Do negócio 'de garagem' para uma empresa bilionária
PublishNews, Redação, 20/07/2023
Em 'Obsessão pelo cliente', os ex-executivos Colin Bryar e Bill Carr revelam histórias, cultura e insights por trás da Amazon

Em meados dos anos 1990, uma pequena empresa ocupava três salas de uma casinha em Seattle e tinha funcionários amontoados em mesas feitas de portas em bases de madeira, completamente improvisadas. O início improvável daquela que se tornaria uma das maiores e mais importantes marcas do mundo é o ponto de partida dos ex-executivos Colin Bryar e Bill Carr para contar a história da Amazon. No livro Obsessão pelo cliente (Citadel, 368 pp, R$ 64,90 – Trad.: Nathalia Ferrante), os autores recuperam a trajetória da multinacional fundada por Jeff Bezos até os dias atuais para revelar os princípios e práticas que impulsionaram o sucesso da gigante de tecnologia, iniciada como uma loja de venda de livros online. O título da obra explicita a essência do pensamento amazoniano: a definição de objetivos a partir das necessidades e desejos dos clientes. Estruturado nos 14 princípios de liderança que direcionam a tomada de decisões em todos os níveis da empresa, os executivos apresentam exemplos concretos e acessíveis de como são colocadas em prática uma série de funções, desde a contratação e comunicação até organizacional e design de produto. Estes princípios, explicam os autores, são a estrutura básica usada diariamente ao discutir ideias para novos projetos ou resolver um problema.

[20/07/2023 07:00:00]