Publicidade
Publicidade
A Apple e seus quase 3 milhões de iPhones e iPads no Brasil
Publishnews, Carlo Carrenho, 17/02/2013
Carlo Carrenho analisa o sucesso da iBookstore no Brasil.

Não restam dúvidas que a Apple é a e-bookstore que mais vende e-books no Brasil atualmente. A jornalista petropolitana Raquel Cozer foi a primeira a afirmar isto com todas as letras em sua coluna da Folha de S.Paulo e, atualmente, basta uma conversa informal com editores ou mesmo com concorrentes da Apple para se constatar que a empresa da maçã mordida está de fato devorando o mercado. E isto sem possuir equipe local e vendendo em dólares, o que obriga seus consumidores a usarem um cartão de crédito internacional e a pagarem 6,35% de IOF. Realmente é uma performance fantástica.

Mas por que a Apple está na frente da Amazon, Google, Kobo e da Saraiva, entre outros?

Simples, em primeiro lugar, porque a base e iPhones e iPads estabelecida no Brasil é imensa se comparada ao número de leitores próprios das demais lojas; em segundo lugar porque o consumidor brasileiro já está acostumado com a simplicidade à prova de erros do sistema de pagamento da gigante de Cupertino graças a experiências anteriores na compra de música e aplicativos.

E qual o números de iPhones e iPads no Brasil?

Aí a coisa complica, pois se é simples entender o motivo do sucesso da Apple, difícil é saber o tamanho da base de equipamentos com iOS no Brasil. Mas com alguma paciência e com ajuda literal da Google, é possível chegar a uma boa estimativa.

Quantos iPhones existem no Brasil?

Comecemos com o número de iPhones. Segundo a pesquisa Our Mobile Planet, feita pela Ipsos em parceria com a Google, entre outros, a penetração de smartphones no Brasil era de 14% na população acima de 16 anos em março de 2012. Segundo o Censo de 2010, esta fatia da população brasileira era 158,5 milhões. Ou seja, haveria 22,2 milhões de smartphones no Brasil. Estes números foram, a grosso modo, corroborados por uma pesquisa da Nielsen Ibope de maio de 2012 que apontou que 13% da população total brasileira possuía um smartphone, ou seja, o número de smartphones no Brasil seria de 24,8 milhões.

A pesquisa Our Mobile Planet também traz a participação do sistema operacional, como mostra o gráfico abaixo:

Segundo a pesquisa, portanto, 6% dos smartphones no Brasil são iPhones, pois utilizam iOS. Além disso, 24% dos pesquisados não declararam que sistema usavam. Então, se considerarmos que a proporção nestes 24% se mantenha em relação aos sistemas declarados, teríamos 8% de iPhones no Brasil, ou seja, 1,8 milhão de iPhones. E o número dos smartphones com Android seria de 8,3 milhões.

Quantos iPads existem no Brasil?

Agora, para estimarmos os números de iPads, vamos partir de uma pesquisa da IDC, que aponta que 2,9 milhões de tablets teriam sido vendidos no Brasil em 2012 e que, pelo menos no terceiro trimestre do ano passado, 80% destes tablets tinham sistema operacional Android. Em 2011, teriam sido vendidos 800 mil tablets no Brasil.

Como as vendas de tablets com sistemas outros que iOS e Android são baixíssimas, vamos ignorá-las. Para efeito de simplificação, vamos desconsiderar o ano de 2010, quando iPad foi introduzido e suas vendas ainda se aceleravam. Em 2012, podemos usar como premissa que a participação dos tablets Android foi de 80%, uma vez que ela deve ter aumentado no último trimestre, quando as vendas foram maiores, e deve ter sido menor no primeiro semestre, quando as vendas totais eram menores. Assim, 580 mil iPads e 2,32 milhões de tablets Android teriam sido vendidos em 2012. Em 2011, parece razoável aplicar 60% de participação ao iOS e 40% ao Android. Com isso, teríamos 480 mil iPads vendidos contra 320 mil tablets Android. No total, haveria então 1,06 milhão de iPads ativados no Brasil e 2,64 milhões de tablets Android em uso [enfatizo aqui que este cálculo é apenas uma estimativa].

Uma terceira pesquisa permite que validemos estas estimativas, pelo menos nos números totais. Segundo a empresa Flurry, conhecida por seus relatórios baseados em dados oriundos de milhares de desenvolvedores que usam suas ferramentas analíticas, o Brasil possuía em outubro de 2012 uma base de 14 milhões de aparelhos com sistemas Andoid ou iOS ativados. Se somarmos os números de smartphones e tablets com sistema Android e iOS estimados acima, chegamos ao número de 13,77 milhões de aparelhos ativados no Brasil, o que é aproximadamente igual a pesquisa da Flurry. Veja abaixo:

Portanto, com uma base de aproximadamente 2,84 milhòes de aparelhos iOS no Brasil, não é difícil entender o sucesso inicial da iBookstore. No entanto, existe um detalhe que parece estar esquecido não apenas pelos leitores brasileiros como pelos próprios varejistas digitais concorrentes da Apple: Seus aplicativos para iOS e Android. Este é o tema do próximo post dessa coluna, Apps de leitura: estas nossas desconhecidas.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Acho que todo escritor é um leitor de si mesmo.
Michel Laub
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar