Publicidade
Publicidade
Não entendo, me explica?
PublishNews, 02/06/2011
Não entendo, me explica?

Desde que entrei no mercado editorial, comecei a observar coisas e comportamentos que não entendia. Pensei que com o tempo passaria a entender. Resolvi assumir minha incompetência emocional (ou seria política?!) e colocar aqui tópicos que não consegui entender – e olha que usei minhas lentes rosas!





• Por que algumas editoras boicotam canais de vendas – mesmo sabendo que seria mais uma forma de difundir seu acervo e ganhar dinheiro?

• Por que a área editorial não gosta de desafios e evolução tecnológica?

• Por que algumas livrarias não pagam suas dívidas com as editoras?

• Por que as editoras sempre aceitaram a consignação, mesmo falando mal e se queixando tanto?

• Por que os autores não têm transparência nos relatórios de vendas de suas obras?

• Por que alguns editores não querem o livro digital, mesmo sabendo que os lucros são maiores, que a logística é descomplicada e que a leitura pode ser definitivamente democratizada?

• Como pode alguns autores não serem a favor da difusão de suas obras no digital, mesmo sabendo que o alcance é maior?

• Por que a lista de mais vendidos é muitas vezes mentirosa, com números fictícios e todo mundo finge que não percebeu?

• Como pode a produção editorial não colaborar com a tecnologia? Facilitaria tanto a vida deles...

• Por que o mercado sempre odeia quem faz sucesso? O autor mais vendido é sempre um vilão, o inculto, o burro, o que escreve mal...

• Por que os editores não admitem que gostariam de ter meio Paulo Coelho sob seus contratos?

• Por que os mais antigos no mercado insistem em ver novos talentos capazes como uma ameaça e não como agregadores?

• Por que você, que é do mercado editorial, ainda não comprou um livro digital sequer para poder discutir comigo?

• Por que você, que comprou e diz que não gostou, não procura ajuda para abrir o seu link e fazer sua id e senha no ADE para abrir seus arquivos protegidos?

Por quê? Por quê? São tantos porquês que resolvi aceitar o convite para dar um curso, mas estou indo mais para buscar respostas e entender uma série de coisas que não se encaixam ainda na minha cabeça. Me ajuda a entender?

Na próxima coluna, vou divulgar os números da Caki Books (Oh my God, como você pode fazer isso?) Yes, I can! Vamos entender – de verdade – esse tal de mercado digital e ver o quanto ele anda crescendo – de verdade. Vou falar dos novos players e divulgar contatos que podem ajudar a vocês com aplicativos, audiobooks e distribuição. Peço que se tiverem alguma novidade ou bom contato, com bons produtos, funcionando e sendo comercializados, não deixem de me enviar para que eu possa incluir e divulgar... Quero fazer deste canal algo mais que produtivo! Tô atacada!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O que os números, um olhar atento e um cartão de visita pisoteado dizem sobre a evolução das obras em áudio no país
Com base no artigo do italiano Luciano Floridi, Fernando Tavares escreve sobre o processo de mudança na 'carpintaria' da escrita
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
Livro de Luciane Mustafá propõe um gesto simples e profundamente transformador
Contos abordam temas universais do universo feminino, como autoestima, relações afetivas, identidade, limites, espiritualidade, culpa, expectativas sociais e autoconhecimento
A encadernação é o toque final do livro.
Michel Wittock
Biblioteca Wittockiana

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar