A programação da 3ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELGD) se expande para abordar temas fundamentais e atuais que estão moldando o futuro do setor editorial. Nesta quinta-feira (11), foi anunciada a participação presencial de Videl Bar-Kar, vice-presidente de áudio da Bookwire, conhecido por sua visão inovadora no mundo dos audiolivros e do mercado editorial global. Ele discutirá os caminhos futuros e os desafios do setor.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizará o Encontro entre os dias 5 e 7 de junho de 2024, no Tauá Resort & Convention, em Atibaia, São Paulo. Com o objetivo de reunir profissionais do setor editorial para debater as últimas tendências e inovações do mercado, o evento contará com uma programação inédita com curadoria de Cássia Carrenho, vice-reitora da LabPub.
Outro tema requisitado no setor será amplamente discutido, a Inteligência Artificial, que contará com painel dedicado aos impactos práticos da IA no setor editorial, explorando como as novas tecnologias estão transformando o dia a dia dos profissionais.
Confira os temas da programação do evento:
- Entrevista com Videl Bar-Kar: Inovação, Audiolivros e o Mercado Editorial Global
- IA e seus impactos práticos no setor editorial: o que mudou no seu dia-a-dia?
- Financiamento coletivo: um modelo de negócio sustentável
- Influenciadores: o que é fundamental para uma parceria de sucesso?
- Lei Cortez - diferenças entre Brasil e Argentina
- Indicadores fundamentais para a gestão financeira de sua empresa
- Autores Independentes: um mercado de oportunidades para o setor editorial
- Relacionamento com os leitores: criando programas de incentivo a leitura
- O dia a dia do e-commerce: as boas práticas para seu livro vender mais nas livrarias online
- Inteligência Artificial aplicada: otimizando processos editoriais
- Distribuição: o ponto chave para cases de sucesso
- Como melhorar a experiência digital do seu leitor: o caminho do e-book da produção até o e-reader
- Gestão no mundo atual: tempo, pessoas e processos
- Como criar um canal de TikTok adequado a sua empresa
- Histórias que nos unem
Segundo Cássia, o foco da sua curadoria para essa edição está na inovação e inspiração. "Embora a gente pense sempre em tecnologia, a inovação tem a ver com algo novo. Estamos em um momento em que se fala muito sobre inteligência artificial, que é uma excelente tecnologia, uma ferramenta para muitas coisas editoriais, mas não é o único foco da inovação. A inovação se dá através da forma de gerenciamento de equipes, em como melhorar processos internos, e esse será o foco central", explicou ao PublishNews.
Cássia Carrenho adiantou ainda que manterá o formato de palestras e painéis práticos – que recebeu feedbacks positivos na última edição – e confirmou a presença de mais um nome: o argentino Guido Cervetti, da Big Sur. Ele falará sobre a lei do preço comum na Argentina, o que deu certo e o que não deu, em uma análise prática sobre o tema.
As vendas de ingressos se iniciaram no dia 5 de março, e os valores variam de R$ 507 para associados e R$ 721 para não associados. Além disso, a organização oferece pacotes exclusivos com desconto na hospedagem e outros serviços, disponíveis através do Sympla até 14 de abril de 2024. Para mais informações sobre pacotes de patrocínio, entre em contato com Cinthia Favilla (cinthia@cbl.org.br) ou telefone: 11 99973-0131.