Publicidade
Publicidade
Em defesa dos e-books!
PublishNews, 12/07/2012
Em defesa dos e-books!

Fui bombardeada com informações sobre o fiasco das vendas dos e-books. Vamos colocar uma lente de aumento nisso? Acho que o pior dessas comparações é quando colocam lado a lado mercado brasileiro e o internacional. Hello! Nosso país está aprendendo a ler e a consumir livros agora... Nossa classe C não tinha dinheiro para isso. Para conferir, basta fazer as contas: quantos por cento é o preço de um livro se comparado à cesta básica de uma família brasileira? Muito, não? O maior cliente individual dos livros impressos, no nosso país, ainda é o governo.

Me nego a ser a “Dona estatística”. Fujo disso. Primeiro porque sou péssima em matemática, depois porque sou operária do e-book. Escrevo sobre meu dia-a-dia. E meu dia a dia diz: os e-books vendem muito mais do que diz a pesquisa da Fipe divulgada ontem. Mas não vou me aprofundar na informação, até porque teria que ter números claros e não me disponho a isso.

Vamos analisar em termos de proporção e antes de compararmos vendas, vamos comparar conteúdo. Pelo que vejo, não podemos comparar a quantidade de acervo em papel com a quantidade de acervo digital. O mercado editorial inicialmente só se dispunha a lançar em e-book o backlist (como já escrevi antes, backlist não vende em papel e obviamente não venderá em e-book). Depois, por medo de encalhe do livro físico no estoque, os editores deixam o calor do lançamento esfriar para, então, lançar o livro em digital. Isso é um horror! Fora do país (pessoal esperto!) a tática é completamente diferente – agora, sendo irônica: por que será que vendem mais e-books do que nós?!

Analisemos o conteúdo, as opções que nossos consumidores têm. Não é muita coisa... Pelo meu chutômetro, calculo que no Brasil temos no máximo dos máximos, forçando muito, uns 20.000 e-books. Queridos do mercado... Quantos livros, em papel, temos nos estoques brasileiros? Quantos são lançados todos os dias? Qual é a atenção dispensada em cada formato? Seu marketing é consumidor de e-books?

Quando é que o mercado perceberá que é muito mais fácil alcançar os leitores, divulgar, distribuir, vender, promover pelo formato digital? Quando começarão a lançar primeiro o digital e depois o impresso? Quando é que teremos um acervo como os dos livros digitais em inglês? Aí, sim, os números vão agradar. Mas por favor, parem de culpar o formato! O problema das vendas (e do e-book ainda não se pagar) é erro da estratégia do mercado.

camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
Sâmara Lígia explora o universo lúdico e colorido repleto de seres mágicos e encantamentos cotidianos
​Mais do que uma simples fábula, obra é um convite para crianças e adultos refletirem sobre resiliência, empatia e a força de acreditar nos próprios sonhos​
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta quatro novidades da literatura infantojuvenil
'Cirandei' é uma obra que transforma a poesia em brincadeira e nos convida a um passeio pelo universo lúdico da infância
Quando escreve você não fica igual ao que era antes. Você se modifica. Tem que pagar esse preço, de saber que você vai ficar diferente.
Elvira Vigna
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar