Publicidade
Publicidade
Em que gadgets os leitores digitais andam lendo?
PublishNews, 26/01/2012
Os gadgets dos leitores digitais

Achei que seria interessante divulgar mais dados aqui na coluna, com base na prática da Gato Sabido. Os de hoje podem ajudar a responder duas perguntas importantes no universo dos e-books: que tipo de gadget o leitor digital vem utilizando? Para onde vamos produzir e-books?

Bom, como todos os que já trabalham com ePub perceberam, algumas formatações ficam boas no iPad e um horror em leitores e-Ink; ou o que fica bom no e-Ink fica um horror no celular... Isso ainda está uma bagunça, mas acredito que os nossos especialistas da Simplíssimo logo, logo descobrirão (se já não descobriram) soluções para isso.

Independentemente de formatação, dados são sempre bem vindos. E consegui captar a porcentagem dos navegadores utilizados pelos clientes da Gato. Vejam:

Chrome: 27,97%

Safari: 23,76%

Internet Explorer (IE): 22,88%

Firefox: 16,52%

Android Browser: 6,44%

Opera: 1,06%

Mozilla Compatible Agent: 0,75%

Opera Mini: 0,21%

RockMelt: 0,19%

IE com Chrome Frame: 0,13%

Atenção para os dados em negrito! Eu os marquei porque eles indicam os navegadores que provavelmente são usados em dispositivos mobile (tablets e celulares). Pelo SAC e o acompanhamento do consumidor, descobrimos que 30% dos leitores compram para ler no iPad. Os outros usam Android gadgets (Samsung Galaxy, smartphones) e computadores (sim, muita gente ainda lê na tela do computador!), sendo que uma parte destes clientes baixa os arquivos no computador e transfere para dispositivos de leitura (Cooler, Nook, Sony, Kobo, entre outros).

É muito interessante saber que o brasileiro abraçou o mobile! Eu acredito muito nessa forma de ler, e um passarinho me contou que as empresas de telefonia móvel no Brasil virão com tudo no segmento de literatura. Tchan tchan tchan tchan!

Links úteis:

Lista de mais vendidos da Gato Sabido: http://revolucaoebook.com.br/lista-mais-vendidos-gato-sabido-mais-dados-pratica/

Cursos on-line para conversão: http://www.dualpixel.com.br/webinars.html

Sugestões, perguntas e comentários: camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A iniciativa Bookshop.org​ desde 2020 tem impulsionado mais de 2,3 mil livrarias independentes dos EUA, ajudando-as a gerar US$ 34 milhões
Livro '​Pirulito RodaPé ' tem história, joguinho, desenho pra pintar e folha em branco pra desenhar
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Há uma superprodução. De livros, escritores, editores, um número de editoras grande surgindo.
Luiz Schwarcz
Editor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar