Publicidade
Publicidade
O melhor evento de Frankfurt e outras dicas
PublishNews, Carlo Carrenho, 14/10/2016
Carlo Carrenho afirma que o International Supply Chain Seminar, da EDItEUR, é um evento imperdível

A Feira do Livro de Frankfurt acontece na próxima semana na Alemanha. | © Peter Hirth / Divulgação
A Feira do Livro de Frankfurt acontece na próxima semana na Alemanha. | © Peter Hirth / Divulgação

A maior feira de livros do mundo acontece na Alemanha na próxima semana e o PublishNews é orgulhosamente um dos parceiros de mídia. É difícil descrever com fidelidade o gigantismo da Feira do Livro de Frankfurt, e a grande verdade é que só entende quem já foi e viu. Além das reuniões de negócios de tradicionalmente meia hora, o evento frankfurtiano traz uma quantidade quase infinita de seminários, palestras, lançamentos, coquetéis e outros eventos profissionais. Para ter uma ideia do volume de atividades, basta olhar o Calendário de Eventos no site da Feira.

Diante de tantas opções, é até difícil escolher o que fazer. Por isso, resolvi usar minha coluna para indicar um evento específico, que para mim é o melhor de Frankfurt. Trata-se do International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR, que já está em sua 38ª edição e acontece na tarde da terça-feira (18), antes da abertura da Feira.

A EDItEUR é o grupo internacional que coordena o desenvolvimento de uma infraestrutura de padrões para o comércio eletrônico do mercado de livros. Estamos falando aqui de metadados, padronização da classificação de livros, padronização temática e do ISBN. Parece chato? Saiba que não é. Na edição de 2015, eu acompanhei o evento e foi fantástico. Lembro-me particularmente de uma palestra do Jonathan Nowell, da Nielsen, na qual ele apresentou um estudo comparativo da performance de vendas de livros com e sem bons metadados – uma aula! Houve também o Andrew Weinstein, da Scribd, que escancarou os números da empresa de assinatura de livros, mostrando o desafio de se encontrar um equilíbrio financeiro dentro desse modelo.

Para este ano, os seguintes palestrantes já estão confirmados:

  • Tim Devenport (ISNI International Agency)
  • Aida Dobkevičiūtė (Lithuanian Publishers Association)
  • Ruth Jones (Ingram Content Group)
  • Bill Kasdorf (Apex CoVantage)
  • Ronald Schild (Marketing und Verlagservice des Buchhandels [MVB])
  • Susan Scott (London School of Economics)
  • David Walter / Andre Breedt (Nielsen Book)
  • Howard Willows (Nielsen Book)
  • Alicia Wise (Elsevier)

O evento é pago, mas custa apenas 170 libras para não-membros – quem converte não se diverte! Se você ainda tem a tarde de terça livre em Frankfurt, vale o investimento. Clique aqui para garantir seu lugar.

Dica 2: O app da Feira de Frankfurt

Está no ar desde ontem, o aplicativo mobile da Feira de Frankfurt 2016, nas versões Android e iOS. O aplicativo é uma mão na roda para quem vai ao evento. Lá estão todos os expositores e todos os eventos, permitindo um rápido e fácil acesso às informações. Também é possível marcar eventos e expositores como favoritos.

O aplicativo está integrado ao LinkedIn, o que permite todo um networking virtual. Além disso há os tours virtuais de jornalistas e profissionais do setor, como o Tom Tivnan do The Bookseller, o consultor Rüdiger Wishenbart e este colunista.

Aliás, aqui está a lista dos meus melhores eventos e expositores que enviei a pedido da Feira, nem todos utilizados no aplicativo:

Eventos:

CEO Talk with Jacob Dalborg
October 19, 2.00 pm - 3.00 pm
Hall 4.2 Room Dimension
Um dos eventos mais interessantes da Feira, onde um CEO de uma grande empresa é entrevistado pelos melhores jornalistas do mundo do setor editorial.

CEO Talk with Massimo Turchetta and Claude de Saint Vincentwith Massimo Turchetta and Claude de Saint Vincent
October 20, 2.00 pm - 3.00 pm
Hall 4.0 Business Club Stage
Os principais veículos de mídia do mundo do livro – o PublishNews entre eles – entrevistas dois importantes CEOs europeus.

38th International Supply Chain Seminar
October 18, 1:00 pm - 17:30 pm
Hall 4.C Room Concord
Este é o evento citado acima. O melhor de Frankfurt.

Young Talent: Guilherme Filippone Discusses YA Publishing in Brazil
October 20. 12:00 pm - 12:30 pm
Hall 6.0 E 11 Publishing Perspectives Stage
Este é para quem ver o ganhado do Prêmio Espacial de Jovem Talento falando sobre o mercado brasileiro.

Porter Anderson Meets Richard Nash, Publishing Entrepreneur and Creative Technologist
October 20, 10:00 pm - 10:30 pm
Hall 4.0 F/B1 Business Club Stage
Richard Nash é um dos profissionais mais inovadores e interessantes do cenário editorial global. E é sempre divertido e bem-humorado.

Meet the Author: Michael Bhaskar on the Curation
October 19, 14:00 pm - 14:30 pm
Hall 6.0 E 11 Publishing Perspectives Stage
O co-fundador da Canelo, uma editora inglesa exclusivamente digital, é também uma das melhores cabeças quando o assunto é curadoria e edição digital.

Meus Expositores:

Brazilian Publishers Collective Exhibition
Hall 5.1 B 46
Este é o estande coletivo brasileiro. Na quarta-feira, rola caipirinha de graça a partir das 17h.

Argentina Collective Exhibition
Hall 5.1 B 116
E aqui o estande coletivo dos hermanos. Sem caipirinha.

Lote 42
Hall 5.1 A 127
A editora brasileira Lote 42 foi convidada pelo Innovation Program, do Ministério de Assuntos Exteriores da Alemanha, para participar da Feira.

Bookwire GmbH
Hall 4.0 E 25
Uma das principais distribuidoras de conteúdo digital no mundo, com forte presença no Brasil..

Klopotek & Partner GmbH
Hall 4.0 D 12
A alemã Klopotek é uma das empresas líderes no mundo no fornecimento de software de controle de produção editorial e também para todas as demais atividades de uma editora.

Jouve
Hall 4.2 H 1
A Jouve é francesa e traz tecnologia de ponta para a aquisição, otimização e distribuição de conteúdo. Suas plataformas são bastante focadas na área educacional.

Até Frankfurt!

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Ubook, Meta Brasil e da BR75. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Carlo Carrenho descobriu como editores brasileiros podem disponibilizar seus livros em Portugal
Carlo Carrenho analisa os números do mercado sueco e o crescimento das plataformas de assinatura no país nórdico
Carlo Carrenho compara a crise do mercado com o dia mais curto do ano na Suécia
Carlo Carrenho estreia no maior evento do livro da Escandinávia e relata o que sentiu
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Volnei Canônica conta que foi convidado, ao lado de nomes como André Neves, Roger Mello e Marina Colasanti para participar do Salão do Livro Infantil e Juvenil da cidade espanhola de Pontevedra
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky brinca com encontro e desencontros
Para mim o livro é prazer; não uma coisa obrigatória.
Ana Maria Machado
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar