Publicidade
Publicidade
Um clube para fãs de livros
PublishNews, Redação, 05/08/2019
O podcast do PublishNews desta semana recebeu o curioso Marcelo Duarte, editor da Panda Books, autor da série 'O Guia dos Curiosos', e curador do Bux Club, novo clube de assinatura de livros

O podcast do PublishNews desta semana recebeu o curioso Marcelo Duarte, editor da Panda Books, autor da série O Guia dos Curiosos, e curador do Bux Club, novo clube de assinatura de livros.

Na nossa conversa - que também contou com a participação do nosso colunista, o Gustavo Martins de Almeida - Marcelo contou como surgiu a ideia de criar o clube e sobre o novo conceito de ser um fã-clube de leitores.

“Eu e mais duas sócias percebemos que o mercado de clube de leitura está crescendo demais, mas da mesma maneira que cresce, quando você entra depois que todo mundo já fez, você precisa apresentar algo novo e o que a gente percebeu é que os clubes que fazem sucesso investiram muito na curadoria [...] e a gente percebeu que a ideia de fazer cada mês um curador diferente podia não agradar 100%, você pode gostar muito do curador desse mês e não se identificar com o curador do mês seguinte e ai que nós enxergamos uma oportunidade que era um clube de leitura em que você escolhe o curador, não que o clube escolhe para você”, explicou. A partir dessa ideia, o Bux procurou 18 pessoas que gostam de ler e que possuem uma boa relação com a leitura para cuidar dessa curadoria.

Marcelo fez questão de explicar também que o clube ainda está no começo e a ideia inicial é fazer o leitor entender como clube funciona. “A pessoa tem que entender que ela vai receber uma caixa com um livro surpresa escolhido pelo curador, uma sobrecapa com a identificação do clube de leitura, um encarte que é o curador explicando porque escolheu o livro e dando dicas de como ler o livro e memo, uma mistura de mimo e memorabilia”.

Os planos do clube para os próximos meses e as estratégias para se sobressair neste mercado também fizeram parte da conversa. “Não quero ser a TAG, não quero ser a Leiturinha, eu quero ser o Bux Club, se eu pensasse desse jeito eu jamais entraria nesse negócio. [...] Se nós tivermos - e isso foi combinado com cada curador - um assinante em cada clube, nós vamos entregar o livro para esse um assinante. O nosso conceito é totalmente diferente", contou.

O podcast teve ainda o giro de notícias em um novo modelo e os mais vendidos do PN e da Auti Books.

Além da Auti Books, o Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunesGoogle Podcasts e Overcast.

Mais vendidos Auti Books:

1. Mindset (Objetiva), de Carol S. Dweck

2. O poder do hábito (Objetiva), de Charles Dwigg

3. Os Segredos da mente milionária (sextante), de T. Harv Ecker

4. Breves respostas para grandes questões (Intrínseca), de Stephen Hawking

5. Rápido e devagar (Objetiva), de Daniel Kahneman

6. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson

7. Sonho grande (Primeira Pessoa), de Cristiane Correa

8. A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown

9. Casais inteligentes enriquecem juntos (Sextante), de Gustavo Cerbasi

10. Homo Deus (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harari

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Acho que cada escritor estabelece uma relação com a realidade segundo a sua personalidade
Nélida Piñon
Escritor brasileiro - 'Um escritor na biblioteca'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar