Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/03/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 09/03/2023

O que é Inteligência Artificial (IA)? Saber a resposta para essa pergunta ou entender minimamente sobre o assunto se tornou essencial e não importa a sua área de atuação, uma vez que a tecnologia está em todo lugar. O tema não é exatamente novo. Em 2020, por exemplo, Fernando Tavares publicou um artigo no PN com o título O que a inteligência artificial pode fazer pelos editores e pouco tempo depois expandiu a discussão perguntando o que os editores podem fazer com a IA. Mas o assunto ganhou mais popularidade recentemente com a criação da ferramenta do Google que permite a criação automatizada de audiobooks; o lançamento do catálogo de audiolivros da Apple narrados por inteligência artificial. Mas, principalmente, com o surgimento do ChatGPT, um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. O ChatGPT aliás, já até aparece como autor de livros na Amazon. A IA vinha, até então, se focando no desenvolvimento algorítmico, e agora passa para um desenvolvimento mais criativo. “Se parece com a criação humana, mas ainda não é”, lembra Mariana Rolier, publishing manager da Storytel e sócia da Gancho Curadoria. “Mesmo que seja possível pedir para que a inteligência artificial escreva uma resenha sobre um livro a forma de redigir o texto será um compilado de tudo que é acessível pela IA. Eu posso receber uma resenha de Torto arado e receber mais do mesmo”. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews+, Redação, 09/03/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 23 a 29 de abril de 2023. Estão entre as novidades desta semana a edição especial de Incidente em Antares (Companhia das Letras), de Érico Veríssimo e com organização de Sérgio Rodrigues. A Conrad publica, na coleção HQ para todos, o livro A noite dos palhaços mudos, de Laerte, e a José Olympio traz em nova edição, mas com a tradução clássica de Lúcio Cardoso, o romance O fim do mundo, de Upton Sinclair. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Julio Silveira, 09/03/2023

Hoje tirei a manhã para organizar as ideias e para (tentar) zerar as pendências da editora lá longe no Brasil e aqui perto em Portugal. Achei que com mais dois dias de feira pela frente não precisaria ter pressa… Engano meu. Ao chegar, de tarde, senti a feira mais silenciosa e com mais espaço para circular. Aprendi que os dois primeiros dias são em allegro, o terceiro é andante e o ultimo é ponto facultativo. Algumas editoras já estavam mesmo a encaixotar os livros. Segui para os últimos dois agendamentos, onde encontrei agentes cansados mas felizes. Já as reuniões que tentei fazer, impromptu e in loco, já não consegui: as editores já lá não estavam. Logo dei-me conta de que estava na xêpa da feira, e que se eu voltasse no dia seguinte, arriscava não encontrar quase ninguém (suspeita confirmada por alguns colegas mais experientes). Resolvi palmilhar os quatro pavilhões à caça das últimas descobertas e não encontrei nada sensacional. Corri para reencontrar aqueles livros lindos da minha primeira hora da feira, que, anotei mentalmente, voltaria para ver com calma. É claro que não achei, nem livro, nem agente. Tudo bem, se eu publicar tudo o que me empolgou na feira, terei livros para os próximos cinco anos. Ao fim da tarde, quando muitos estandes já não tinham nem livros nem gente, resolvi dar a última volta como quem diz arrivederci a Bolonha. Acabei encontrando o único estande cheio. Abarrotado, por sinal. Era justamente o do Brasil, com gente do mundo todo festejando o (virtual) fim da feira com goles de “caipirigna”. Clique no Leia mais para conferir o último diário de Julio na Feira de Bolonha.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

Nas próximas semanas, educadoras(es) do país todo vão fazer suas escolhas para o PNLD 2022 Educação Infantil. A Redelê – comunidade de suporte e aprendizado que reúne educadores de todo o país para troca de experiências e construção de saberes – vai realizar uma live sobre o tema. No encontro, marcado para o dia 14 (terça), às 19h, serão discutidos os critérios de escolha das obras e as estratégias para ajudar nesse processo. No dia da live, a Redelê também pretende compartilhar com os educadores um documento único consolidando todos os links para leitura das obras das diversas casas editoriais (quando houver) e outras ferramentas e conteúdos que possam ajudar os educadores a conhecer melhor as obras pré-selecionadas. Até o momento, as editoras Panda Books, Editora 34, Editora Bela Brava, WMF Martins Fontes, Nova Alexandria, Sopa Editora, Fabbrica de Ideias Editora, Estúdio Água e Laagy & Elvis editora, Solisluna, Editora de Cultura, Grupo Companhia das Letras e SM Editora já se cadastraram pra apoiar a iniciativa. Para se inscrever e ter acesso às outras informações do evento é só preencher um formulário clicando aqui. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

O Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP), realiza neste sábado (11), das 11h às 17h, em colaboração com a Vitrine da Leitura Assessoria Cultural e a Editora Brejeira Malagueta a primeira Feirinha das Arcadas. Com quatro edições bimestrais e temáticas previstas para 2023, o projeto busca apresentar ao público a pluralidade de olhares na literatura por meio das publicações de selos pequenos e independentes, ao lado de eventos como debates, shows e leituras, produzindo reflexões sobre questões que permeiam a atualidade. Na edição de estreia, 15 editoras apresentam publicações que transitam principalmente pelo tema da diversidade sexual, que também dá o tom do bate-papo com Marcela Tiboni, autora do livro Desmama: memórias de uma mãe com outra mãe (Dita Livros). A programação inclui ainda apresentação do documentário Cassandra Rios: a Safo de Perdizes, de Hanna Korich, que retrata a perseguição e a censura sofridas durante a ditadura militar no Brasil pela escritora paulistana Odette Pérez Rios (1932-2002), famosa por seu pseudônimo Cassandra Rios. A exibição do filme será seguida de debate com a diretora e a agitadora literária Tatiany Leite. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

O European Union Prize for Literature (EUPL) reconhece escritores de ficção emergentes da União Europeia e arredores, engajando 41 países participantes do programa Creative Europe. Depois de uma edição bem sucedida em 2022, que introduziu mudanças na estrutura do Prêmio, a organização revelou nesta semana os 13 finalistas do EUPL 2023. Os livros e autores foram indicados por entidades nacionais. Destacar a criatividade e a diversidade da literatura contemporânea da Europa e promover a circulação dos livros no continente são os objetivos do prêmio. Entre os finalistas, estão Maud Simonnot (França), Martina Vidaić (Croácia) e Sabina Jakubowska (Polônia). Os sete membros do júri decidirão nas próximas semanas quem será o vencedor, além de cinco menções honrosas. A premiação será revelada no dia 28 de abril, durante a Feira do Livro de Leipzig. Clique no Leia mais para ver a lista completa.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

O Grupo Ibep está à procura de um consultor comercial para atuar no Rio de Janeiro. É preciso ter ensino superior completo; experiência na área comercial; domínio do pacote Office; habilidade para apresentações, negociações e fechamentos de contratos; e disponibilidade para viagens. Ter trabalhado com sistemas de ensino é um diferencial. A pessoa contratada irá atuar nas redes pública e privada de ensino; fará a prospecção de novos clientes; cuidará da apresentação de produtos e serviços; utilização de CRM; negociação e fechamento de contratos; e organização e planejamento do trabalho. Interessados devem encaminhar currículos para roger.aires@grupoibep.com.br até 20 de março.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

A Barany Editora, casa com mais de 30 anos no mercado editorial, anuncia o lançamento do selo editorial Pentáculo, que tem como foco obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade – em forma de ficção e não ficção. O primeiro livro do novo selo é Magus – Tratado completo de alquimia e filosofia oculta, de Francis Barrett, publicado originalmente em 1801. O livro trata de temas como cabala, magia natural e alquimia. Segundo a editora, o novo selo pretender ter "um olhar atento às referências clássicas até os mais novos títulos que abordem as possibilidades humanas além do físico, do psíquico e do mental". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo”
João Guimarães Rosa
Escritor brasileiro (1908-1967)
1.
Café com Deus pai
2.
É assim que começa
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
É assim que acaba
5.
Plenitude
6.
Mais esperto que o diabo
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
A mandíbula de Caim
9.
Mindset
10.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 09/03/2023

A Biblioteca Padre Euclides, em parceria com a Editora Reformatório, promoverá uma oficina sobre a publicação de livros. A atividade acontece nesta quinta e sexta-feira (9 e 10) das 19h às 21h na sede da Biblioteca (Rua Visconde de Inhaúma 490 – Ribeirão Preto / SP). Intitulada “Os caminhos da publicação de livros”, o encontro será ministrado por Marcelo Nocelli, editor da Reformatório e técnico gráfico, e os participantes receberão certificado emitido pela editora. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail info@reformatorio.com.br ou diretamente na Biblioteca Padre Euclides. O investimento é de R$ 170,00 por pessoa. Segundo Nocelli, o que tem incentivado autores a tirarem seus projetos da gaveta é o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que determina que 50% das publicações de novos livros sejam destinados ao interior paulista desde 2015. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

A editora Ubu organiza um curso sobre a obra da historiadora Beatriz Nascimento, autora do livro O negro visto por ele mesmo, com o professor da UFG, Alex Ratts, organizador do livro da intelectual, ativista e artista. A iniciativa faz parte da Ubu em curso e acontece nas próximas segunda e terça-feira (13 e 14) das 19h às 21h via Zoom. Haverá emissão de certificado e as aulas serão gravadas e disponibilizadas aos inscritos. O público geral deve pagar uma taxa de R$ 69,90, e assinantes do Circuito Ubu poderão ver o minicurso de graça. A temática do curso volta aos anos 1970, quando, em várias capitais brasileiras, o movimento negro se (re)organiza e uma parte da juventude adentra as universidades, se colocando em pensamento, voz e corporeidade, fazendo relatos, elaborando discursos, produzindo arte. Esse vasto quadro político e estético descolonizador, acontece de forma semelhante e diferenciada no Brasil e nos Estados Unidos. No curso apresentaremos como Beatriz Nascimento participa desses processos enquanto intelectual, ativista e artista. Para saber mais e se inscrever no curso, clique em Leia mais.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

No mês de março, a BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo, preparou seis clubes de leitura com temáticas atuais, visando proporcionar aos seus usuários uma experiência enriquecedora e agradável. Cada encontro abordará um tema diferente, que promete instigar o interesse e a reflexão dos participantes. Os interessados em participar devem acessar o site da biblioteca e se inscrever gratuitamente. Entre os livros escolhidos Bagagem, de Adélia Prado, O peso do pássaro morto, de Aline Bei, Campo geral, de Guimarães Rosa e Cinco ou seis dias, de Danichi Hausen Mizoguchi. Clique no Leia mais e confira os detalhes de cada um dos clubes.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

URSS, um novo mundo e O mundo do socialismo (Boitempo, 286 pp, R$ 79) é um lançamento inédito de duas obras de Caio Prado Júnior há bastante tempo sem reedições. URSS, um novo mundo teve sua primeira publicação em 1934, e O mundo do socialismo, em 1962. Ambas são baseadas em viagens realizadas por Caio à URSS – e, no segundo caso, também à China. Em 1933, o jovem intelectual visitou a URSS por aproximadamente um mês e meio. A obra, que nasceu a partir de relatos dessa visita, aborda testemunhos e descrições sobre os aspectos sociais e econômicos daquele país, como o setor industrial, a agricultura, a coletivização, o comércio, a família, o papel da mulher, a religião, a educação, a cultura, as relações sociais, as instituições e outras características singulares daquela experiência histórica pouco conhecida dos leitores brasileiros à época. Já O mundo do socialismo nasceu da viagem de Prado Júnior entre julho e setembro de 1960 à China e novamente à URSS. Com 53 anos, Caio conservava sua visão entusiasta às experiências socialistas, posição que manteve até sua morte. Na URSS, o historiador visitou propriedades rurais coletivas, creches, estádio de futebol e escolas. De lá, ele e a esposa seguiram para a China, onde conheceram Pequim, Wuhan, Xangai e outras cidades no sul. Sempre acompanhado de um guia local, visitaram fábricas, monumentos, comunas, teatro e um templo budista.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

As redes sociais são provavelmente o maior experimento coletivo da humanidade. Mas qual o impacto delas no mundo? São ferramentas que apenas refletem a natureza das pessoas, ou estimulam comportamentos extremistas e a disseminação de notícias falsas? A partir dessas perguntas, o repórter investigativo Max Fisher disseca a história e o funcionamento das grandes empresas de tecnologia, e o impacto global das redes na nossa vida. Com um elenco de cientistas, delatores, políticos, teóricos da conspiração e bilionários misantropos, A máquina do caos (Todavia, 512 pp, R$ 99,90 – Trad.: Érico Assis) derruba a cortina dos likes e compartilhamentos e mostra uma sociedade perigosamente à mercê de forças contrárias a seus interesses. Max Fisher é repórter do New York Times e foi finalista do Prêmio Pulitzer em 2019 com uma reportagem coletiva sobre as redes sociais.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

Desafios da adolescência na contemporaneidade (Summus, 152 pp, R$ 58,40) reúne textos da pedagoga e jornalista Carolina Delboni. Colunista do jornal O Estado de São Paulo, ela passou os últimos dez anos observando e estudando a adolescência. A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, Delboni convida o leitor a se desfazer dos clichês ligados a essa faixa etária e a estabelecer com ela um diálogo possível. Em seguida, analisa a interface entre adolescência e educação, tanto a que acontece dentro de casa quanto a escolar, discutindo temas como gênero, sexualidade, violência e os transtornos mentais que, cada vez mais, atingem nossos jovens. A terceira parte do livro enfoca as relações sociais dos adolescentes e abarca assuntos como cyberbullying, masculinidade tóxica e gravidez precoce. Na parte quatro, Carolina debate as sequelas que a covid-19 deixou nessa geração. Obra fundamental para pais, educadores, psicólogos, médicos e todos aqueles que convivem com adolescentes. Prefácio é de Rosely Sayão.

PublishNews, Redação, 09/03/2023

Em Gritos da guerra: O conflito Rússia - Ucrânia na voz das mulheres que sofrem (Referência, 88 pp, R$ 39,90), o sociólogo Gustavo Gumiero retrata a história de mulheres afetadas pela Guerra na Ucrânia. As personagens de seu livro viveram e vivem as incertezas de estarem em meio a um conflito que as forçou a deixar tudo para trás, tornando-se refugiadas. Essas mulheres não apenas contam suas histórias; elas gritam para que o mundo possa ouvi-las e entender os horrores da guerra, com seus familiares, amigos e conhecidos sofrendo as consequências de um conflito que, agora, dura mais de um ano. Gumiero, que esteve na Rússia durante o conflito e apurou a situação do Estado do Leste Europeu, traz ainda um estudo sobre a história daquele país e do conflito.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.