Publicidade
Publicidade
Aumenta a oferta de festivais literários em SP
PublishNews, 24/09/2013
Aumenta a oferta de festivais literários em SP

O Festival Pauliceia Literária, promovido pela Associação de Advogados do Estado de S. Paulo entre os dias 19 e 22 passados, não foi o primeiro do gênero na cidade, ao contrário do que informou a matéria equivocada d’O Estado de S. Paulo. A Balada Literária, iniciativa do escritor Marcelino Freire, já com vários anos de vida, e que terá sua edição deste ano em novembro, é pioneira nesse tipo de iniciativa. Mas a Pauliceia Literária é o primeiro evento promovido por uma associação profissional que não tem nenhuma ligação direta com os livros. No caso, os advogados, e isso é de grande importância.

Temos também, aqui em S. Paulo, alguns outros eventos literários com leituras e conversas com e entre autores. A Casa das Rosas faz encontros de poesia, o SESC tem um menu de atividades do tipo, promovidos por várias entidades e que se abrigam em suas unidades. E os saraus de poesia das periferias de S. Paulo são um fenômeno fantástico de incentivo à leitura e à produção literária.

A Pauliceia Literária é declaradamente inspirada no modelo da Flip, mas Christina Baum, sua curadora, afirma que a ideia não é “fazer uma Flisp”. Pretende, sim, dialogar com os outros festivais literários do país e do exterior. Christina tem experiência para isso, pois foi a primeira curadora da Flip e em eventos com a PalFest, um festival literário na Palestina ocupada, entre 2008 e 2010. Tem tudo, portanto, para fortalecer e transformar a Pauliceia em um evento importante e significativo na programação cultural da capital.

Até junho passado o portal da FBN que registra feiras e eventos literários já contava mais de cento e cinquenta eventos desse tipo este ano. E o número cresce sempre. Já escrevi sobre o assunto aqui.

A Associação de Advogados de São Paulo promoveu o evento como parte das comemorações de seu 70º aniversário. Sérgio Rosenthal, advogado criminalista e presidente da associação, e Luís Carlos Moro, advogado trabalhista e diretor cultural da AASP foram os impulsionadores da realização do evento.

A Pauliceia Literária foi feita sem aporte de recursos públicos, como informaram Rosenthal e Moro, em conversa comigo durante o evento. Não que sejam contra o uso de incentivos fiscais, mas essa primeira edição, segundo os dois, foi feita exclusivamente com dinheiro da Associação. Afinal, era a comemoração de um aniversário redondo.

Os dois advogados disseram também que a AASP fará uma avaliação detalhada dos resultados da Pauliceia, embora já haja uma tendência forte para que o festival se repita. Mas muitos detalhes serão decididos a partir dessa avaliação, inclusive a periodicidade.

O festival buscou atrair não apenas o público geral que circula no centro velho, como especialmente advogados, e procurou fomentar a leitura de temas e autores ligados à área de direito. Não à toa, portanto, a homenageada dessa primeira edição foi a escritora Patrícia Melo, conhecida por tratar de temas relacionados com o crime e a violência na cidade.

Alguns eventos foram realizados na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, mas o festival aconteceu principalmente na sede da AASP, na rua Álvares Penteado, no coração do centro antigo da cidade. A região ainda tem grandes agências bancárias, escritórios de advocacia (mais perto da Praça da Sé e do Fórum João Mendes) e vem sendo ocupado por faculdades que servem às pessoas que trabalham no centro e procuram aperfeiçoamento profissional.

Nos dias de semana, mesmo durante a noite, a região continua muito movimentada. O fim de semana é mais problemático, tanto em termos de frequência quanto de segurança, mas o público, apesar de menor, correspondeu e compareceu às mesas redondas. Em conversa com os dois advogados, entretanto, assinalei que era importante desenvolver uma ação de divulgação específica entre os estudantes, principalmente os de direito, para aumentar a frequência.

A programação estava muito bem estruturada, com autores importantes, advogados que escrevem literatura e também se interessam por temas específicos. O autor internacional mais conhecido foi Scott Turrow, advogado famoso por seus romances envolvendo a profissão e questões de direito. Turrow também é presidente da Author’s Guild, a associação dos escritores dos EUA, que vem tendo uma presença ativa nos tribunais, promovendo a ação contra o projeto de digitalização dos acervos de bibliotecas liderado pelo Google, e intervindo também no processo que o Departamento de Justiça promoveu contra a Apple e as seis maiores editoras dos EUA. O processo, instigado pela Amazon, está provocando mudanças nos rumos da comercialização de e-books, e Turrow não se furtou em advertir os presentes sobre as características deletérias para os autores das práticas comerciais da Amazon. Para os autores de best-sellers, disse Turrow, a Amazon não é ameaça. Mas para os autores que não vendem, a continuada depressão de preços força a diminuição dos direitos autorais recebidos.

Além da Patrícia Melo, outra autora foi muito celebrada pela plateia. Lygia Fagundes Telles, que se formou em Direito na década de 40, compareceu à sede da AASP quando se desenrolava a mesa em sua homenagem. Falou (da plateia), muito emocionada, e foi aplaudida pelo público.

Assisti a várias mesas, e particularmente fui para aquela intitulada “Paulicéia Estilhaçada”, com a Maria José Silveira, na companhia de Marçal Aquino e Tony Bellotto, com ótima mediação do Manoel da Costa Pinto. A última mesa foi uma leitura de trechos de romances preferidos de Patrícia Melo, Noemi Jaffe, Tony Bellotto, Susana Ventura, Richard Skinner, Jerônimo Pizarro e Maria José Silveira, que encerrou com uma leitura de um trecho do Macunaíma, do Mário de Andrade.

Em tudo e por tudo, a Pauliceia Literária é um acréscimo significativo na cena literária de S. Paulo. Parabéns para Christina Baum, curadora, e Renata Megale, a diretora executiva. Esperemos que a avaliação da diretoria da AASP conclua pela continuidade da iniciativa, aperfeiçoe os detalhes e ano que vem presenteie a cidade com mais um belo evento de incentivo à leitura, valorização dos autores e estímulo à revitalização do Centro Histórico de S. Paulo.

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Quero ir à Lua. E ao Brasil.
Jeff Bezos
Fundador da Amazon
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar