Publicidade
Publicidade
Informação – A Biblioteca de Babel existe?
PublishNews, 04/10/2011
A Biblioteca de Babel existe?

Acabei de ler (no meu Kindle), o livro Information – A History – A Theory – A Flood (Informação – Uma História – Uma Teoria – Uma Inundação), de James Gleick (Pantheon Press). Já li dois outros livros de Gleick – Genius, que é uma biografia de Richard Feynman, talvez o último gênio da física do Século XX, e a biografia de Isaac Newton, quando teve que tirar leite de pedra para conseguir os fatos do formulador da lei da gravidade, um bizarro que gostava de queimar todos seus papéis.

Em Information, Gleick começa mostrando como funciona, de fato, a comunicação por tambores usada na África, trata do telégrafo, da criptografia e detalha o surgimento da teoria da informação e de como esta foi se imbricando com a física quântica, a genética, o acaso, o facebook e termina nas indagações sobre a biblioteca de Babel.

Mas, antes de chegar lá, Gleick vai mostrando uma galeria de personagens fantásticos. Ele realmente consegue transformar em algo sensacional e eletrizante (!) a vida de físicos, engenheiros e outros quetais.

Algumas pérolas.

Todos nós, letrados, já ouvimos falar do poeta romântico inglês Lord Byron. Não apenas por seu papel no romantismo como pelas viagens, inclusive a famosa estadia em Genebra com Percy e Mary Shelley, quando esta escreveu Frankenstein. Acusado de ter tido uma filha com a irmã, Augusta, Byron casou-se com outra aristocrata inglesa, Anne Milbanke, e com ela teve uma filha, Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace. Essa mocinha, com esse nome que nos faz lembrar o filme Deep Throath, foi uma matemática de altíssimo nível, e é considerada a primeira programadora de computadores – na primeira metade do século XIX. Ela programou o computador projetado por Babbage, outro matemático, que não conseguiu construí-lo porque a metalurgia da época não tinha condições técnicas para isso. Já no século XX a máquina foi feita e funcionou, seguindo a programação de Lovelace.

Podem acreditar que o livro tem muito mais personagens geniais, bizarros e pacatamente criativos que foram construindo a teoria da informação. Uma delícia de leitura.

Claude Shannon, matemático e pesquisador do Bell Laboratory, foi quem definiu o “bit” como a unidade mínima de informação existente. No mesmo laboratório e na mesma época da invenção do transistor, e a combinação das duas coisas levou a hoje podermos ler esse texto em computadores que podem estar separados por milhares de quilômetros, recebendo dados armazenados na “nuvem”.

Essa tortuosa história, entretanto, interessa aqui pelas implicações práticas e filosóficas que dizem respeito à Biblioteca de Babel, a invenção borgiana, na qual metaforicamente estaria depositado todo o conhecimento humano. “O Universo, (que outros chamam de biblioteca)” e o seu paradoxo: nenhum conhecimento pode ser descoberto ali porque todo conhecimento já está lá, lado a lado nas prateleiras que contem todos os livros sobre todas as coisas em todos os idiomas.

A Biblioteca de Babel é o caso perfeito do empanturramento de informação que nos assola. Imaginariamente, Borges já tinha descrito esse verdadeiro caos que é a abundância da informação, que nos bombardeia por todos os lados, a todo instante. Biblioteca de Babel que a Wikipédia imagina reproduzir, como a enciclopédia de todas as enciclopédias. Biblioteca de Babel que o Google quer que exista online, com todos os livros do mundo, em todos os idiomas, digitalizados e disponíveis “na nuvem”.

O caos.

No entanto, no final, a semântica, o significado, termina por prevalecer. Ao contrário da invenção borgiana, os sistemas de informação criaram seus sistemas de busca e filtro, e é isso que nos separa da Biblioteca de Babel, onde tudo está e nada é encontrado. Diferenciar entre informação e significado no meio dessa pletora de bits é o que restaura nossa humanidade. Os engenheiros simplesmente nos deram a oportunidade de explorar melhor, ao compreender, que informação não é significado, não é conhecimento.

O Universo é a Biblioteca de Babel, mas nós é que damos significado a ela.

++++

No blog www.oxisdoproblema.com.br iniciei ontem uma série de posts sobre a participação do Brasil na Feira de Frankfurt em 1994. O objetivo é recuperar a história, os sucessos e os problemas daquela participação, de modo a ajudar os que planejam a nova participação do Brasil como País Convidado da maior feira de livros do mundo, em 2013. No final da série haverá um resumo aqui nesta coluna.

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Quanto mais difícil for caracterizar e catalogar a literatura de um país, melhor será.
André Conti
Editor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar