Publicidade
Publicidade
Para editoras e livreiros
PublishNews, 31/05/2012
Para editoras e livreiros

Esta não é uma declaração, nem carta aos queridos colegas de trabalho. Mas só um brainstorm... Resolvi listar, em dois tópicos, tudo o que cada um deve ou pode (depende de seu ponto de vista) fazer com sua “carga” digital. Vamos falar em linguagem metadática, ok? (Acabei de inventar isso...) Quis dizer que não vou me aprofundar, só jogar no ar muitas coisas que venho estudando, falando e vivenciando.

Para as editoras:

- Distribuir livros em seu próprio site com DRM social.

- Distribuir um livro de graça com patrocínio de alguma empresa privada.

- Distribuir de graça um livro com subsídio de uma empresa parceira.

- Transformar a pré-venda em um aplicativo com três capítulos de graça (depois dá para vender espaços dentro do aplicativo – as empresas já separam orçamento de marketing para isso, sabia?).

- Fazer de um livro infantil um minigame em formato aplicativo.

- Fazer vendas institucionais. Sabia que o governo compra? Sabia que empresas privadas compram?

- Enviar os exemplares para imprensa e professores em formato digital (muito mais barato!).

- Vender o e-book com um tweet (procure no Google “compre com um tweet”).

- Melhorar seus contratos de edição, já prevendo várias possibilidades de comercialização, aluguel, e o que o mais for possível.

- Usar agregadores para centralizar o controle e distribuir com eficiência seu acervo.

- Fechar ações de marketing com os lojistas ebookeiros.

- Conhecer seus lojistas, ter o Skype deles, conhecer pelo nome.

- Não restringir a venda de seus e-books. Se um blog está sob a chancela de um agregador, o que o impediria de vender? Elitização de acervo é coisa do impresso, gente!

- Coloque seu frontlist em digital!

Para os ebookeiros (lojistas de e-books)

- Estude o mercado.

- Saiba quem é seu público.

- Paguem por marketing, vocês vivem disso!

- Fechem parcerias com blogs, formadores de opinião.

- Premie.

- Fechem vendas corporativas. As editoras precisam de loja que entregue o conteúdo.

- Trabalhem as mídias sociais, façam promoções, sorteios, competições...

- Procurem instituições de ensino, fechem convênios.

- Façam cartões com códigos para os clientes presentearem com e-book, ou façam lançamentos de autores com cartões, com espaço para o autógrafo. Aluguem um bom espaço cultural para isso.

- Façam lançamentos on-line, via stream.

- Tenham um bom atendimento, sempre!

- Ofereçam serviços! Usem a criatividade!

- Trabalhem pensando em soluções para dispositivos móveis.

O mais importante disso tudo é quebrar paradigmas, conhecer seu produto, consumir (pelo amor dos deuses! Consuma para saber do que estamos falando!). Use a mente para rentabilizar seu negócio. Aproveitem para serem pioneiros. Ainda há chance.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Nunca ataco escritores; os políticos são bons alvos porque são perigosos.
Gore Vidal
Escritor norte-americano
(1925 -2012)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar