Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 19/09/2025
A 77ª Feira do Livro de Frankfurt (15 a 19 de outubro de 2025) servirá, segundo a organização do maior evento do mercado editorial global, como espaço para licenciamento e direitos autorais, mas também como fórum para debates políticos em tempos turbulentos. "Em uma época de tensão global, precisamos mais do que nunca de espaços para troca, escuta e cooperação", disse Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, na coletiva de apresentação do evento nesta semana. "Nossa missão é conectar pessoas – como um mercado internacional para direitos e licenciamento, um palco para o debate social e um festival de histórias envolventes. Em Frankfurt, celebramos os livros e o poder do diálogo para além de todas as fronteiras." A feira começa no dia 14 de outubro de 2025 com uma cerimônia de abertura reformulada, que incluirá falas, música, luz e som. Em sintonia com o Convidado de Honra deste ano, as Filipinas, e seu lema – "A imaginação povoa o ar" – a cerimônia se concentrará na relação entre imaginação e realidade. Além de representantes da política e da cultura, participarão o coral Philippine Madrigal Singers, o músico e artista de Frankfurt Jan Hennig, também conhecido como Kabuki, e três poetas filipinos: Merlie M. Alunan, Marjorie Evasco e Mookie Katigbak-Lacuesta. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Sevani Matos, 19/09/2025
Em setembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) completa 79 anos de atuação. Uma trajetória marcada pela defesa do livro, da leitura e da cultura, construída em conjunto com editoras, livrarias, distribuidoras, autores, gráficas e todos os elos da cadeia produtiva e criativa. É um marco que nos enche de orgulho e, sobretudo, de responsabilidade. Desde 1946, quando foi fundada, a CBL tem como missão fortalecer o mercado editorial brasileiro e garantir que o livro seja reconhecido como instrumento essencial de transformação, conhecimento e cidadania. Ao longo de quase oito décadas, enfrentamos desafios econômicos, tecnológicos e sociais, mas mantivemos firme o compromisso de propor políticas públicas, ampliar o acesso à leitura e valorizar o trabalho de quem torna o livro possível. Hoje, em um cenário de profundas mudanças no comportamento do leitor e nas formas de acesso à informação, a CBL segue atenta e atuante. Trabalhamos para estimular a inovação, sem abrir mão de princípios fundamentais: democratização do acesso, desenvolvimento do mercado, fortalecimento das bibliotecas, diversidade literária e incentivo à leitura. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Monica Ramalho, 19/09/2025
Recém-chegado de Cusco, no Peru, o designer carioca Leonardo Iaccarino trouxe mais duas estatuetas cintilantes para o Grupo Editorial Record. A capa da biografia Lou Reed: O rei de Nova York (José Olympio, 2024), escrita pelo crítico americano Will Hermes, conquistou o ouro na votação popular e a prata na eleição do júri do Latin American Design (LAD) Awards. Com quase 25 anos de casa e à frente do departamento de design da Record, Iaccarino é referência no mercado editorial brasileiro. Só nos últimos cinco anos, foram sete prêmios no LAD Awards. Só nos últimos cinco anos, foram sete prêmios no LAD Awards. Em 2023, o projeto gráfico feito a giz, inspirado nos botequins e terreiros do Rio, do livro Sonetos de birosca e poemas de terreiro (José Olympio, 2022), de Luiz Antonio Simas, rendeu medalha de prata no International Design Awards (IDA) e garantiu o Prêmio Aloísio Magalhães, concedido pela Biblioteca Nacional. "Procuro honrar o conteúdo do livro de forma não óbvia. Tento equalizar o que o livro tem a dizer com o que eu tenho a dizer sobre o livro. Um equilíbrio entre respeito e atrevimento", diz o designer ao PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 19/09/2025
Wesley Barbosa é autor de O rebento do ódio, O Diabo na mesa dos fundos e outros títulos como Viela ensanguentada, esse traduzido para o francês como Rogue favela, com Edição da BR Marginália, e está desde o dia 13 de setembro viajando pelo continente europeu participando de eventos de lançamento, divulgação e sessões de autógrafos na França e na Bélgica. Com mais de 10 mil cópias vendidas de forma independente, Wesley, que também é o fundador da editora Barraco Editorial e principal representante da casa, se dedica a valorizar autores afro-brasileiros. Barbosa define a experiência da viagem como intensa e especial: "Estou muito feliz por estar, pela primeira vez, na Europa, por causa do meu livro Viela ensanguentada, a convite da editora BR Marginália, da Nichelle Telles, que teve o apoio do Consulado do Brasil em Marselha e do Instituto Guimarães Rosa", diz. Recentemente, o livro foi destaque no jornal francês Actualité. A publicação descreve a obra como uma narrativa que, de certa forma, conta a própria história de Wesley, mas através dos olhos de Mariano, "um jovem nascido em uma favela de São Paulo que encontra refúgio nos livros". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
O Globo reproduziu uma nota da AFP que trata do lançamento de campanha da Biblioteca Nacional da França (BnF) para adquirir cerca de 900 manuscritos e documentos do escritor Marcel Proust, incluindo alguns que mostram como o autor criou uma de suas páginas mais célebres. A Folha de S. Paulo entrevistou a escritora chinesa Can Xue. Nos últimos anos, ela tem liderado listas de apostas para ser a próxima vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. Leonardo Neto escreveu para o Estadão sobre lançamento de obra inédita de bell hooks no Brasil via financiamento coletivo. O jornal paulista também contou a história do neurocirurgião que deu um final para conto de Dostoievski. Foi lá também a reprodução do artigo de opinião de Joel Stein do The New York Times sobre inteligência artificial e vendas de livros. No Estado de Minas, a notícia de que as autoras Maria Esther Maciel e Fabiane Secches estão organizando uma antologia de contos de Machado de Assis que tem como principal tema a relação do autor clássico da literatura com os animais. O Estadão publicou um webstories recomendando livros de suspense para leitores que gostaram de A empregada (Arqueiro). A Revista IstoÉ publicou uma nota em que disseca o livro O perigo de estar lúcida (Todavia), lido pela personagem Odete Roitman na novela Vale Tudo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
A Livraria Leitura amplia sua presença no mercado nacional com a inauguração da sua 130ª unidade neste dia 19 de setembro. A nova loja está localizada no Brasil Park Shopping, em Anápolis, no estado do Goiás, e contará com uma área total de 465m². O local, além de um amplo mix de produtos com mais de 100 mil itens, oferecerá espaços de convivência, como área geek, ambientes especiais para leitura e locais para eventos culturais e sessões de autógrafos. "Para nós, a chegada da Livraria Leitura em Anápolis representa muito mais do que a abertura de mais uma unidade da nossa rede. É a oportunidade de levar conhecimento, cultura e entretenimento para cada vez mais pessoas, reforçando a importância da leitura no dia a dia. Expandir a presença da Livraria Leitura significa democratizar o acesso a livros de qualidade, estimular a formação de novos leitores e contribuir para o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade. Estamos muito felizes em fazer parte dessa história e em poder oferecer aos moradores de Anápolis um espaço completo para aprender, se inspirar e se conectar com o mundo da literatura", afirma Daniella Zebral, diretora comercial da rede. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
A Record contrata auxiliar de revisão. Para se inscrever, é necessário ter experiência na revisão de textos e documentos utilizando Microsoft Word e Adobe Acrobat. Entre as principais funções do cargo estão realizar batida de emendas e checklist das provas de miolo dos livros e revisar textos de capas. A vaga é para trabalhar no Rio de Janeiro e o processo seletivo aceita currículos até o dia 22 de setembro.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
A Veneta está em busca de nova pessoa para ocupar o cargo de analista de marketing digital. Ela será responsável por planejar, executar e monitorar campanhas digitais, com foco em geração de leads, engajamento e fortalecimento da marca. Experiência prévia em marketing digital ou comunicação e conhecimento em SEO, Google Analytics, Google Ads e Meta Ads são requisitos. O processo seletivo recebe respostas até o dia 26 de setembro.
|
“Escrevemos o que somos no momento, e não temos controle absoluto sobre quem somos.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 19/09/2025
Nos dias 20 e 21 de setembro, o Sesc Guarulhos (Rua Guilherme Lino Dos Santos, 1200 — Guarulhos / SP) promove a 2ª edição da Feira do Livro do Escritor Guarulhense (FLEG), em parceria com a Academia Guarulhense de Letras. A programação é um convite ao público para prestigiar e conhecer a produção literária da cidade, e visa estimular o intercâmbio cultural entre escritores, leitores, coletivos e editoras a partir de sarau, apresentação teatral e oficina. Durante os dois dias, a Feira conta com a exposição e venda de livros, sessões de autógrafos com autores e editoras da cidade, garantindo maior diversidade de autores e obras, promovendo encontros diretos entre escritores e leitores, e incentivando o acesso à literatura produzida na cidade. Entre os expositores estão Ctrl+v Publicações, Miraculus Editora, Eduardo Kasse, Priscila Veiga, a Academia Guarulhense de Letras e outras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
A artista e autora francesa Sophie Calle volta às livrarias brasileiras com a nova edição de Histórias reais (Relicário Edições), livro que expõe memórias, objetos e fragmentos de vida em forma de narrativa visual e textual. O lançamento será no dia 2 de outubro, às 18h30, na Livraria Gato sem Rabo, em São Paulo, com a tradutora Marília Garcia e Veronica Stigger, que assina a orelha do livro, com mediação de Johanna Stein. A edição chega às livrarias com 66 histórias acompanhadas de fotografias – 27 a mais em relação à obra original, que foi editada no Brasil em 2009. Publicado pela primeira vez em 1994, Histórias reais tornou-se um projeto em expansão contínua. “Mesmo quando as histórias são de fato reais, Sophie Calle, em alguma medida, transformou a própria vida numa espécie de encenação constante, em que cada ato acaba por compor uma grande ficção armada em torno de si”, escreve Veronica Stigger, na orelha da edição 2025. Leia Mais para acessar a nota completa.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
No livro A geração deprimida (Paidós, 320 pp, R$ 79,90 – Trad.: Ana Maria Fiorini), o psiquiatra Philip William Gold – pesquisador de transtornos depressivos – aborda as descobertas mais recentes sobre as origens biológicas da depressão e os novos caminhos para o tratamento desse transtorno que praticamente se tornou uma marca geracional. Com base em décadas de pesquisa nos Institutos Nacionais da Saúde (NIH), dr. Gold apresenta a depressão não apenas como um desequilíbrio químico, mas como uma resposta fisiológica desregulada ao estresse, que afeta profundamente o cérebro, e explica, com clareza e empatia, de que modo fatores genéticos e traumas se entrelaçam para moldar nossa vulnerabilidade emocional. A geração deprimida aborda alguns dos tratamentos que estão transformando a abordagem da medicina: de drogas psicodélicas a terapias genéticas personalizadas, passando estimulações magnéticas e anti-inflamatórios.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
Em um mundo em que a psicoterapia frequentemente se perde em meio ao excesso de tecnicismos e protocolos rígidos, o livro Fenomenologia: um encontro marcado com a psicoterapia (Summus Editorial, 240 pp, R$ 98,30) propõe uma reflexão da fenomenologia sobre a psicoterapia. Voltado para a realidade brasileira contemporânea ― nosso país é o que tem o maior número de psicólogos do mundo ―, ele apresenta a psicoterapia não como um mero conjunto de técnicas, mas como uma forma de investigar o humano a partir do humano. A fenomenologia é um caminho para devolver vida e significado às abordagens terapêuticas, reforçando a dimensão relacional que dá sentido à prática clínica. É por meio dessa busca de uma relação sensível e autêntica com o outro que emergem as possibilidades de transformação e compreensão mútua. Nesse sentido, a visão fenomenológica vai ao encontro dos fundamentos das chamadas psicologias humanistas ― como Gestalt-terapia, terapia centrada na pessoa, psicodrama e existencialismo ―, compondo com elas um caminho para o encontro terapêutico.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
Rox é a esposa com TDAH. Rich, o marido neurotípico. A partir do emprego de linguagem acessível, esse casal com mais de 2,5 milhões de seguidores em suas redes sociais compartilha suas histórias para desmascarar os 10 grandes mitos sobre si mesmo nos quais as pessoas com TDAH acreditam. Em TDAH sem mitos (Edipro, 208 pp, R$ 69,90 – Trad.: Daniel Moreira Miranda), os autores Richard Pink e Roxanne Pink mostram como essas crenças tóxicas são o maior desafio para o dia a dia dos neurodivergentes, podendo atrapalhar seu desenvolvimento, sua sociabilidade e seu bem-estar. Eles abrangem desde a crença de ser preguiçoso e desorganizado até a ideia de ser odiado por todos, passando pela terrível sensação de desistir de tudo o que começa. Segundo autores, livrar-se desses mitos é o primeiro passo para uma transformação, tanto da pessoa com TDAH quanto de seus entes queridos.
PublishNews, Redação, 19/09/2025
O percurso realizado por Virgínia Carvalho no livro Que queres? (Relicário, 182 pp, R$ 79,90) é fruto de uma investigação que surgiu a partir da pergunta sobre o que levaria uma análise ao seu final. Sabe-se, através da orientação lacaniana, que não é possível estabelecer um tratamento psicanalítico a partir de padrões. Há uma originalidade presente em cada final de análise, que não pode ser prevista ou enquadrada. Uma regra geral e standard para o final de análise não existe, visto que é singular. Contudo, há princípios que norteiam a clínica psicanalítica e lhe são importantes, sendo eles construídos a partir do encontro entre a clínica e a formalização conceitual. Virgínia Carvalho busca não apenas demonstrar o trabalho clínico que se faz em uma análise – de construção, redução e travessia do fantasma –, como também destacar a importância da leitura do sintoma e de sua interpretação mais além do sentido, tendo em vista a captura do real impossível, ou seja, uma certa delimitação dos restos sintomáticos – aqueles que subsistem mesmo após o final de uma análise e que Lacan nomeou como sinthoma.
PublishNews, Estevão Ribeiro, 19/09/2025
|
|
|