Primavera Literária de BH começa hoje
PublishNews, Redação, 05/10/2016
Entre hoje e o próximo domingo, 58 editoras estarão na Praça da Liberdade oferecendo livros com até 50% de desconto

Apostando na bibliodiversidade, uma das maiores e mais bem-sucedidas iniciativas em favor do livro e da leitura do país, a Primavera Literária, realizada pela Liga Brasileira de Editores (Libre) reunirá 58 editoras independentes em sua segunda edição em Belo Horizonte. Com programação inteiramente gratuita, promove, além da feira de livros, seminário voltado para educadores e um palco de contação de histórias, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, de 05 a 09 de outubro, das 9h às 21h.

Palco de Histórias da primeira edição da Primavera Literária de BH | © Divulgação
Palco de Histórias da primeira edição da Primavera Literária de BH | © Divulgação

Com desconto de até 50% sobre o preço de capa e títulos pouco encontrados nas grandes redes de livrarias, os leitores terão acesso à publicações de editoras de diversas linhas editoriais. Há editoras cujos títulos são referência, em todo o país, em áreas como educação, cultura popular, cultura afro-brasileira, história do Brasil, sociologia, literatura adulta e infantil, crítica literária, etc.

Neste ano, a Primavera Literária tem parceria com o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, gerido pelo Iepha-MG, que promoverá no mesmo período o Circuito das Letras, com programação, em todos os espaços que integram o conjunto cultural, pensada a partir do conceito de literatura expandida, que conecta diferentes atividades ao livro, à literatura e à leitura.

Entre as editoras participantes, encontram-se alguns dos melhores selos editoriais do país. Premiadas, como Alameda, Pallas e Pallas Mini, vencedoras do último prêmio Jabuti e a infantil Jujuba, vencedora do Jabuti 2014. Há também as especializadas, como a mineira Mazza Edições, que está há mais de 30 anos no mercado e é dirigida à cultura afro-brasileira. Destaca-se ainda a Metanóia, com publicações voltadas para a diversidade sexual e a inclusão social e editoras voltadas para publicações de arte como Cobogó, Pinakotheke e C/Arte. As mineiras Aletria, Autêntica, Miguilim, Fino Traço, Relicário e Uniduni são outros destaques da Primavera Literária. ´

O seminário A Formação do Leitor Literário acontece no auditório da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, também com entrada gratuita. No entanto é necessária a retirada de senha meia hora antes do início dos eventos. Na programação, estão mesas como Leitura da imagem nos livros ilustrados, com Anabella López, nesta quinta-feira (6), das 9h às 10h30; Formação do leitor literário: desafios e possibilidades, com Neusa Sorrenti, também na quinta, das 10h30 ao meio dia.

Clique aqui para conferir a programação completa.

[05/10/2016 08:00:00]