Estamos em uma semana e em um mês bem turbinados, digo, movimentados. Parando no meio da madrugada para escrever a coluna sobre minhas últimas experiências no mundo digital editorial, chego à conclusão de que tem muita coisa acontecendo. Players novos surgindo em nossa casa – estão mesmo “invadindo” a nossa praia. E então, editores? Vamos aproveitar e vender sanduíche natural, mate e havaianas, ou vamos ficar segregados, separando o que é praia de gringo e o que é praia de local? (Nossa, como fui carioca nessa colocação... ora, mas é isso o que eu sou!)
No meio da semana agitada confirmo algumas previsões que fiz e desfaço outras. Confirmo que uma semana do digital equivale a meses de trabalho no mercado editorial tradicional. Confirmo que a telefonia móvel vem com tudo para este mercado. Confirmo que o mercado de grandes estoques já era. Desfaço a ideia de lentidão por parte dos editores, de letargia. Estou vendo movimento, muito movimento. Desfaço a ideia de que o pessoal de produção está ficando para trás – temos provas como a Simplíssimo, com selo de qualidade em design de e-book. Mas ainda vemos os gringos como grande ameaça.
Será que daqui a um tempo vamos ter a ala preconceituosa que vemos nos EUA e outros lugares, segregando os estrangeiros num gueto de imigrantes? Não creio, pois eles vêm com um know how e grana que ainda demoraremos a alcançar (pelo menos em mercado editorial, sim, eles podem nos ensinar). Proponho nos juntarmos, somarmos, aproveitarmos as ferramentas, aprendermos o que eles têm para nos ensinar, discutirmos e exigirmos negociação de igual para igual. Fugir jamais! (Além de carioca, agora sou patriota...hehe.)
Todas essas palavras digitadas para confirmar tão poucos rumores: Amazon, Apple, Google, Kobo, Ingram, mobile, print on demand (POD, impressão sob demanda) dos sonhos, agregadores de cantos distantes de nosso planeta... tudo verdade, pura realidade.
O que vocês vêm fazendo para aproveitar isso tudo?
E agora, editora? Investir no setor comercial para se inteirar das novidades e aproveitar a onda dos novos contratos, NDAs e parcerias? Preocupar-se com o desenvolvimento de produto e lançamentos de conteúdo de qualidade? Quem na editora pensa o digital? Ninguém exclusivamente dedicado a isso? Ruim, muito ruim para sua empresa...
E agora, livraria? Focando no digital ou pensando ainda na loja física e contagem de estoque de seu acervo? Se este for o caso, cuidado. Sem foco, sem chance.
Corre, vai! Pega aí a prancha e vamos aprender a surfar!
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
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