Publicidade
Publicidade
Leitura, tempo, geração Y e ergonomia
PublishNews, 18/09/2013
Leitura, tempo, geração Y e ergonomia

O que se imaginava aconteceu. A fragmentação de direitos chegou com grande intensidade ao setor editorial. A novidade do momento é o serviço Oyster, que consiste na possibilidade de leitura de livros digitais por meio do pagamento mensal de US$ 9,95 (hoje estariam disponíveis cerca de 100.000 títulos no site).

No último artigo aqui do PublishNews abordei a possibilidade das empresas fornecedoras de material para leitura, no caso a Kobo e a Amazon, acessarem os dados dos leitores, conforme previsão inserida no documento de política de privacidade de cada uma delas. No caso do Oyster acontece o mesmo, como se vê a seguir: USER CONTENT: Some features of the Services allow you to provide content to the Services, such as written comments. All content submitted by you to the Services may be retained by us indefinitely, even after you terminate your account. We may continue to disclose such content to third parties in a manner that does not reveal Personal Information, as described in this Privacy Policy. READING INFORMATION: We receive and record information regarding reading behavior on the services including, but not limited to, the books that users click or open, specific pages opened or read, and words displayed to end users.

No que diz respeito ao modo de associação das editoras ao aplicativo, o site é misterioso e apenas transcreve a questão e a singela resposta: I am a publisher. How can I make my books available on Oyster? Please email partners@oysterbooks.com with any relevant information and we’ll get back to you shortly.

Evidente que deve ser utilizado aqui o conceito, que muitas editoras brasileiras já usam em seus contratos com os autores, de permissão de edição de trechos de livros, ou, ao menos, de remuneração por meio do volume de páginas do livro acessadas pelos consumidores. Em síntese, o Oyster apura quantos leitores acessaram e leram – há um controle do tempo em que a página fica aberta ou é virada, e daí se depreende a efetivação da leitura – o livro (ou partes dele), de modo que o tempo utilizado seja um dos fatores de remuneração pela utilização da obra. O assunto se resolve com um algoritmo que estrutura os programas de informática e cada vez mais é utilizado para processar os metadados, a avalanche crescente de informações que circunda qualquer negócio hoje em dia.

O programa também tem política simples relativa a direitos autorais, deixando claro não tolerar violações, conforme texto no site.

Em síntese, nesse breve texto de comentário sobre o programa, o que me chama a atenção é a horizontalização do direito. Ao invés de se comprar um livro por preço elevado (elevado se comparado ao preço da locação, ou do direito de leitura) que talvez poucos possam acessar, ou mesmo guardar, muito mais pessoas poderão ler partes de vários livros, por uma tarifa fixa mensal. Essa “economia de escala” possivelmente permitirá mais uma boa fonte de remuneração dos autores, além da venda dos livros.

É um novo modelo de negócio? Vai “pegar”? A indústria fonográfica se viu em apuros com o surgimento das tecnologias de acesso a músicas pelo meio virtual, com o quase fim de CDs e outros suportes físicos, e hoje incorporou os métodos de streaming e download para comercializar os direitos de “escutar” as músicas.

Para o autor, muda o modelo de remuneração e, aparentemente, permite um controle mínimo sobre a leitura efetiva das obras. Como será avaliado, nesse sistema, se uma obra é um best seller? Possivelmente o conceito mudará para um “most read”, ou “mais lido”, na medida em que se controlarão os acessos ao livro, talvez pelo tempo de “uso” do arquivo. O fator tempo, mais uma vez, passa a ser um elemento integrante do contrato, não mais como referencial cronológico de atividades, mas sim como moeda de aferição da remuneração do autor.

Para entender a origem de toda essa história, recomendo vivamente o livro O preço da leitura - leis e números por detrás das letras, de Marisa Lajolo e Regina Zilberman. Se ele entrar no Oyster, várias pessoas lerão num dia e aprenderão muito, como aconteceu comigo.

Talvez o Oyster seja uma resposta aos desejos e necessidades da chamada Geração Y, cujo comportamento se caracteriza pelo exercício de várias tarefas simultaneamente. Como já disse, o smartphone mudou a ergonomia; usa-se mais o polegar e o indicador para teclar nas telinhas, ao invés do movimento feito com os três dedos juntos (médio, anelar e mínimo), para virar as páginas do livro.

O tempora, o mores......

Gustavo Martins de Almeida é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento. Seu e-mail é gmapublish@gmail.com.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
O direito de autor de obra literária de conservá-la inédita é absoluto? Esse direito passa para seus herdeiros com a sua morte?
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida aborda o projeto de lei que visa regular o uso da inteligência artificial e discute a polêmica por trás da pergunta
Lei de Acesso à Informação ainda não foi estudada sob o novo ângulo dos usos da inteligência artificial, de recriação e abertura de arquivos, comportando enorme potencial de debate e repercussão no segmento de informação
Em novo artigo, Gustavo Martins fala sobre o potencial das interações culturais com mobiliário urbano e como isso poderia ser melhor aproveitado no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Cada romance que se tenta escrever é diferente do anterior.
John Updike
Escritor norte-americano
(1932-2009)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar