Edital do MinC vai patrocinar viagem de empreendores culturais para o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, em Belém
PublishNews, Redação, 20/07/2023
Profissionais do mercado editorial também podem se inscrever no edital

MICBR 2023 será realizado em Belém
MICBR 2023 será realizado em Belém
O Ministério da Cultura (MinC) está com inscrições abertas para empreendendores culturais – inclusive do setor editorial – participarem de um edital para compor a delegação comercial brasileira na 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), a ser realizado de 8 a 12 de novembro de 2023, em Belém (PA). O "mega evento" inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. As inscrições seguem até 17 de agosto, na Plataforma Mapas da Cultura.

Além daqueles do mercado editorial, podem concorrer empreendedores atuantes nos setores de artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa.

Segundo o Ministério, o MICBR pretende fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o mercado reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países.

Realizado em parceria entre o MinC e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o MICBR 2023 contará com uma programação que inclui 15 setores criativos: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Uma Cozinha-Show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região norte vai marcar o espaço da gastronomia no evento.

A programação inclui, também, rodadas de negócio, apresentações para venda de ideia, projeto ou negócio (pitchings), apresentações artísticas curtas com fins comerciais (showcases) e atividades formação de redes de contatos (networking). Também são realizadas atividades formativas como mentorias, oficinas, palestras magnas (key-notes), mesas redondas e painéis e apresentações artísticas.

Edital

O MinC vai investir R$ 1,1 milhão no edital que irá levar 260 empreendedores. Serão garantidas cinco vagas para compradores/demandantes e 15 para vendedores/ofertantes em cada setor. O preenchimento das vagas obedecerá ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar três Vendedores/Ofertantes por região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) nos 12 setores criativos e no setor voltado às áreas técnicas.

As propostas selecionadas serão beneficiadas com apoio financeiro para participação no MICBR 2023; inscrição gratuita no evento; cadastro na plataforma oficial para organização de rodadas de negócios, e participação em atividades de capacitação prévia às rodadas de negócios. O apoio financeiro é calculado por região brasileira, considerando o endereço residencial do/a beneficiário/a

[20/07/2023 10:20:00]