Publicidade
Publicidade
Sexta, 10 de agosto: o dia D (de digital) na Bienal do Livro de São Paulo
Publishnews, Carlo Carrenho, 06/08/2012
Confira a programação digital da Bienal do Livro de São Paulo

Esta semana terei o privilégio de mediar 6 eventos na 22ª Bienal do Livro de São Paulo. É a primeira vez que participo como mediador no maior evento do livro da minha cidade natal e por isso sou grato ao convite que veio da Câmara Brasileira do Livro por meio do editor Quartim de Moraes, curador do espaço Livros & Cia. A proposta deste espaço é discutir o negócio do livro, as questões da indústria editorial e outros aspectos mais ligados ao mercado. A programação montada por Quartim é a melhor que já vi em bienais e merece o apoio e presença de todos. Mas quero aproveitar este espaço para falar dos 6 eventos que vou mediar, todos centrados na questão digital.

O dia começa cedo, com uma palestra de Andrew Lowindger, CEO do Copia Interactive, logo às 11h da manhã. O norte-americano vai falar sobre a plataforma Copia que já está operacional no Brasil em uma parceria com a Submarino. Juntos, Copia e Submarino esão por trás do portal Submarino Digital Club. O principal diferencial da plataforma do Copia é seu forte enfoque na importância das mídias sociais e em seu modelo de negócios que procura se associar com as empresas tradicionais do setor e não substituí-las. Troquei alguns e-mails com o Andrew nos últimos dias e ele adiantou um pouco do teor de sua palestra, intitulada “A Revolução Digital: como aproveitar suas vantagens e evitar seus riscos”.

“A revolução digital é de ruptura e assustadora, especialmente para aqueles que tem um interesse claro no status quo, mas o que virá no futuro é de fato evolucionário e previsível”, explicou. “O perigo está em ficar apenas dizendo para onde a revolução está indo ao invés de refletir sobre ela”, continuou. Andrew ainda promete apresentar de forma clara “o que a indústria tem de fazer para se manter brasileira”.

Vale lembrar que cada uma destas palestras vai durar cerca de 1h30, com trinta minutos de palestra, seguidos de 15 minutos de bate-papo com o mediador, este que vos escreve, e mais meia hora pelo menos de perguntas do público.

Depois de uma pausa para almoço (e uma sobremesa no carrinho de doces portugueses), é hora de voltar às 13h30 para a apresentação de nada mais que Russ Grandinetti. Russ é vice-presidente da Amazon e responde por todas as operações ligadas ao Kindle. Acima dele, só os deuses de Seattle, ou melhor, Jeff Bezos. Russ está na Amazon desde 1998 e acompanhou todo o processo de criação e produção do Kindle. Em sua palestra intitulada “A Amazon e o Novo Normal” ele pretende contar a história que mudou o mercado editorial. Enquanto todos no Brasil olham para o futuro da Amazon no País, Russ deve falar também sobre este passado fascinante.

Após o Mr. Kindle deixar o palco, será a vez de Marcílio Pousada, CEO da Livraria Saraiva, contar, a partir das 15h, o que a empresa brasileira tem feito na área digital. O título de sua palestra é “A Saraiva e as soluções digitais para o mercado brasileiro”, e o executivo da empresa que mais compra e vende livros no Brasil vai contar um pouco do pioneirismo da empresa na comercialização de eBooks e de como a plataforma da Saraiva – que permite a leitura em tablets, celulares, desktops – vem sendo desenvolvida. O comércio eletrônico dos livros digitais também deve fazer parte de sua fala.

Depois de duas palestras bastante focadas no mundo dos negócios, será a hora de dar um respiro para ouvir a francesa Marie Pellen falar sobre “OpenEdition: uma solução Freemium para a publicação acadêmica de ciências humanas”. Pellen é coordenadora para língua portuguesa do programa conhecido como OpenEdition Freemium, uma plataforma que traz um modelo econômico inovador com base no acesso livre para publicações científicas. Resumidamente, a plataforma trabalha com um modelo de licenças para distribuição de conteúdo acadêmico. Em tempos de Netflix, sua apresentação, marcada para as 16h30, tem tudo para contribuir, e muito, para a discussão dos novos modelos de remuneração para a comercialização de conteúdo.

E por falar em novos modelos, Jesse Potash, criador da editora Pubslush, está preparando uma bela aula para ser apresentada às 18h do próximo dia 10. Potash vai falar sobre “A revolução digital e os novos modelos de negócio”, e preparou uma lista de empresas startups que estão trazendo rupturas para o mercado editorial. Entre as empresas que ele pretende discutir estão a própria Pubslush, a BookBaby, a BookEspresso, a Goodreads, a espanhola 24symbols, a Valobox e, ufa!, a WriterCube. Cada uma destas empresas, na visão de Potash, é responsável por um tipo de ruptura na cadeia editorial.

Tive a oportunidade de discutir o conteúdo da apresentação com Jesse por Skype e fiquei fascinado com o formato que ele vai dar para a apresentação, especialmente porque resolveu expandir o horizonte da palestra para empresas que não sua Pubslush, editora que promove a publicação de autores independentes por meio de crowdfunding.

Para terminar o dia, às 19h30, uma conversa com dois brasucas: Julio Silveira, da Imã Editorial, e Eduardo Melo, da Simplíssimo. O primeiro, um editor pernambuco-carioca, vai abordar as oportunidades e ameaças que a revolução digital traz para autores e editores. Já o gaúcho Eduardo vai apresentar sua bem-humorada visão do editor brasileiro em meio ao tiroteio digital do mercado. A idéia desta mesa, intitulada “A revolução digital no Brasil: perspectivas tropicais” é discutir como e em que velocidade as mudanças digitais vão ocorrer no Brasil. Julio possui grande experiência editorial e Eduardo é proprietário da maior empresa de produção de eBooks no Brasil. Além disso, são dois grandes amigos, e a ideia e fazermos um bate-papo informal entre nós.

Honestamente, esta programação é digna de eventos como o Tools of Change e o Digital Book World, com uma grande vantagem: é de graça. Basta chegar mais cedo e pegar a senha.

Resumindo o programa do dia 10 de agosto será o seguinte:

11:00 – A Revolução Digital: Como aproveitar suas vantagens e evitar seus riscos, com Andrew Lowindger

13:30 – A Amazon e o novo normal: possibilidades digitais do Kindle, com Russ Grandinetti 15:00 – A Saraiva e as soluções digitais para o mercado brasileiro, com Marcílio Pousada

16:30 – OpenEdition: uma solução Freemium para a publicação acadêmica de ciências humanas, com Marie Pellen

18:00 – A revolução digital e os novos modelos de negócio, com Jesse Potash

19:30 – A revolução digital no Brasil: perspectivas tropicais, com Eduardo Melo e Julio Silveira A programação completa do dia 10/8 pode ser baixada em PDF aqui.

Ajudem na divulgação e convidem colegas e amigos para discutir o futuro digital do livro. Vejo vocês na Bienal!

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Não tenho paciência de ler a mim mesmo, sou um narcisista às avessas, só quero saber do umbigo alheio.
Geraldinho Carneiro
Poeta brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar