
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a programação do 3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, marcado para ocorrer de 5 a 7 de junho, no Tauá Resort & Convention em Atibaia, São Paulo.
O evento – com curadoria de Cassia Carrenho, sócia-diretora da LabPub, escola 100% EAD voltada para o mercado editorial – tem como principal objetivo debater as mais recentes tendências e as novidades do mercado editorial. Entre os temas relevantes que serão abordados ao longo de toda a programação estão o debate sobre o mundo digital, painéis sobre a Inteligência Artificial e seus impactos práticos no setor, boas práticas do e-commerce, parceria com influenciadores e até mesmo como criar um canal de TikTok.
Este ano, a programação também se expande para abordar temas fundamentais e atuais que estão moldando o futuro do setor editorial, entre eles a participação presencial de Videl Bar-Kar, vice-presidente de áudio da Bookwire, conhecido por sua visão inovadora no mundo dos audiolivros e do mercado editorial global. Ele discutirá os caminhos futuros e os desafios do setor.

A programação terá ainda debates a partir dos dados da pesquisa Panorama do Consumo de Livros, explicações sobre as diferenças da Lei Cortez no Brasil e na Argentina e, ainda, como melhorar a experiência digital do leitor. Os valores dos ingressos variam de R$ 507 para associados e R$ 721 para não associados. Para mais informações e ingressos clique aqui.
O evento também enfatiza o compromisso com ESG (Ambiental, Social e Governança). O Tauá Resort, sede do evento, é parte do Programa de Descarbonização do Grupo Tauá, tornando-se o primeiro grupo de hotéis e resorts Carbono Neutro do Brasil em 2023. Eles realizaram um inventário de emissões de CO2 em todas as unidades, compensando 100% das emissões dos escopos 1 e 2 com créditos de carbono da ONU.
Outras empresas participantes, como a In Out Transportes, utilizam etanol em seus carros executivos para reduzir as emissões de carbono. Palestrantes do evento viajarão de diferentes regiões, usando seus próprios carros ou o serviço de transfer disponibilizado.
Confira detalhes da programação do 3º EELDG
* Sujeito a alterações
Dia 05 de Junho
Salão Brasil
05 de junho |15h
Inteligência Artificial e seus impactos práticos no setor editorial: o que mudou no dia-a-dia do seu trabalho?
André Palme - Sócio e CMCO do Skeelo
Ricardo Costa - CEO da MVB Brasil
Camila Cabete - Head de Conteúdo e Sócia na Árvore
Mediação: Fábio Uehara - Diretor editorial da Tocalivros e Agente Comercial da Tocacast
Sala Skeelo
05 de junho | 15h
Financiamento coletivo: um modelo de negócio sustentável
Laura Brand - Sócia-fundadora e Gerente de Comunicação na Editora Moby Dick
Salão Brasil
05 de junho | 16h30
Indicadores fundamentais para a gestão financeira de sua empresa
André Castro - CoFundador e Reitor da Faculdade LabPub
Sala Skeelo
05 de junho | 16h30
Influenciadores: o que é fundamental para uma parceria de sucesso?
Tatiany Leite - Jornalista e criadora do “Vá ler um Livro”
Salão Brasil
05 de junho | 17h30
Panorama do Consumo de Livros: em busca da demanda perdida
Mariana Bueno - Coordenadora de Pesquisas Econômicas da Nielsen BookData
Jacira dos Anjos Cunha - Analista sênior da Nilesen BookData
Ismael Borges - Gerente Territorial Bookscan Brasil NielsenIQ
Dia 06 de Junho
Salão Brasil
06 de junho | 10h – Internacional
Lei Cortez: diferenças entre Brasil e Argentina
Guido Cervetti – Gerente Comercial da Big Sur
Mediação: Alexandre Martins Fontes – Presidente da ANL
Salão Brasil
06 de junho | 11h30
Metadados: perguntas frequentes de livreiros e editores
Cristiane Martins – Gerente de Produto na MVB Brasil
Salão Brasil
06 de junho | 12h30
Autores Independentes: um mercado de oportunidades para o setor editorial
Luciana Soares – Fundadora e CEO da Aziza Editora
Lucy Miguel – Líder de Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon Brazil
Daniel Pinsky – Fundador da Editora Labrador
Mediação: Lilian Cardoso – Fundadora da LC – Agência de Comunicação
Sala Skeelo
06 de junho | 12h30
Como melhorar a experiência digital do seu leitor: o caminho do e-book da produção até o e-reader
Joana Conti -Head of Account Management na Bookwire Brasil Distribuidora
Salão Brasil
06 de junho | 15h
O dia a dia do e-commerce: as boas práticas para seu livro vender mais nas livrarias online
Cynthia Muller – Coordenadora Comercial na Editora Planeta
Sala Skeelo
06 de junho | 15h
Inteligência Artificial aplicada: otimizando processos editoriais
José Fernando Tavares- CEO da Booknando Livros
Sala Skeelo
06 de junho | 16h
Relacionamento com os leitores: criando programas de incentivo a leitura
Clara Sampaio – Analista de Marketing do Skeelo
Dia 07 de Junho
Sala Skeelo
07 de junho | 10h
Licitações e compras públicas: entendendo as oportunidades desse setor
Natalia Vieira - Diretora Comercial da Radar de Licitações
Henrique Farinha - Sócio na Editora Évora e Diretor da CBL
Mediação: Fernanda Garcia - Diretora Executiva CBL
Sala Skeelo
07 de junho | 11h
Como criar um canal de tiktok adequado a sua editora
Patrick Torres - Criador de conteúdo digital literário
Salão Brasil
07 de junho | 12h
Histórias que nos unem
Alice Betânia Miranda - Escritora e Finalista do Prêmio Kindle de Literatura
Pedro Rhuas - Escritor, Cantor, Compositor e Jornalista
Mediação: Sergio Alves - Livreiro na Todavia Editora