Publicidade
Publicidade
As definições de ‘Profissionais do livro’ foram atualizadas
PublishNews, Camila Cabete, 13/07/2016
Para Camila Cabete, o profissional hoje precisa manter a mente aberta e o coração tranquilo para absorver mudanças

Estava eu na análise diária que faço de mim mesma e de minha rotina e tive um insight interessante. Compartilho com vocês como uma pergunta, será que concordam comigo ou estou viajando demais? Esclareço desde já: não uso narcóticos, nem mesmo tomo álcool (pasmem!). Então não se trata de uma dessas viagens ou coisa parecida (nada contra!). Acho que as minhas "subscriptions do YouTube" foram as grandes responsáveis pela "revelação".

Foi analisando esta polêmica de livros de youtubers e discutindo sobre o grande lixo das TVs abertas, e no que se transformaram, que me dei conta de que os (antigos conhecidos como) profissionais do livro hoje são profissionais de conteúdo. A saída dos conteúdos contratados pela editora pode ser diversa: digital, impresso, filme, podcast, site, Twitter, Wattpadd, blog, canal no YouTube...

Então, fui num dicionário e busquei a palavra "editor" que me retornou num resultado gigantesco que tanto falava de textos quanto de vídeos, matérias, organização.... Amplo, mas errado.

Que pretensão a minha dizer que algo está errado, mas está. Outro dia, estava conversando com amigos e observei que, na minha época de faculdade, minha profissão nem existia. Nunca poderia falar: "quero ser publisher relations manager de uma livraria digital" quando eu crescer. Já pararam para pensar nisso?

Momento de reflexão e mudança: os diferentes campos de conhecimento e produção cultural, de conteúdo, estão se fundindo e se tornarão quase a mesma coisa. O profissional hoje precisa manter a mente aberta e o coração tranquilo para absorver estas mudanças. Se apegar ao passado, vai te deixar no fim da fila. O profissional que acha um conteúdo interessante, deve estar apto a enxergar no que aquilo poderá se transformar. Prendê-lo exclusivamente no formato texto é um preciosismo antigo e já ultrapassado. No modelo atual, pode ser que as editoras sejam um limitador para que deem vazão a tudo o que pode sair de um determinado conteúdo, de um projeto.

Agora te pergunto: por que não transformar as editoras em ambientes mais criativos e abertos a novos projetos? Acho que isso resolveria tantos problemas... e também a evasão de profissionais criativos, que estão buscando novos caminhos que deixem as ideias mais livres.

Será que estamos prestes a uma nova era editorial? Será que as editoras sobreviverão a isso e se reinventarão? Será que as editoras gigantes teriam ginga para dançar este samba? Será?

Bom, vamos "chupar esta manga" juntos e discutir nossas ideias mirabolantes. Nada é impossível, nada é errado... vamos aproveitar este novo tempo, de novas possibilidades e nos ater menos aos editais governamentais (que para mim não é sustentável e um dia vai acabar). O medinho que estas perguntas me trazem, me deixam ainda mais animada e me fazem lembrar quando, em 2009, senti algo parecido quando deixei de ser editora de livros tradicionais e descobri o e-book. Pavor que deu lugar a uma grande paixão.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Uma das mesas da programação principal do evento teve como tema a Guerra do Paraguai, a partir do lançamento da escritora pela Editora 34
Alto nível de uso de papel certificado e crescente debate sobre práticas mais sustentáveis são apenas alguns exemplos das movimentações do setor do livro
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma obra infantojuvenil e um livro que analisa o tecido político nacional
Daniel é um menino esperto e inteligente que se destaca em sua escola como o 'rei das travessuras' e acaba magoando os amigos; ele encontrará uma figura para ajudá-lo
Ao fazer uma analogia entre uma doença contagiosa e os problemas sociais persistentes na sociedade brasileira, o autor coloca em prática uma criação poética com base no pensamento durkheimiano
Quanto mais se diz que o livro vai acabar, mais as pessoas parecem estar a fim de se tornarem editoras. É impressionante.
Maria Amélia Mello
Editora na série 'Os editores' do Jornal Cândido

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar