Publicidade
Publicidade
Dois cursos e muitas conclusões
PublishNews, 15/12/2011
Dois cursos e muitas conclusões

Nas últimas semanas tive a felicidade de dar dois cursos sobre o processo editorial digital e mercado digital, um no Rio e outro em São Paulo. É muito bom encontrar parceiros de mercado e no fim acabamos montando a apresentação juntos. As dúvidas, os anseios e idéias surgiram naturalmente e foi uma ótima troca! Diferente dos outros dois anos, vi um brilho no olhar dos meus colegas de mercado. Ok, ok... Piegas... Mas real. De verdade!

No Rio, chegamos a uma bela conclusão, proposta por uma editora competentíssima: "daqui a uns anos, livro impresso será coisa de rico, e livro digital será coisa de todos". Ao fim do curso, observamos também que 2012 será o ano do e-book.

Essas conclusões vieram depois de pensarmos e falarmos das possibilidades e até de coisas concretas que estão para acontecer: bibliotecas de e-books, projetos possíveis na telefonia móvel, projetos educacionais, distribuição global, entrada de grandes players no mercado, possibilidade de surgimento de pequenos players, produção de livros sem o grande aporte em grandes tiragens, impressão sob demanda e mais um monte de coisas.

Pensamos na maravilha que será (e isso já aconteceu com um número limitado de estudantes no último semestre) o aluno “logar” em um aplicativo, num tablet ou celular, colocar sua matrícula e senha tendo em questão de minutos toda a ementa do semestre à disposição, para leitura offline. E ainda acesso a uma livraria, 24 horas por dia, todos os dias da semana, somente a um minuto da abertura de seu livro digital comprado.

Sonhamos com a possibilidade de lançar grandes autores em diversas línguas, com distribuição global. Mas também chegamos à conclusão de que a produção do livro não sairá da conta do preço final do e-book. Em outras palavras, os e-books não podem ainda ser vendidos por menos de R$ 4,90, pois esse valor não pagaria o DRM, a produção e o administrativo da editora.

Mil conclusões e ainda a certeza de que, daqui a dois meses, tudo pode mudar. Ninguém poderá falar e prever nada com tanta certeza neste mercado. Não tem jeito, perdemos o controle e nos transformamos em profissionais do século XXI. Teremos sempre que estudar, nos atualizarmos e nos superarmos, como os outros profissionais de praticamente todas as áreas. A figura mítica do editor dá lugar ao cara cult, ligado em tecnologia, cabeça aberta, usuário das mídias digitais e do que mais está por vir.

Como Cindy Leopoldo escreveu na última coluna, e-book é coisa de editor, e eu acrescento que ePub é coisa de diagramador, profissional que também se desenvolverá e se aproximará mais do desenvolvedor e programador.

Mas este papo continua... Abaixo alguns links úteis sobre conversão. Feliz Natal! Comam e bebam moderadamente, e até o ano do e-book!

http://www.adobe.com/devnet/digitalpublishing.html

http://www.adobepress.com/articles/article.asp?p=1349396

http://www.simplissimo.com.br/gerar-epub-com-indesign-coisa-pra-profissionais/

http://www.mxstudio.com.br/design/indesign/ebooks-no-indesign-parte-1/

http://tv.adobe.com/watch/learn-indesign-cs5/adding-audio-and-video-content-to-epub-from-indesign-cs55-/

http://tv.adobe.com/search?q=epubs&sortby=relevancy&page=2

http://www.dualpixel.com.br/webinars.html

*colaboração com links de Janaína Salgueiro

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Quem é muito feliz não precisa escrever porque está ocupado em viver, mas há sempre uma angústia, uma melancolia, na maioria dos escritores que os empurra para a escrita.
Nuno Camarneiro
Escritor português
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar