Há 15 anos, no dia a dia de quem lê
PublishNews, Marcos Pereira*, 16/08/2016
Marcos Pereira, presidente do SNEL e sócio da Sextante, fala sobre o #PublishNews15anos

Na edição de estreia do boletim do PublishNews, em 20 de julho de 2011, a última notícia relacionada adiantava o lançamento de um livro sobre a trajetória do editor José Olympio Pereira Filho, meu avô. A inserção trazia uma matéria do Estado de S. Paulo com detalhes sobre a obra José Olympio – O descobridor de escritores, de Antônio Carlos Villaça, que chegaria às prateleiras no fim daquele mês.

Essa curiosidade (que descobri neste fac-símile inaugural publicado por Carlo Carrenho) é o primeiro dos muitos detalhes que me aproximam da história do portal. De lá para cá, o PublishNews atravessa a minha rotina e, igualmente, a de pessoas que têm apreço especial pelos livros, pela leitura e pelos mecanismos que regem esse universo.

Há 15 anos desempenhando um excelente trabalho de curadoria de notícias relevantes sobre (e para) o mercado editorial nacional e internacional, o PN vem se especializando na produção de conteúdo original e análises robustas sobre um setor que nos é tão caro, com uma equipe de profissionais atenta a suas agruras e conquistas. Uma afiada seleção de colunistas permite ainda que o espaço, além de completo portal noticioso, torne-se um fórum de ideias que – divergentes ou convergentes – ajudam a construir um rico repositório de reflexões e debates sobre os rumos e desafios da indústria do livro e dos índices do comportamento leitor no Brasil.

As coberturas jornalísticas e parcerias também têm destaque nesta celebração. A presença em eventos como a Bienal do Livro (no Rio e em São Paulo) e Flip rendem matérias que refletem o compromisso com a diversidade de assuntos e de visões, e de seriedade em seus desdobramentos. Assim como a atenção dedicada a pesquisas que o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) apoia, como o Painel das Vendas de Livros no Brasil (em parceria com a Nielsen) e a Pesquisa Produção e Vendas, ao lado da CBL e da Fipe/USP, que culminou numa série de microanálises publicada ano site.

Gostaria de parabenizar o Publishnews pelos seus 15 anos de atividades. Ao longo deste tempo, Carlo Carrenho e seu time conquistaram um espaço fundamental na comunicação sobre a indústria editorial do país.

Para o SNEL, foi um grande prazer se associar ao PN na organização do Encontro Internacional de Profissionais do Livro durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2015, desencadeando a criação do prêmio Jovens Talentos – que já tem sua segunda edição confirmada para este ano. Que o futuro nos reserve mais histórias dignas de comemoração. Vida longa!


* Carioca, Marcos Pereira é presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), neto de José Olympio – um dos fundadores do SNEL, integrante da primeira diretoria do Sindicato e seu segundo presidente – e filho de Geraldo Jordão Pereira. Engenheiro de formação, iniciou sua carreira na Salamandra, editora fundada por seu pai, em 1981, aos 17 anos de idade. Em 1997, com a venda da Salamandra para a Editora Moderna, assume a direção de marketing do grupo, cargo que exerce de 1999 a 2001. A partir deste ano se dedica exclusivamente à Sextante, editora criada com o pai e o irmão Tomás. Foi vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro entre 2003 e 2006 e é membro da diretoria do SNEL desde 2003. Também preside o Instituto Pró-Livro (IPL).

[16/08/2016 06:00:00]