
A oficina abordará temas como: critérios para o envio de originais pelo autor, critérios para seleção de originais, como registrar uma obra, autopublicação e publicação independente, as diferentes formas de publicação por editoras, como iniciar uma pequena editora ou selo independente, formas de contratos entre editoras e autores, os processos de edição, o livro impresso ou e-book, a escolha do material (papel, tintas e acabamento), os diferentes processos de impressão, custos, mercado editorial, distribuição, divulgação e vendas.
A iniciativa nasce dos números no mercado editorial, que apontam crescimento de autores do interior de São Paulo nas editoras e aumento do faturamento do setor. Segundo Nocelli, o que tem incentivado autores a tirarem seus projetos da gaveta é o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que determina que 50% das publicações de novos livros sejam destinados ao interior paulista desde 2015.
Segundo ele, essa movimentação do mercado implica diretamente em aumento do número de leitores. Em parte, porque as pessoas próximas prestigiam seus escritores, em parte, porque as facilidades burocráticas e de custos de lançamento de um livro auxiliam a viabilizar projetos represados e isso impacta positivamente no mercado.
Serviço:
Oficina Os caminhos da publicação de livros
Data: 9 e 10 de março
Horário: 19h às 21h
Inscrições: R$ 170,00 - contato por e-mail info@reformatorio.com.br
Local: Biblioteca Padre Euclides - Rua visconde de Inhaúma 490 - Ribeirão Preto / SP