Publicidade
Publicidade
Defesa do consumidor, livros e mercado editorial
PublishNews, 11/09/2012
Defesa do consumidor, livros e mercado editorial

Acompanho com a maior atenção o desenvolvimento da ação que o Departamento de Justiça dos EUA promoveu contra a Apple e mais cinco editoras americanas, para obrigá-las a abandonar o chamado “modelo de agenciamento”. Para resumir a questão: tradicionalmente o sistema de mercado de livros norte-americanos funciona de modo bem parecido com o brasileiro. As editoras estabelecem um preço de capa e, a partir dele, vendem com desconto para a cadeia de mediação, distribuidores e livrarias. Lá, como aqui, as cadeias sempre obtiveram mais vantagens que as livrarias independentes, dentro de algumas limitações da legislação que obriga a oferta das mesmas condições para compras idênticas. Como as cadeias compram em quantidades muito maiores, se justificava por aí o oferecimento de vantagens adicionais a elas.

Lá como aqui, o varejista também pode vender os livros a um preço menor que o oficial, de capa. E as cadeias, com mais vantagens, oferecem sempre descontos maiores. Tal como aqui, esse processo foi forçando o fechamento de centenas de livrarias independentes. E as editoras pouco se lixavam com isso. Administravam menos contas e o volume de vendas aumentava sempre, inclusive depois da internet.

E, particularmente, depois que a Amazon entrou no mercado.

Jeff Bezos compreendeu perfeitamente o truque que possibilita às livrarias sobreviver, e o explorou ao máximo. As livrarias, de fato, são financiadas pelas editoras, que incorrem em todos os custos de produção editorial, impressão e distribuição, e vendem a prazo para as livrarias, que inclusive têm direito à devolução dos exemplares não vendidos.

Só que, nas livrarias de tijolo, os livros devem estar nas lojas para serem examinados pelos clientes, apesar destas também aceitarem encomendas. A dinâmica de vendas das livrarias tradicionais – sejam de rede ou independentes – exige a presença física dos livros na loja. Pelo menos de uma boa parte deles, nem que seja uma seleção que o livreiro faça de acordo com a vocação de sua clientela e de seu ponto de venda.

A Amazon começou invertendo esse sistema. Funcionando exclusivamente online, desenvolveu sistemas de busca e atendimento que são simplesmente magníficos. Expandiu o uso de metadados para ajudar seus clientes online a escolher os livros. Bomabardeia-os diariamente com ofertas de livros que considera “semelhantes” aos anteriormente comprados, ou que foram comprados por outras pessoas que compraram o mesmo livro que eles compraram. Quem já encomendou algum livro pela Amazon sabe perfeitamente o quanto é eficiente o sistema. E, sobretudo, vende antes de comprar...

A gigante varejista começou com livros, investiu em tecnologia e passou a vender outros produtos, inclusive livros usados, colocados à disposição pelos sebos ou até por indivíduos. Cada vez mais a Amazon é um canal de potencializar vendas.

Os editores, felizes da vida.

Quando a Amazon lançou o Kindle e começou a tornar realidade o mercado de e-books, colocou para seus fornecedores que era necessário vender esses produtos a um preço significativamente menor. As editoras concordaram e estabeleceram preços “de capa” para os livros eletrônicos substancialmente menores que os dos livros impressos.

Só que a Amazon aproveitou a oportunidade para reforçar seu ecosistema, buscando “enganchar” os clientes. O Kindle tem um sistema de DRM proprietário – os livros vendidos para o aparelhinho só podem ser lidos nele – e, principalmente, com a oferta de descontos ainda maiores. Como tinha liberdade de estabelecer o preço de venda, aproveitou para oferecer a maioria absoluta dos títulos ao preço máximo de U$ 9,90.

O resultado é conhecido. Os outros venderores de e-books não conseguiam enfrentar a concorrência da Amazon, pois não dispunham nem da tecnologia nem dos recursos financeiros que a empresa de Bezos já tinha acumulado. Mesmo com a entrada do Nook, da Barnes&Noble, do aparelho da Kobo e outros que foram ficando pelo caminho, a Amazon detinha mais de 80% do mercado de e-books nos EUA, e o caminho para se tornar um monopolista de fato estava aberto.

Quando a Apple lançou o iPad, ofereceu uma alternativa aos editores: os preços seriam definidos pelos editores e a Apple receberia uma comissão de 30% sobre o valor líquido da venda. É o “modelo de agenciamento”.

Com o respaldo desse modelo pela Apple, as grandes editoras passaram a exigir que a Amazon fizesse o mesmo. E, como diz o samba do Billy Blanco, o pistom teve que tocar mais alto porque um pé subiu e alguém de cara foi ao chão na gafieira.

A Amazon, obviamente, não é nenhuma coitadinha e reagiu. Ameaçou tirar o botão de compra rápida dos livros da Macmillan, anunciava que o preço dos livros das editoras que adotaram o modelo era definido por elas, como quem diz, “se fôssemos nós, seria mais barato”.

A legislação de defesa do consumidor dos EUA favorece extremamente esse tipo de prática. Se o preço final é menor, é melhor para o consumidor e quem não aguentar que peça para sair.

A legislação brasileira segue pelo mesmo rumo. Não quer saber de que tipo de produto está tratando. Se há desconto, melhor para o consumidor. O CADE só se preocupa eventualmente com os processos de concentração, oligopolização e monopolização, como temos visto.

Por isso mesmo, as tentativas de estabelecimento do chamado “preço fixo” para o livro, como existe na França e na Alemanha, sempre esbarraram tanto na má vontade das grandes editoras brasileiras – que raciocinam do mesmo modo que suas congêneres dos EUA – como na dos órgãos de defesa do consumidor. Ninguém estranha que jornais sejam vendidos pelo mesmo preço em todas as bancas, mas acha um crime contra o consumidor que os livros possam ter o mesmo preço em todas as livrarias.

Ora, o livro não é um produto qualquer. Essa história de que se vende livros como se fossem sabonetes é pura balela. Não existe meio milhão de marcas de sabonete em nenhum lugar do mundo, mas os títulos disponíveis no mercado brasileiro ultrapassam esse número, mesmo nos cálculos conservadores.

O ecosistema do mercado editorial é fundamental para que haja diversidade de oferta, a famosa bibliodiversidade. O processo de concentração das grandes editoras conduz não apenas à diminuição da oferta de títulos, como também a sua pasteurização, a busca insofreável pelos best-sellers, pelos livros médios que podem vender muito.

Para que exista a bibliodiversidade é fundamental que haja condições mínimas de sobrevivência tanto das pequenas e médias editoras quanto das livrarias independentes. E o “preço fixo” – que não é uma panaceia – ajuda a que isso seja possível.

Tanto é assim que a própria Constituição Federal reconhece a especificidade do produto livro, ao lhe conceder imunidade tributária, complementada há alguns anos pela isenção do PIS/PASEP-COFINS para as editoras e livrarias, salvo as que estejam no regime do SIMPLES.

Nada mais natural, portanto, que o livro tivesse um tratamento diferenciado e regulamentada suas condições mínimas de comercialização, além do incentivo à sobrevivência das livrarias independentes.

A chegada da Amazon no Brasil provoca embates com as grandes editoras, que resistem ao modelo. Espero que consigam. Mas, na hora que a Amazon começar a operar, a pressão de autores e consumidores para que os títulos estejam disponíveis ali será muito grande. Pessoalmente, tenho dúvidas de que consigam resistir à pressão da Amazon para imposição de suas condições, ainda que esta possa ceder em vários aspectos menores.


A solução, obviamente, seria o estabelecimento de uma legislação que estabelecesse o “preço fixo”, tanto para os livros impressos quanto os eletrônicos. Talvez seja tarde demais para isso, e a gafieira pode fechar aqui também. Vamos ver se o trombone põe ordem no salão.

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Dá tanto trabalho escrever um livro mau como um bom; ele brota com igual sinceridade da alma do autor.
Aldous Huxley
Escritor inglês (18394-1963)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar