Parte de um esforço para criar condições favoráveis à expansão dos negócios para os expositores do mercado editorial, o evento gerou, segundo apuração da CBL, a venda de US$ 104.550 mil em direitos autorais, US$ 119.100 mil em livros, e a estimativa de mais US$ 432.500 mil em negócios para os próximos 12 meses. No total, o evento estima mais de US$ 650 mil, somando negócios imediatos e a expectativa para os meses seguintes. Além disso, o programa também possibilitou quase 500 novos contatos para as editoras presentes.
Em quatro dias de evento, a terceira edição da Jornada contou com a participação de 20 editoras estrangeiras para sessões de matchmaking e também realizou mesas de discussão a respeito do mercado editorial. Um grupo de 46 editoras brasileiras participaram da programação, que misturou negócios e conteúdo.
“A Jornada Profissional trouxe às editoras participantes muitos acordos e oportunidades de bons negócios. O programa aproximou ainda mais os relacionamentos entre profissionais do mercado editorial global e possibilitou um rico networking para as casas brasileiras”, comenta Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do BP.
Ela também explica que os resultados da iniciativa excederam as expectativas. “Em 2020, ano no qual a Jornada aconteceu de maneira 100% online, tivemos a participação de 19 editoras, e os resultados foram de US$ 133 mil em negócios. Tínhamos em mente que iríamos trazer resultados melhores, na casa dos US$ 400 mil, mas com certeza chegar no valor de os US$ 650 mil é uma grande conquista”, explica.
Vitor Tavares, presidente da CBL, também se disse satisfeito com o resultado. “Essa edição nos trouxe excelentes frutos e reaqueceu ainda mais a retomada dos eventos e negócios presenciais”, comentou.