui de metadados, padronização da classificação de livros, padronização temática e do ISBN. Parece chato? Saiba que não é. Na edição de 2015, eu acompanhei o evento e foi fantástico. Lembro-me particularmente de uma palestra do Jonathan Nowell, da Nielsen, na qual ele apresentou um estudo comparativo da performance de vendas de livros com e sem bons metadados – uma aula! Houve também o Andrew Weinstein, da Scribd, que escancarou os números da empresa de assinatura de livros, mostrando o desafio de se encontrar um equilíbrio financeiro dentro desse modelo.

Para este ano, os seguintes palestrantes já estão confirmados:

  • Tim Devenport (ISNI International Agency)
  • Aida Dobkevičiūtė (Lithuanian Publishers Association)
  • Ruth Jones (Ingram Content Group)
  • Bill Kasdorf (Apex CoVantage)
  • Ronald Schild (Marketing und Verlagservice des Buchhandels [MVB])
  • Susan Scott (London School of Economics)
  • David Walter / Andre Breedt (Nielsen Book)
  • Howard Willows (Nielsen Book)
  • Alicia Wise (Elsevier)

O evento é pago, mas custa apenas 170 libras para não-membros – quem converte não se diverte! Se você ainda tem a tarde de terça livre em Frankfurt, vale o investimento. Clique aqui para garantir seu lugar.

Dica 2: O app da Feira de Frankfurt

Está no ar desde ontem, o aplicativo mobile da Feira de Frankfurt 2016, nas versões Android e iOS. O aplicativo é uma mão na roda para quem vai ao evento. Lá estão todos os expositores e todos os eventos, permitindo um rápido e fácil acesso às informações. Também é possível marcar eventos e expositores como favoritos.

O aplicativo está integrado ao LinkedIn, o que permite todo um networking virtual. Além disso há os tours virtuais de jornalistas e profissionais do setor, como o Tom Tivnan do The Bookseller, o consultor Rüdiger Wishenbart e este colunista.

Aliás, aqui está a lista dos meus melhores eventos e expositores que enviei a pedido da Feira, nem todos utilizados no aplicativo:

Eventos:

CEO Talk with Jacob Dalborg
October 19, 2.00 pm - 3.00 pm
Hall 4.2 Room Dimension
Um dos eventos mais interessantes da Feira, onde um CEO de uma grande empresa é entrevistado pelos melhores jornalistas do mundo do setor editorial.

CEO Talk with Massimo Turchetta and Claude de Saint Vincentwith Massimo Turchetta and Claude de Saint Vincent
October 20, 2.00 pm - 3.00 pm
Hall 4.0 Business Club Stage
Os principais veículos de mídia do mundo do livro – o PublishNews entre eles – entrevistas dois importantes CEOs europeus.

38th International Supply Chain Seminar
October 18, 1:00 pm - 17:30 pm
Hall 4.C Room Concord
Este é o evento citado acima. O melhor de Frankfurt.

Young Talent: Guilherme Filippone Discusses YA Publishing in Brazil
October 20. 12:00 pm - 12:30 pm
Hall 6.0 E 11 Publishing Perspectives Stage
Este é para quem ver o ganhado do Prêmio Espacial de Jovem Talento falando sobre o mercado brasileiro.

Porter Anderson Meets Richard Nash, Publishing Entrepreneur and Creative Technologist
October 20, 10:00 pm - 10:30 pm
Hall 4.0 F/B1 Business Club Stage
Richard Nash é um dos profissionais mais inovadores e interessantes do cenário editorial global. E é sempre divertido e bem-humorado.

Meet the Author: Michael Bhaskar on the Curation
October 19, 14:00 pm - 14:30 pm
Hall 6.0 E 11 Publishing Perspectives Stage
O co-fundador da Canelo, uma editora inglesa exclusivamente digital, é também uma das melhores cabeças quando o assunto é curadoria e edição digital.

Meus Expositores:

Brazilian Publishers Collective Exhibition
Hall 5.1 B 46
Este é o estande coletivo brasileiro. Na quarta-feira, rola caipirinha de graça a partir das 17h.

Argentina Collective Exhibition
Hall 5.1 B 116
E aqui o estande coletivo dos hermanos. Sem caipirinha.

Lote 42
Hall 5.1 A 127
A editora brasileira Lote 42 foi convidada pelo Innovation Program, do Ministério de Assuntos Exteriores da Alemanha, para participar da Feira.

Bookwire GmbH
Hall 4.0 E 25
Uma das principais distribuidoras de conteúdo digital no mundo, com forte presença no Brasil..

Klopotek & Partner GmbH
Hall 4.0 D 12
A alemã Klopotek é uma das empresas líderes no mundo no fornecimento de software de controle de produção editorial e também para todas as demais atividades de uma editora.

Jouve
Hall 4.2 H 1
A Jouve é francesa e traz tecnologia de ponta para a aquisição, otimização e distribuição de conteúdo. Suas plataformas são bastante focadas na área educacional.

Até Frankfurt!

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Ubook, Meta Brasil e da BR75. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Carlo Carrenho compara a crise do mercado com o dia mais curto do ano na Suécia
Carlo Carrenho estreia no maior evento do livro da Escandinávia e relata o que sentiu
Carlo Carrenho faz três microanálises sobre a mais recente aquisição da rede de livrarias paulista
Carlo Carrenho defende que a liberdade de se publicar tranquilamente livros contra a legalização do aborto ou de Marx para crianças continue existindo no Brasil
Carlo Carrenho analisa os dois maiores mercados editoriais da América do Sul
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que vivia atrasada até que esbarrou num ciclista em pleno trânsito de SP
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A partir de Monteiro Lobato que, além de escritor, era um empreendedor do livro, Marcio Coelho faz, em sua coluna, uma reflexão sobre a gestão dos pontos de vendas de livros no país
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Livro tem dessas coisas, faz mágica só com palavras
Michelle Trevisani
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar