Publicidade
Publicidade
Super loser: vamos celebrar nossos fracassos
PublishNews, Camila Cabete, 21/07/2016
Em sua coluna dessa semana, Camila Cabete fala sobre como falhou nas vezes em que tentou fazer consultoria na área do livro digital a editores e autores

Super Loser, ilustração de Ismael Alleycat
Super Loser, ilustração de Ismael Alleycat
Se o assunto for fracasso, posso bater no peito e dizer com humildade o quanto fracassei em consultorias. Consultoria é algo que ainda não está claro na cabeça dos profissionais e empresas. Fiz poucas e de nenhuma saí sentindo o cheiro da vitória, como costumo sentir nas empresas em que trabalho, nos projetos dos quais participo.

Quando comecei a trabalhar com livro digital, muitas editoras e autores me procuravam para saber como fazer, por onde começar. Por isso alguns chegaram a me contratar para consultoria, mas não sabiam muito bem o que consultoria significava. Ao contratar um consultor, você "aluga" a hora dele para que te dê uma visão geral do negócio, com dados e contatos. Basicamente, é o que eu faria nesta empresa em relação ao produto digital, se eu trabalhasse nela. Isso inclui uma carteira de contatos, ajuda na negociação de novos contratos, resolução de crises etc... Basicamente um guru-cartomante, só que baseado em experiência de mercado, ou um médico que te entrega um diagnóstico.

O grande problema é que, muitas vezes, quando empresas e profissionais contratam um consultor, eles acham que estão contratando um funcionário, um novo empregado. E na cabeça do consultor, ele está fazendo o papel dele, doando o tempo e criando saídas, enquanto as pessoas da empresa ficam olhando com aquela cara de "que incompetente e preguiçoso"- "ganhando pra fazer nada" e por aí vai.

Por causa dos vários desentendimentos, parei de dar consultorias, o que acabou casando com minha dedicação total a Kobo Brasil. Isso foi um alívio. Faço aqui um mea culpa e declaração de fracasso. Não conseguia ser clara o bastante sobre o que eu poderia ajudar na empresa e o que eu faria no período combinado. Por outro lado, os autores que me contratavam achavam que estavam contratando uma editora, junto com departamento de marketing, mídias sociais e agência editorial... E olha que nem cobrava caro, afinal minha incompetência não me permitia cobrar o valor justo de uma consultoria. O Editor contratava (na cabeça dele) por um valor de consultoria, um editor, diagramador, especialista em marketing e analista de mídias digitais, gerente financeiro - para o pagamento dos direitos autorais... Ah, contador também, afinal, como cobrar por um produto digital?

A clássica era o contratante ignorar veementemente uma sugestão para resolver alguma crise... Mas fazer o que? Quando vou a uma consulta médica não necessariamente significa que eu tomarei o remédio que ele me receitar. Mas seria justo o médico sair como incompetente diante do descaso do paciente?

Há um grande mal-entendido no mercado. O termo consultor virou piada interna em algumas empresas e estes profissionais aptos a ajudarem as editoras no desafio de se reinventarem estão sumindo do mercado... Estão desaparecendo em um momento crucial de mudança e reinvenção de nossa área.

Já tiveram alguma experiência parecida? Tudo bem fracassar de vez em quando, né? Essa cobrança de ser um sucesso em tudo cansa e é até meio careta. Enfim, não me procurem para consultoria. Topo um café para trocar ideias.

*Super Loser, ilustração do querido Ismael ismaelalleycat@gmail.com que me definiu muito bem assim: “você é uma cachoeira de fúria cuja a saída é uma pequena torneira prestes a se romper" e que "você é minha Power Ranger Violeta" #tamojunto

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Recentemente, o mundo se espantou ao saber que uma colagem de milhares de imagens virtuais foi vendida por US$ 69 milhões. É o NFT. O que é isso e o que isso pode implicar no mercado de livros? Gustavo Martins de Almeida responde.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
A literatura não se resume às palavras, a literatura é aquilo que as palavras despertam em quem lê.
Karl Ove Knausgård
Escritor norueguês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar