Publicidade
Publicidade
Obra coletiva
PublishNews, 21/03/2012
Obra coletiva

O coletivo de camelos é...? Perguntinha difícil para o primário, e, ainda hoje, para quem não tenha boa memória.

Coletivo vem de colecionar, coligir, do latim colligere. Pois a ação coletiva é vista contemporaneamente como uma forma de ação de grupos, altamente facilitada e multiplicada pela tecnologia que permitiu a criação das redes sociais. A mais recente e crescente expressão dessa ação coletiva se situa na área de financiamento.

O chamado “crowd funding” (em tradução livre, arrecadação em massa), é um método de captação de recursos através de sites na internet, que apresentam projetos culturais que buscam financiamento e quanto cada um almeja obter. As pessoas interessadas podem selecionar os projetos e contribuir com pequenas somas até atingir o limite estabelecido, sendo que as doações são dedutíveis do imposto de renda, principalmente nos EUA (veja a matéria do New York Times sobre isso).

Antes da disseminação do financiamento coletivo, o direito autoral via o grupo mais como criador ou produtor de obras, as chamadas obras coletivas. Basta ler o conceito que hoje temos na lei 9.610/98, no art. 5º, alínea h: “coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma”.

Exemplos? Filmes, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas de artigos científicos, composições musicais, obras multimídia, e por aí vai. A primeira diferenciação entre obras coletivas, e talvez a mais relevante, seguida dos respectivos exemplos, é esta: aquelas em que é possível identificar as diversas participações, como os atores do filme e os compositores da respectiva trilha sonora, os colunistas e fotógrafos de jornais, a música e a letra de composições musicais; e aquelas em que, geralmente, não é possível se fazer essa identificação, como os artigos escritos a quatro mãos, as melodias compostas por mais de uma pessoa, as obras artísticas feitas em grupo, como instalações, ou grafitti.

Após esses exemplos, trago uma análise com enfoque mais jurídico, pelo prisma da responsabilidade. Releia a tal “alínea h” e veja se nela não se enquadra como luva a atividade de um jornal ou na programação da televisão. Alguém cria e organiza uma obra, composta pelo trabalho de vários autores, e a publica – isto é, torna pública, por qualquer meio, não necessariamente o impresso – sob seu nome ou marca. Então existe um responsável – o organizador – do jornal, do livro, da televisão, que acaba recebendo os lucros, quando existentes, mas que também pode ser processado, muitas vezes sem ele mesmo ter escrito nada.

Além da responsabilidade do organizador, volto à possibilidade – ou não – de se identificar o trabalho dos autores, e, no caso positivo, de se poder atribuir a cada um deles a proteção isolada do Direito. Sobre isso, transcrevo – perdão pelo juridiquês, mas é necessário – mais um artigo da 9.610/98, a lei de Direito Autoral brasileira:

Art. 17. É assegurada a proteção às participações individuais em obras coletivas.

§ 1º Qualquer dos participantes, no exercício de seus direitos morais, poderá proibir que se indique ou anuncie seu nome na obra coletiva, sem prejuízo do direito de haver a remuneração contratada.

§ 2º Cabe ao organizador a titularidade dos direitos patrimoniais sobre o conjunto da obra coletiva.

§ 3º O contrato com o organizador especificará a contribuição do participante, o prazo para entrega ou realização, a remuneração e demais condições para sua execução.

De acordo com essa proteção, e seguindo os três parágrafos acima, (a) pode-se permitir que o autor de uma obra científica impeça a publicação de artigo de sua autoria em nova edição de livro da qual divirja por algum motivo, ou que o ator convertido a religião severa não queira seu nome vinculado a obra teatral que criou; (b) o organizador, apesar de não ser o criador, é o titular dos direitos sobre a obra, e (c) ao se obrigar a participar da obra coletiva, o autor deverá ter especificadas as condições de sua contratação.

Os itens acima mostram a variedade de discussões sobre as obras coletivas, assunto que comporta mais de uma coluna. Ainda no âmbito das noções mínimas, trago um exemplo primoroso de obra coletiva, que conheci na adolescência e que até hoje me impressiona: o livro O mistério dos MMM.

Trata-se de romance policial escrito em 1964 por Rachel de Queiroz, Antônio Callado, Dinah S. de Queiroz, Orígenes Lessa, Viriato Corrêa, José Condé, Jorge Amado, Lucio Cardoso, Guimarães Rosa e Herberto Sales, cada um autor de um capítulo sucessivo. Obra coletiva perfeita, mas juridicamente problemática, pois se se retirar o capítulo (participação individual) de um dos autores, a obra ficará mutilada e incompreensível. Desafio para a editora.

Voltando ao ponto inicial, vê-se, então, que se o financiamento coletivo é facilmente identificável pela quantia doada ou investida, os direitos de participação de autor em obra coletiva nem sempre são facilmente exercidos. A tendência é de se atribuir ao organizador esses direitos, o que reforça o papel do produtor de empreendimentos culturais, como coleções literárias, seriados de televisão, musicais, que exigem grandes valores para a sua execução. Ou seja, é possível que o crowd funding financie a obra coletiva. Por ora ficamos com essa reflexão, mas no próximo artigo continuo. Ah! O coletivo de camelos é cáfila!

Gustavo Martins de Almeida é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento. Seu e-mail é gmapublish@gmail.com.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
O direito de autor de obra literária de conservá-la inédita é absoluto? Esse direito passa para seus herdeiros com a sua morte?
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida aborda o projeto de lei que visa regular o uso da inteligência artificial e discute a polêmica por trás da pergunta
Lei de Acesso à Informação ainda não foi estudada sob o novo ângulo dos usos da inteligência artificial, de recriação e abertura de arquivos, comportando enorme potencial de debate e repercussão no segmento de informação
Em novo artigo, Gustavo Martins fala sobre o potencial das interações culturais com mobiliário urbano e como isso poderia ser melhor aproveitado no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Quando alguém ganha o Nobel passa a ser vítima da turba jornalística.
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar