3ª Jornada Profissional da Bienal de SP começa nesta quarta
PublishNews, Redação, 28/06/2022
É esperada a participação de 80 profissionais e estimativa é de que as editoras brasileiras realizarem negócios de US$ 400 mil durante os próximos 12 meses

Antecedendo a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (02 a 10/07) – que até o momento já vendeu 169% de ingressos a mais, se comparado à edição de 2018 – começa nesta quarta (29) a 3ª Jornada Profissional.

Realizada pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro, realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – a Jornada faz parte de um esforço para criar condições favoráveis à expansão dos negócios para os expositores do mercado editorial.

De quarta a sexta (1º), o Expo Center Norte abrigará rodadas de negócios com editores internacionais convidados e uma programação de palestras exclusivas. Com esta iniciativa, a Bienal do Livro de SP tende a se colocar também como uma importante feira de negócios, inspirada nas feiras internacionais similares de Frankfurt, Guadalajara e Bolonha (onde há grande fluxo de compra e venda de direitos autorais entre diversos países).

O BP espera a participação de 80 profissionais, com 20 vagas reservadas para convidados internacionais dos EUA, Europa, América Latina, Turquia e Egito; além de Portugal, país convidado de honra da Bienal em 2022. A estimativa é de que as editoras brasileiras alcancem US$ 400 mil em negócios durante os próximos 12 meses.

“A Jornada Profissional é um projeto enriquecedor que promove diversas oportunidades de negócios e networking entre as editoras participantes. O programa possibilita o estreitamento de relações entre profissionais e casas editoriais do mundo todo e estamos entusiasmados de realizá-lo mais uma vez de maneira presencial”, explica Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers.

Programação

No dia 29, haverá a primeira mesa do programa intitulada “O Mercado em Língua Portuguesa – desafios e oportunidades: um overview sobre os mercados de livros no Brasil, Portugal e África Lusófona”. A discussão abordará um breve panorama para a internacionalização, como as principais dificuldades enfrentadas para a venda de direitos nos três países.

Já na quinta-feira, dia 30, acontece a mesa “Os programas internacionais de fellowship e sua importância para os negócios no mercado editorial”, que discorrerá sobre como os programas de fellowship internacionais funcionam, que oportunidades eles oferecem para o mercado do livro, por que são tão importantes e como podem melhorar e atender mais pessoas.

No dia 1º de julho, os convidados internacionais visitam a editora FTD Educação, que faz parte do Brazilian Publishers, e também conhecem o parque gráfico da casa editorial. E por último, no dia 2 de julho, acontece a visita à feira com a participação no Latin American Educational Publishers Forum (EPF Latam) pela manhã.

[28/06/2022 11:00:00]