Gringos celebrarão Lima Barreto em praia de Paraty
PublishNews, Redação, 26/06/2017
Festa do Policarpo, evento organizado pelo PublishNews, terá o patrocínio da multinacional Bookwitty, da nipo-canadense Kobo e da alemã Bookwire

“O dia é meigo. O sol, ora espreitando através de nuvens, ora todo aberto, não caustica. Nos dois abarracamentos cheios de gente, espoucam garrafas de cerveja que se abrem. [...] O mar muge suavemente. As ondas verde-claro rebentam antes da praia em franjas de espuma. Pelo ar havia meiguice, e blandícias tinha o vento a sussurrar.” Foi assim que Lima Barreto descreveu a praia carioca do Leme em seu Diário Íntimo. Mas o fato é que este idílico trecho do autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) poderia também descrever a Praia do Pontal, onde o PublishNews realizará sua festa durante o evento – especialmente no que se refere às garrafas de cerveja.

Com o nome de “Festa do Policarpo”, a comemoração é patrocinada pelas empresas estrangeiras Bookwitty, Kobo e Bookwire. A princípio, isto pode parecer um paradoxo, mas a ideia de homenagear Policarpo Quaresma, o célebre personagem do mais conhecido romance de Lima Barreto, não foi mero acaso. “As três empresas que patrocinam nossa festa têm em comum uma estratégia global e digital nos negócios, mas também um foco e preocupação locais que são fundamentais em sua atuação”, explica Carlo Carrenho, fundador do PublishNews. “Assim, nada mais coerente que emprestar o nome de Policarpo Quaresma, este herói do Brasil que queria o tupi como língua oficial, para batizar nossa festa na praia”, continua.

Para Cindy Carvalho, gerente de marketing da Bookwitty, a Flip reflete o próprio espírito da plataforma de descoberta de livros. | © Divulgação
Para Cindy Carvalho, gerente de marketing da Bookwitty, a Flip reflete o próprio espírito da plataforma de descoberta de livros. | © Divulgação

Com escritórios em 11 cidades e quatro continentes, a Bookwitty, uma plataforma de descoberta e comercialização de livros, está dando seus primeiros passos no Brasil. “Era importante para nós participarmos ativamente da Flip deste ano, uma vez que o evento em si já reflete o espírito da Bookwitty: algo acolhedor e personalizado para o público, mas internacional e mundialmente reconhecido pela lista de autores presentes”, explica a luso-canadense Cindy Carvalho, gerente de marketing da plataforma. Marcelo Gioia, diretor executivo no Brasil da Bookwire, empresa alemã que é hoje a maior agregadora de livros digitais do país, ecoa as palavras de Cindy: “A Flip é uma espécie de coroação e valorização do conteúdo, o que tem tudo a ver com Bookwire”, declarou.

A Kobo, varejista de livros digitais que já está no Brasil desde 2012 em parceria com a Livraria Cultura, ainda tem um motivo a mais para participar da Festa do Policarpo. “Temos um relacionamento muito próximo com o PublishNews que antecede até mesmo nossa entrada no Brasil. Além disso, as Kobo Parties são famosas no mundo inteiro e queremos começar esta tradição no Brasil com um parceiro”, explica Camila Cabete, gerente de relacionamento com editoras da empresa nipo-canadense, lembrando as festas antológicas que sua empresa já produziu durante feiras como as de Frankfurt, Londres e na BookExpo.

A Bookwire também acredita na diversão como forma de se promover no mercado editorial, tanto que já havia patrocinado a balada do PublishNews em Paraty no ano passado, quando esta teve o nome de Festa do Alemão e foi chamada de “festa-simpatia da Flip” pelo jornal O Globo. “Estaremos presentes na Flip para essa celebração encervejada do conteúdo, até porque queremos estar próximos de nossos clientes tanto em momentos informais de curtição, tão raros em nossa interação no dia a dia, quanto em momentos mais profissionais, que não deixam de ser curtição para a gente”, explicou Marcelo Gioia. Já a Bookwitty não fica atrás quando o assunto é festa. “Estamos muito felizes em unirmos esforços com o PublishNews, especialmente depois de termos ido na festa de Quinceañera do portal no ano passado. Assim como o PublishNews, a Bookwitty gosta de juntar pessoas em diferentes momentos da vida, especialmente se tiver uma cerveja envolvida. Logo, não tivemos dúvida em apoiar a Festa do Policarpo este ano”, comenta Cindy.

Lima Barreto é o autor homenageado da Flip de 2017 | © Divulgação
Lima Barreto é o autor homenageado da Flip de 2017 | © Divulgação
A Festa do Policarpo acontecerá na sexta-feira, 28/7, a partir das 22h. O local será o quiosque Pizzaria da Praia, na praia do Pontal, do outro lado do rio Perequê-açú, próximo ao terreno que abrigava a antiga Tenda dos Autores da Flip. Qualquer dúvida, é só procurar o quiosque da Dona Carmem. As pick-ups ficarão aos cuidados do DJ Guzz Fuzz, o mesmo que em 2016 garantiu a farra até depois das 3h da manhã, além de profissionais do livro convidados que poderão provar seu talento na arte da animação. A festa é absolutamente democrática e a entrada – se é que dá para chamar pisar na areia de “entrada” – é franca. O PublishNews pede apenas que os interessados manifestem seu interesse ou confirmem sua presença na página do evento no Facebook.

Agora é contar os dias para a as ondas verde-claro rebentarem e, mais importante, as garrafas de cerveja espoucarem na Festa do Policarpo.

[26/06/2017 11:00:00]