Publicidade
Publicidade
No meio do turbilhão ou na crista da onda?
PublishNews, 22/03/2012
No meio do turbilhão ou na crista da onda?

Estamos em uma semana e em um mês bem turbinados, digo, movimentados. Parando no meio da madrugada para escrever a coluna sobre minhas últimas experiências no mundo digital editorial, chego à conclusão de que tem muita coisa acontecendo. Players novos surgindo em nossa casa – estão mesmo “invadindo” a nossa praia. E então, editores? Vamos aproveitar e vender sanduíche natural, mate e havaianas, ou vamos ficar segregados, separando o que é praia de gringo e o que é praia de local? (Nossa, como fui carioca nessa colocação... ora, mas é isso o que eu sou!)

No meio da semana agitada confirmo algumas previsões que fiz e desfaço outras. Confirmo que uma semana do digital equivale a meses de trabalho no mercado editorial tradicional. Confirmo que a telefonia móvel vem com tudo para este mercado. Confirmo que o mercado de grandes estoques já era. Desfaço a ideia de lentidão por parte dos editores, de letargia. Estou vendo movimento, muito movimento. Desfaço a ideia de que o pessoal de produção está ficando para trás – temos provas como a Simplíssimo, com selo de qualidade em design de e-book. Mas ainda vemos os gringos como grande ameaça.

Será que daqui a um tempo vamos ter a ala preconceituosa que vemos nos EUA e outros lugares, segregando os estrangeiros num gueto de imigrantes? Não creio, pois eles vêm com um know how e grana que ainda demoraremos a alcançar (pelo menos em mercado editorial, sim, eles podem nos ensinar). Proponho nos juntarmos, somarmos, aproveitarmos as ferramentas, aprendermos o que eles têm para nos ensinar, discutirmos e exigirmos negociação de igual para igual. Fugir jamais! (Além de carioca, agora sou patriota...hehe.)

Todas essas palavras digitadas para confirmar tão poucos rumores: Amazon, Apple, Google, Kobo, Ingram, mobile, print on demand (POD, impressão sob demanda) dos sonhos, agregadores de cantos distantes de nosso planeta... tudo verdade, pura realidade.

O que vocês vêm fazendo para aproveitar isso tudo?

E agora, editora? Investir no setor comercial para se inteirar das novidades e aproveitar a onda dos novos contratos, NDAs e parcerias? Preocupar-se com o desenvolvimento de produto e lançamentos de conteúdo de qualidade? Quem na editora pensa o digital? Ninguém exclusivamente dedicado a isso? Ruim, muito ruim para sua empresa...

E agora, livraria? Focando no digital ou pensando ainda na loja física e contagem de estoque de seu acervo? Se este for o caso, cuidado. Sem foco, sem chance.

Corre, vai! Pega aí a prancha e vamos aprender a surfar!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Escrever é minha única forma de preservar a memória.
Kazuo Ishiguro
Escritor britânico, Prêmio Nobel de Literatura de 2017
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar