22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto​ terá mais de 400 atividades, de encontros com autores a shows musicais
PublishNews, Redação, 20/07/2023
Abertura será no dia 11 de agosto, no Theatro Pedro II, ​e o evento vai até o dia 20 de agosto – espalhado em 16 locais diferentes da cidade, com toda a programação gratuita

Carla Madeira, Ana Paula Maia e Ignácio de Loyola Brandão são destaques na programação da 22ª FIL | © FIL
Carla Madeira, Ana Paula Maia e Ignácio de Loyola Brandão são destaques na programação da 22ª FIL | © FIL
Encontros com escritores, palestras, espetáculos teatrais e circenses, debates, sessões de contação de histórias, shows musicais, conferências, oficinas, cortejos artísticos, lançamentos de livros e exposições são algumas das 400 atividades anunciadas nesta quarta-feira (19) na programação da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das maiores festas literárias a céu aberto do país. A abertura será no dia 11 de agosto, a partir das 19h, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto / SP) e o evento vai até o dia 20 de agosto – espalhado em 16 locais diferentes da cidade, com toda a programação gratuita.

Entre os destaques, está a Sessão Premiados – encontros do público com autores vencedores dos prêmios literários brasileiros. A autora local homenageada Luiza Romão é um dos nomes desta lista, e também participam Ana Paula Maia, Micheliny Verunschk, Tobias Carvalho, Tonio Caetano, Marta Barcellos, Ignácio de Loyola Brandão.

As participações do escritor moçambicano Mia Couto e das escritoras Velia Vidal (colombiana) e Selva Almada (argentina) destacam o perfil internacional do evento. Cada um deles estará em conferências específicas, interagindo com a plateia sobre temas que vão da experiência pessoal com a carreira literária a questões como a interface da literatura com outras linguagens artísticas e a produção latinoamericana.

Outras duas conferências prometem movimentar a FIL: "Um canto de luta e resistência", com a atriz e cantora Zezé Motta, um dos mais importantes e emblemáticos nomes da arte brasileira; bem como Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor ribeirão-pretano Guilherme Terreri, criador do canal Tempero Drag no YouTube.

Outros nomes de referência na cena literária estarão presentes em momentos da feira como Djamila Ribeiro, Aline Bei, Sérgio Vaz, Bruna Beber, o empreendedor social Preto Zezé e a chef gastronômica Bela Gil.

O principal palco da FIL é o do Theatro Pedro II, localizado no histórico Quarteirão Paulista. É ali que vão ocorrer os shows "Pra gente acordar", com Gilsons; "Belezas são coisas acesas por dentro", com Filipe Catto; "Cataventos", com Hermínio Bello de Carvalho, Alaíde Costa, Áurea Martins, Ayrton Matarroyos e Vidal Assis – ambos em parceria com o Sesc; além de espetáculo musical da Banda Mirim.

A programação completa da 22ª FIL pode ser conferida pelo link: https://www.fundacaodolivroele...

Conceitos e agenda

Construída em torno do tema central "Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo", a feira tem abertura no dia 11 de agosto, com recepção do Coral da Unaerp a partir das 19h, no Hall do Theatro Pedro II e cerimônia oficial na Sala Principal, às 20h, com interferências artísticas e condução poética a partir do repertório dos homenageados desta edição.

"A proposta desta edição é estimular reflexões em torno das diversas possibilidades que o tema sugere e mostrar os múltiplos significados dos extremos que permeiam nossa vida", comenta, em nota, Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade responsável pela organização e realização da feira.

Para dar suporte à agenda, o núcleo responsável pela programação selecionou 16 espaços abertos ao público (culturais, educacionais e comerciais, públicos e privados), a maioria concentrada na região central da cidade, e mais dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.

A contextualização dos extremos, das dualidades e dos elos que a literatura alinhava nesses cenários se desenrola, especialmente, na abordagem das obras dos autores homenageados: o cantor e compositor Gilberto Gil; o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein; as escritoras Stella Maris Rezende e Luiza Romão, e a professora Madelaine Pires, além do patrono Danilo Santos de Miranda, filósofo, sociólogo e diretor regional do Sesc para o Estado de São Paulo. "São diferentes vertentes da produção literária nacional, que enriquecem nossa cultura, nossa história como povo e nação em contraponto com as proposições da literatura internacional", completa Adriana Silva.

Crianças, inclusão social e mais

A FIL não economiza no estímulo ao público infantil. Além das tradicionais sessões de contação de história, a agenda para crianças oferece oportunidades de aprendizados por meio de oficinas – de brinquedos à fotografia –, shows musicais, apresentações de circo, teatro e de dança e intervenções artísticas, entre outras ações.

Temas que envolvem inclusão social e desafios da população periférica e de pessoas com deficiência ganharão destaque nos estandes CUFA – Espaço Favela e Diversidade, onde haverá rodas de conversa e encontros. A Biblioteca Sinhá Junqueira vai abrigar o Resenha Preta com Carla Akotirene, doutora em estudos feministas pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora da Opará Saberes.

Já para quem está se preparando para o ingresso à universidade, a Sessão Vestibular tem bate-papo, show musical e teatro sobre livros relacionados para os exames das mais importantes universidades brasileiras. As atividades acontecem na A Fábrica, Instituto Seb.

Também acontece um encontro especial do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura com a autora Carla Madeira – para uma conversa sobre o seu primeiro livro Tudo é rio (Record). E ainda terá a abertura do 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, com apresentação do espetáculo "Brenda Lee e o Palácio das Princesas" – musical que traz à cena seis artistas transvestigêneres.

"O desenvolvimento humano e social de nossa comunidade por meio da literatura, da cultura e das artes de maneira geral é a mola do trabalho realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e, cada nova edição da FIL, é um desafio de aprimoramento. Preparamos atividades para envolver públicos de todas as idades e nossa expectativa é a de vivenciarmos mais uma grande e produtiva confraternização em torno dos livros e da produção dos escritores e artistas convidados", enfatiza Dulce Neves, presidente da instituição.

Formação de leitores

No projeto Combinando Palavras – um dos principais eixos da FIL –, dez autores que tiveram suas obras lidas e estudadas por alunos de Ribeirão Preto e de algumas cidades da Região, se encontram com os estudantes para uma conversa de intercâmbio literário. São eles: Heloisa Prieto (Educandário), Stella Maris Rezende (rede municipal), Sara Bentes (Adevirp), Cristiane Sobral (Etec), Júlio Emílio Braz (Sesi e rede estadual), Aline Bei, Bruna Beber, Márcia Kambeba, Cristhiano Aguiar, Maurício Negro (rede estadual e Marista Escola Social Ir. Rui), Maurício Negro (Serrana), Márcia Kambeba (Luiz Antônio) e Cristhiano Aguiar (São Simão). Destes nomes, cinco autores da rede estadual são patrocinados pelo Sesc.

Sobre a FIL

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 23 anos de história e realiza neste ano a sua 22ª edição. A cada edição, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

[20/07/2023 08:50:00]