Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 20/07/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 20/07/2023

Leitura do Shopping Esplanada Iguatemi em Sorocaba | © DivulgaçãoCom pouco mais de 50 anos de história, a Livraria Leitura – rede que nasceu mineira e, há muito, se tornou nacional – está prestes a abrir a sua loja de número 100 e espera terminar 2023 com 107 unidades e um crescimento superior a 20%. Depois do espaço recém-inaugurado no Shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba (SP), nos próximos dias a rede inaugura mais três unidades: nesta quinta (20), a unidade do Plaza Sul Shopping, em São Paulo – a loja de número 100; no dia 29 de julho, a cidade de Natal receberá a terceira inauguração, no Natal Norte; em 11 de agosto, será a vez do Market Place em São Paulo receber uma unidade. Além disso novas unidades são esperadas em Fortaleza, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para 2024, serão pelo menos mais dez novas lojas. “E, com certeza, o crescimento será de dois dígitos”, acredita Marcus Teles, proprietário da rede, em entrevista ao PublishNews. Mas qual é o segredo por trás do crescimento da Leitura? Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

Encontros com escritores, palestras, espetáculos teatrais e circenses, debates, sessões de contação de histórias, shows musicais, conferências, oficinas, cortejos artísticos, lançamentos de livros e exposições são algumas das 400 atividades anunciadas nesta quarta-feira (19) na programação da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das maiores festas literárias a céu aberto do país. A abertura será no dia 11 de agosto, a partir das 19h, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto / SP) e o evento vai até o dia 20 de agosto – espalhado em 16 locais diferentes da cidade, com toda a programação gratuita. Entre os destaques, está a Sessão Premiados – encontros do público com autores vencedores dos prêmios literários brasileiros. Luiza Romão, Ana Paula Maia, Micheliny Verunschk, Tobias Carvalho, Tonio Caetano, Marta Barcellos, Ignácio de Loyola Brandão, Mia Couto, Velia Vidal e Selva Almada são alguns dos autores confirmados. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

A Feira do Livro de Frankfurt (18 a 22/10) divulgou os nomes dos primeiros autores confirmados para a sua edição comemorativa de 75 anos. Sem mais detalhes, o evento confirmou a participação dos autores Marc-Uwe Kling (Qualityland / Tusquets), Cornelia Funke (O cavaleiro fantasma, O fio dourado, Sombras vivas / Seguinte e O labirinto do Fauno / Intrínseca), Deborah Feldman (Nada ortodoxa / Intrínseca), Rafik Schami (Histórias da noite / Novo Século e O segredo do calígrafo / Estação Liberdade) e Christopher Clark. O destaque, no entanto, vai para o autor Salman Rushdie – homenageado com o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão – que manifestou sua intenção de ir a Frankfurt para a cerimônia de premiação. A acompanhar. Sobre o Bookfest - criado para expandir a programação da feira para diversos espaços da cidade - este ano ele será dedicado às livrarias da região metropolitana de Frankfurt. A programação será anunciada nas próximas semanas. Os ingressos para a 75ª Feira de Frankfurt já estão à venda, custando 25 € para estudantes, livreiros e outras categorias.

PublishNews, Guilherme Sobota, 20/07/2023

Adelaide Ivánova há anos se destaca como poeta no cenário literário brasileiro. Ela mesma se define como "extrovertida antisocial" e "organizadora comunitária pernambucana". Em 2018, ganhou o Prêmio Rio de Literatura por seu quinto livro, o martelo (Garupa), publicado também em Portugal, EUA, Reino Unido, Alemanha, Argentina e Grécia. Em 2020, foi indicada aos prêmios Derek Walcott e National Translation Awards. Em 2021 foi bolsista-pesquisadora do Senado de Cultura de Berlim, onde vive desde 2011. Atualmente, a poeta trabalha na sucursal alemã da revista Jacobin e é organizadora comunitária no movimento social por moradia DW&Co. Enteignen. O PublishNews perguntou a Adelaide Ivánova o que ela está lendo, e esta foi a resposta: “Terminei há alguns dias As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e estou até agora meio assombrada. É um daqueles livros maiores que a vida que, de um lado, inspiram muito um leitor-autor a escrever e, de outro, nos paralisam, por darem a sensação de que nada mais precisa ser dito". Clique no Leia mais para ler a resposta na íntegra.

PublishNews, Paulo Tedesco, 20/07/2023

Deixei o debate rolar rezando para que um outro artigo que escrevi para o PublishNews se mostrasse absolutamente equivocado. Em outras palavras, torcia para que a discussão sobre inteligência artificial (IA) comprovasse seu lado positivo, e que fosse muito superior aos seus eventuais e nocivos efeitos colaterais... E estava errado, tristemente errado, ruidosamente errado. A propaganda com IA em rede nacional com Elis Regina me jogou às cordas. Mas voltei. Reequilibrei-me e repensei: a IA é vital, indispensável, vai revolucionar o mundo, e haverá sim limitações, mas a ciência dará conta e a utilizará para o bem somente. Aliás, pensei que seu uso para fazer histórias e criar imagens poderia até, veja bem, proporcionar nova onda criativa, abrindo possibilidades artísticas e filosóficas. A Elis rediviva afinal não teria sido tão ruim, nem o carro também redivivo que o avatar dirigia... De repente, e de onde jamais esperava, surgiu o golpe fatal: uma greve de artistas de Hollywood, que se somava a dos roteiristas já em curso, falando nos danos da IA. E o que pediam, o que diziam? Além de reajustes salariais e revisão acordos massacrantes com as grandes empresas, pediam simplesmente freios à IA (inteligência artificial)! Clique no Leia Mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

Divulgação @ Breno LoeserComeça na próxima terça-feira, 25 de julho, a mostra de literatura expandida “Sai-Fai: ficção científica à brasileira”, no Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1, Centro – Rio de Janeiro / RJ). ‘Sai-Fai’ é um desdobramento da oficina de contos de ficção especulativa homônima realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã, que contou com mentores especializados numa variedade de temas que permitiram a criação de histórias ficcionais com diferentes visões de futuro. A experiência reúne trechos dos contos escritos ao longo do projeto, além de ilustrações de dez ilustradores de estéticas diferentes. Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. A exposição vai até o dia 12 de novembro de 2023. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

A BibliON, em parceria com a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa Lobos, lança o podcast “Série Especial Conversa com Escritores”. Composta por quatro episódios, cada um dedicado a um escritor diferente, a série oferece um mergulho no mundo da literatura, a partir da visão de cada autor. Todos os episódios estão disponíveis no canal BibliONCast, nas principais plataformas de áudio e na própria BibliON. Os episódios com o escritor Daniel Munduruku e a escritora Dinha tiveram origem do Bate-Papo Literário, realizado mensalmente pela BibliON com a mediação de Carli Cordeiro. Já os episódios de Bruna Beber e Rafael Gallo têm origem do programa Segundas Intenções, gravados na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, com a mediação do crítico literário Manuel da Costa Pinto. Clique no Leia Mais para ouvir os episódios.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

O Ministério da Cultura (MinC) está com inscrições abertas para empreendendores culturais – inclusive do setor editorial – participarem de um edital para compor a delegação comercial brasileira na 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), a ser realizado de 8 a 12 de novembro de 2023, em Belém (PA). O "mega evento" inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. As inscrições seguem até 17 de agosto, na Plataforma Mapas da Cultura. Além daqueles do mercado editorial, podem concorrer empreendedores atuantes nos setores de artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa. Segundo o Ministério, o MICBR pretende fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o mercado reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A poesia nunca para. Nunca para porque é humana.”
Paulo Lins
Escritor brasileiro, no Fliaraxá 2023
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Onde estão as flores
4.
A intenção primeira
5.
O segredo das empresas de sucesso
6.
Os segredos da mente milionária
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
É assim que acaba
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
Café com Deus pai
 
PublishNews, Redação, 20/07/2023

Idealizada por Bebel Abreu, Carol Ito e Helô D’Angelo, a publicação Boy Dodói é uma coletânea de histórias em quadrinhos escritas a partir de histórias reais, enviadas por centenas de pessoas. O objetivo é convidar leitores à reflexão sobre comportamentos machistas, sobretudo em relações afetivas. O livro lançou uma campanha no Catarse, aberta até 6 de agosto, que irá custear todo o projeto. Os apoios variam de R$ 30 (livro digital) a R$ 420 (pacote completo de recompensas). A depender do valor investido, apoiadores podem receber o livro impresso, o livro digital, com conteúdo extra, adesivos, camisetas, ecobags, pacote de figurinhas de WhatsApp, wallpaper para celular e outras surpresas. Eis o link para apoiar: www.catarse.me/boydodoi. O lançamento está previsto para setembro, na Bienal de Quadrinhos em Curitiba. Para criar o livro, Bebel, Carol e Helô abriram uma chamada para que mulheres e pessoas não binárias de todo o Brasil pudessem mandar suas vivências com boys dodóis. A expressão é usada para se referir a um homem cis que reproduz atitudes ligadas à irresponsabilidade afetiva, manipulação, egocentrismo, entre outros comportamentos que causam sofrimento a quem se relaciona com ele. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

Depois de três décadas no topo de uma das áreas mais competitivas do mercado financeiro, David M. Rubenstein vem agora ensinar tudo o que aprendeu de mais valioso a respeito da arte de investir ― desde ações e fundos mútuos e imobiliários até venture capital, private equity, criptomoedas e muito mais. Considerado um dos mais importantes investidores e filantropos da atualidade, em Como investir (Intrínseca, 432 pp, R$ 89,90 – Trad.: Alexandre Raposo e Cláudia Mello Belhassof) o autor reúne as melhores entrevistas realizadas em seu programa de TV ― Ray Dalio, Larry Fink, Mike Novogratz e Mary Callahan Erdoes, entre outros ―, consolidando os princípios, experiências e estratégias que foram indispensáveis para os casos de maior sucesso em todo o mundo das finanças. Com acesso sem precedentes a essas lideranças ― muitas das quais raramente falam em público ―, Rubenstein criou uma obra de peso. Profundos e reveladores, os testemunhos que reuniu são um norte para quem deseja uma prática vencedora em um ambiente altamente dinâmico e desafiador.

PublishNews, Redação, 19/07/2023

Como confiar nos planos que fazemos? Como sentir segurança apesar de não sabermos o futuro? Como aprender a abraçar o inesperado? Como organizar nossas vidas quando parece impossível prever o estado do planeta na semana que vem, que dirá daqui a um ano ou uma década? O que precisamos agora são de estratégias que nos ajudem a recuperar a confiança e estimulem a criatividade ao lidar com futuros incertos. Ao aprender a pensar no impensável e imaginar o inimaginável, vai conseguir planejar melhor e elaborar os passos necessários para criar o futuro que deseja. E ao prever as mudanças com mais rapidez, será capaz de se adaptar a desafios, controlar a ansiedade e aumentar sua esperança e resiliência cotidianas. Em Imaginável (Rocco, 416 pp, R$ 84,90), a renomada futurista profissional, designer de jogos e autora best-seller do The New York Times Jane McGonigal nos guia por diferentes cenários e nos dá todas as ferramentas para imaginar, sem medo, o futuro.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

A H1 Editora traz agora para o Brasil três livros que reúnem os principais segredos de alguns dos maiores copywriters do mundo. Traduzidas pela primeira vez para a língua portuguesa, as obras Copywriting persuasivo (359 pp), de Andy Maslen, Como escrever uma copy que vende (187 pp), de Ray Edwards, e Ogilvy sobre a propaganda (314 pp), de David Ogilvy, revelam as habilidades e técnicas que os autores usaram ao longo dos anos para escrever campanhas milionárias que marcaram para sempre a história do marketing. Os livros são leituras essenciais para os profissionais que desejam aprimorar a copy, escrever anúncios, páginas, mensagens e campanhas melhores do início ao fim e se destacar no mercado que está em constante ascensão e cada vez mais concorrido. Além das obras, a editora preparou três masterclasses exclusivas com aulas ministradas por Ícaro de Carvalho, fundador e CEO do O Novo Mercado, Ruy Sanches, professor com vasta experiência em grandes agências de publicidade, e o autor Ray Edwards. O box é vendido junto às aulas masterclass por R$ 997.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

A obra Brevidade inteligente (Sextante, 224 pp, R$ 54,90 – Trad.: Bruno Fiuza) apresenta um sistema prático para o leitor se expressar com mais clareza e eficácia e poupar tempo. Escrito por Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz, cofundadores da Axios – companhia de mídia com foco em notícias nas áreas de negócios, política e tecnologia – o livro explica como nossa forma de consumir informação mudou radicalmente, mas não tanto nossa forma de escrever. Portanto, segundo os autores, se quiser que sua mensagem seja lida, ouvida ou compreendida, você precisa adaptar sua maneira de se comunicar. Brevidade inteligente ensina as pessoas a apresentarem as informações mais relevantes indo direto ao ponto, sem enrolação – mas com o apelo necessário para captarem a atenção e a curiosidade dos seus leitores. As técnicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de texto – seja um e-mail, um convite, um post na internet, um relatório, um artigo, um podcast – e permitem que se priorize as notícias e informações essenciais, deixe claro o impacto e importância da mensagem e divulgue o conteúdo de maneira rápida e visualmente interessante.

PublishNews, Redação, 20/07/2023

Em meados dos anos 1990, uma pequena empresa ocupava três salas de uma casinha em Seattle e tinha funcionários amontoados em mesas feitas de portas em bases de madeira, completamente improvisadas. O início improvável daquela que se tornaria uma das maiores e mais importantes marcas do mundo é o ponto de partida dos ex-executivos Colin Bryar e Bill Carr para contar a história da Amazon. No livro Obsessão pelo cliente (Citadel, 368 pp, R$ 64,90 – Trad.: Nathalia Ferrante), os autores recuperam a trajetória da multinacional fundada por Jeff Bezos até os dias atuais para revelar os princípios e práticas que impulsionaram o sucesso da gigante de tecnologia, iniciada como uma loja de venda de livros online. O título da obra explicita a essência do pensamento amazoniano: a definição de objetivos a partir das necessidades e desejos dos clientes. Estruturado nos 14 princípios de liderança que direcionam a tomada de decisões em todos os níveis da empresa, os executivos apresentam exemplos concretos e acessíveis de como são colocadas em prática uma série de funções, desde a contratação e comunicação até organizacional e design de produto. Estes princípios, explicam os autores, são a estrutura básica usada diariamente ao discutir ideias para novos projetos ou resolver um problema.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.