Livraria Leitura prepara loja 100, pretende fechar o ano com 107 e projeta crescimento de 20%
PublishNews, Talita Facchini, 20/07/2023
'Estamos crescendo do jeito certo, sem fazer loucuras', diz Marcus Teles, dono da rede, ao explicar os fatores que contribuem para o bom funcionamento da Leitura

Leitura do Shopping Esplanada Iguatemi em Sorocaba | © Divulgação
Leitura do Shopping Esplanada Iguatemi em Sorocaba | © Divulgação

Com pouco mais de 50 anos de história, a Livraria Leitura – rede que nasceu mineira e, há muito, se tornou nacional – está prestes a abrir a sua loja de número 100 e espera terminar 2023 com 107 unidades e um crescimento superior a 20%. Depois do espaço recém-inaugurado no Shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba (SP), nos próximos dias a rede inaugura mais três unidades:

  • Nesta quinta (20), a unidade do Plaza Sul Shopping, em São Paulo, ocupando uma área de 277,3 m² – a loja de número 100;
  • No dia 29 de julho, a cidade de Natal receberá a terceira inauguração, com uma loja de 436 m², no Natal Norte;
  • Em 11 de agosto, será a vez do Market Place em São Paulo receber uma unidade com 533 m².

Além disso novas unidades são esperadas em Fortaleza, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para 2024, serão pelo menos mais dez novas lojas. “E, com certeza, o crescimento será de dois dígitos”, acredita Marcus Teles, proprietário da rede, em entrevista ao PublishNews.

Leitura no Conjunto Nacional?

Recentemente, surgiu no mercado o rumor de que a Leitura se prepara para dar uma proposta pelo espaço do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista em São Paulo, atualmente ocupado pela Livraria Cultura. Sobre o assunto, Teles faz questão de explicar que “não é bem assim” – “há o interesse, mas não conversamos nada”.

O plano da rede, explica, é ter uma megastore em São Paulo em 2024, de pelo menos mil metros quadrados – e o espaço do Conjunto Nacional é uma das possibilidades. “Mas isso é só uma possibilidade”, frisa ele. “Também pode ser em outra região. A questão do Conjunto Nacional depende de diversos fatores”, lembra.

“É claro que o ponto é um dos que estão sendo levados em conta, mas é diferente de falar que ‘a Leitura está esperando para entrar no Conjunto Nacional’, não é bem assim”, disse ao PN.

Sobre a megastore, Teles adianta que o plano é ser algo em torno dos 1 mil, 1,5 mil metros quadrados e que – se for – o espaço presente na Av. Paulista, o plano é usar somente metade. “É um lugar lindo, mas tem que ser viável”.

Mas qual é o segredo do sucesso da Leitura?

Marcus Teles | © Divulgação
Marcus Teles | © Divulgação
A resposta é longa e envolve diversos fatores. O primeiro deles talvez seja o pé no chão. “Estamos crescendo do jeito certo, sem fazer loucuras”, diz Teles. Segundo ele, para uma empresa se manter saudável em um ramo apertado como o livreiro, “tem que trabalhar certo e reagir rápido quando erra”. Outro ponto pode parecer óbvio: manter o protagonismo do livro. "O livro é sempre o principal item. É o nosso DNA, nosso carro-chefe".

Teles faz questão de frisar que a Leitura não faz dívida. “Sempre tivemos um caixa positivo”. E isso se deve a outro lema da rede mineira: não ter medo de fechar lojas deficitárias. “Desde quando tínhamos 30 lojas, a gente sempre fecha pelo menos uma por ano. É não insistir no erro”, explica.

Sócios-gerentes

Na lista de acertos da Leitura está a ação de tornar os gerentes das lojas em sócios da rede. “Todos os anos, nós pegamos aquele gerente que teve o melhor resultado nos últimos dois anos e o convidamos para entrar como sócio na próxima loja, e ter participação nos lucros”, detalha. Para Teles, ter pessoas que conhecem a cultura da rede, que já trabalham no ramo e entendem como tudo funciona faz muita diferença. “Isso acaba tornando também cada loja mais integrada com o seu público, até porque cada região tem um público diferente e o gerente de cada lugar sabe o melhor jeito de tocar a curadoria”.

Crescimento em 2023

A Leitura começou 2023 crescendo cerca de 30% em janeiro e 20% em fevereiro – por conta do volta às aulas. De lá pra cá, a rede vem crescendo cerca de 10% nas mesmas lojas. “Ainda não temos como calcular, mas acreditamos em um crescimento superior a 20% em 2023”, conta Marcus.

Ainda este ano, a Leitura pretende abrir cerca de nove lojas e fechar uma, terminando 2023 com 107 unidades.

As livrarias pelo país

Leitura Santana Shopping
Leitura Santana Shopping
Também presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Teles adiantou dados do anuário que a entidade pretende lançar em sua convenção marcada para os dias 30 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a queda de livrarias nos últimos dez anos não chega a 3%. “Tem muita gente falando que as livrarias vão mal e não é verdade”, disse, compartilhando ainda que o número de novas livrarias cresceu de abril de 2021 até novembro de 2022. “Este ano, só a Leitura vai abrir pelo menos nove, a Travessa confirmou duas, a Vila tem mais uma, Santos também abriu novas unidades, sem contar as independentes. Então quando vamos somando, vemos que a situação está diferente do que muitos falam. Não está fácil, mas o mercado continua firme”.

Números da Livraria Leitura:

  • 100 lojas
  • Crescimento em 2022 de mais de 31% em comparação ao ano anterior
  • Nos últimos três anos, a rede abriu seis megastores e fechou uma
  • Atualmente a Leitura tem 28 megastores
  • Público com faixa etária acima de 25 anos, com uma distribuição próxima de 55% feminino e 45% masculino.
  • De acordo com dados fornecidos pela empresa, o livro mais vendido dos últimos meses de 2023 foi Café com Deus Pai – Porções diárias de renovação (Editora Vida), escrito por Junior Rostirola, seguido por É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover.

+ Confira a participação de Marcus Teles no Sabatina PublishNews: 'O olho do dono é que engorda o boi'

[20/07/2023 08:00:00]