Publicidade
Publicidade
Pensa que é fácil?
PublishNews, 09/02/2012
Pensa que é fácil?

Agora está realmente acontecendo: os mercados editorial e livreiro caíram na realidade digital! Como distribuidora, posso dizer que estamos numa fase passiva, captando contatos que nos chegam diariamente. Parece fácil...

A livraria digital que usamos de case vem recebendo obras de sucesso, simultaneamente com os lançamentos dos impressos. Grandes editoras, grandes lançamentos. Acabei de ler três best sellers, comprados no digital, em loja brasileira de editora brasileira...fiquei tão feliz!

Ainda estamos com algumas questões: o DRM ainda não é tão confortável, os sites estão implementando a tecnologia e se acostumando com este novo mercado. As editoras ainda não possuem verba tão definida de marketing para este tipo de produto (acham que é só converter e disponibilizar e esquecem que a internet equivale a uma livraria do tamanho da lua! Os livros têm que se destacar!). Mas o digital já é realidade no Brasil. Em breve grandes players internacionais virão e pronto: brasileiro é meio assim, precisamos ainda do aval do “primeiro mundo” para acreditar e apostar em algo.

O que não podemos esquecer é que o Brasil é hoje a vedete da vez. Chegou a hora de ditarmos tendências e andar com as próprias pernas, não acham?

Todo esse movimento pode também gerar uma ideia errada de facilidade extrema. Estou me referindo às instituições de ensino e ao nosso governo. Este anunciou compras milionárias de tablets sendo que o mais importante, antes do gadget, é o sistema que operará e distribuirá o conteúdo aos alunos. Não adianta nada comprar tablets se os próprios livros didáticos se encontram um passo atrás na digitalização. Se uma universidade investe todo o seu capital em gadgets...sinto muito, não terá fôlego para o desenvolvimento da tecnologia que deverá estar atrás do hardware. O que adianta ter um tablet se o conteúdo de que o aluno precisará não está digitalizado e não está sendo comercializado?

Isso tudo se mostra bem perigoso. Vocês sabem que não tenho talento para o drama e costumo ver as coisas com as tais lentes cor-de-rosa. Mas será que esse processo todo voltado para gadget, e não para o conteúdo, não estará dando uma forcinha à pirataria? Lembra das músicas? Ipod antes de conteúdo à venda = pirataria.

Não querendo desanimar, reafirmo que a migração para o digital veio para facilitar. Sim, é fácil e simplifica os processos. Mas antes que invistam no hardware, pensem nas tecnologias e na conversão dos acervos.

Ora, vejam só...uma “veterana” dos e-books dando conselho ao governo...hihi

Links úteis

Novas lojas de e-books que me encantam:

http://www.buqui.com.br/site/default.asp

http://www.travessa.com.br/ebook

Lista de possíveis erros de DRM para o leitor ou loja de e-books:

http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/help/

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Um país sem livrarias espalhadas pelas ruas e cidades é um país sem alma.
Alexandre Martins Fontes
Editor e livreiro brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar