“O dia é meigo. O sol, ora espreitando através de nuvens, ora todo aberto, não caustica. Nos dois abarracamentos cheios de gente, espoucam garrafas de cerveja que se abrem. [...] O mar muge suavemente. As ondas verde-claro rebentam antes da praia em franjas de espuma. Pelo ar havia meiguice, e blandícias tinha o vento a sussurrar.” Foi assim que Lima Barreto descreveu a praia carioca do Leme em seu Diário Íntimo. Mas o fato é que este idílico trecho do autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) poderia também descrever a Praia do Pontal, onde o PublishNews realizará sua festa durante o evento – especialmente no que se refere às garrafas de cerveja.
Com o nome de “Festa do Policarpo”, a comemoração é patrocinada pelas empresas estrangeiras Bookwitty, Kobo e Bookwire. A princípio, isto pode parecer um paradoxo, mas a ideia de homenagear Policarpo Quaresma, o célebre personagem do mais conhecido romance de Lima Barreto, não foi mero acaso. “As três empresas que patrocinam nossa festa têm em comum uma estratégia global e digital nos negócios, mas também um foco e preocupação locais que são fundamentais em sua atuação”, explica Carlo Carrenho, fundador do PublishNews. “Assim, nada mais coerente que emprestar o nome de Policarpo Quaresma, este herói do Brasil que queria o tupi como língua oficial, para batizar nossa festa na praia”, continua.
Com escritórios em 11 cidades e quatro continentes, a Bookwitty, uma plataforma de descoberta e comercialização de livros, está dando seus primeiros passos no Brasil. “Era importante para nós participarmos ativamente da Flip deste ano, uma vez que o evento em si já reflete o espírito da Bookwitty: algo acolhedor e personalizado para o público, mas internacional e mundialmente reconhecido pela lista de autores presentes”, explica a luso-canadense Cindy Carvalho, gerente de marketing da plataforma. Marcelo Gioia, diretor executivo no Brasil da Bookwire, empresa alemã que é hoje a maior agregadora de livros digitais do país, ecoa as palavras de Cindy: “A Flip é uma espécie de coroação e valorização do conteúdo, o que tem tudo a ver com Bookwire”, declarou.
A Kobo, varejista de livros digitais que já está no Brasil desde 2012 em parceria com a Livraria Cultura, ainda tem um motivo a mais para participar da Festa do Policarpo. “Temos um relacionamento muito próximo com o PublishNews que antecede até mesmo nossa entrada no Brasil. Além disso, as Kobo Parties são famosas no mundo inteiro e queremos começar esta tradição no Brasil com um parceiro”, explica Camila Cabete, gerente de relacionamento com editoras da empresa nipo-canadense, lembrando as festas antológicas que sua empresa já produziu durante feiras como as de Frankfurt, Londres e na BookExpo.
A Bookwire também acredita na diversão como forma de se promover no mercado editorial, tanto que já havia patrocinado a balada do PublishNews em Paraty no ano passado, quando esta teve o nome de Festa do Alemão e foi chamada de “festa-simpatia da Flip” pelo jornal O Globo. “Estaremos presentes na Flip para essa celebração encervejada do conteúdo, até porque queremos estar próximos de nossos clientes tanto em momentos informais de curtição, tão raros em nossa interação no dia a dia, quanto em momentos mais profissionais, que não deixam de ser curtição para a gente”, explicou Marcelo Gioia. Já a Bookwitty não fica atrás quando o assunto é festa. “Estamos muito felizes em unirmos esforços com o PublishNews, especialmente depois de termos ido na festa de Quinceañera do portal no ano passado. Assim como o PublishNews, a Bookwitty gosta de juntar pessoas em diferentes momentos da vida, especialmente se tiver uma cerveja envolvida. Logo, não tivemos dúvida em apoiar a Festa do Policarpo este ano”, comenta Cindy.
Agora é contar os dias para a as ondas verde-claro rebentarem e, mais importante, as garrafas de cerveja espoucarem na Festa do Policarpo.