Escritor e editor Wesley Barbosa participa de turnê de lançamento na Europa
PublishNews, Beatriz Sardinha, 19/09/2025
Editora independente Barraco Editorial já vendeu mais de 10 mil exemplares por aqui; tour pela Europa conta ainda com três eventos

Wesley Barbosa é autor de O rebento do ódio, O Diabo na mesa dos fundos e outros títulos como Viela ensanguentada, esse traduzido para o francês como Rogue favela, com edição da BR Marginália, e está desde o dia 13 de setembro viajando pelo continente europeu participando de eventos de lançamento, divulgação e sessões de autógrafos na França e na Bélgica. Com mais de 10 mil cópias vendidas de forma independente, Wesley, que também é o fundador da editora Barraco Editorial e principal representante da casa, se dedica a valorizar autores afro-brasileiros. Em março deste ano, ele participou do Podcast do PublishNews ao lado de Pedro Cardoso para falar sobre Dias sem glória, um dos lançamentos do ano da editora. Na Flip e na Flipei, a obra Porca gorda, da escritora e curadora Jéssica Balbino, também da casa, teve bastante repercussão em meio aos lançamentos independentes.

Barbosa define a experiência da viagem como intensa e especial: "⁠Estou muito feliz por estar, pela primeira vez, na Europa, por causa do meu livro Viela ensanguentada, a convite da editora BR Marginália, da Nichelle Telles, que teve o apoio do Consulado do Brasil em Marselha e do Instituto Guimarães Rosa", diz. Recentemente, o livro foi destaque no jornal francês Actualité. A publicação descreve a obra como uma narrativa que, de certa forma, conta a própria história de Wesley, mas através dos olhos de Mariano, "um jovem nascido em uma favela de São Paulo que encontra refúgio nos livros."

Lançado em janeiro de 2022 e escrito em apenas dez dias, Viela ensanguentada narra a história de Mariano, um jovem negro que encontra na literatura uma forma de escapar da dura realidade que o cerca. O romance aborda questões cruciais, como racismo, falta de moradia e a paixão pelos livros, refletindo a luta e a resiliência de muitos jovens brasileiros. Para Wesley Barbosa, "o livro é um colete à prova de balas, e poder lançá-lo em outro país é tão significativo quanto saber que a obra está espalhada nas livrarias francesas."

Bate-papo em Marseille | © Divulgação
Bate-papo em Marseille | © Divulgação
A Barraco Editorial foi fundada em 2023 e tem seis livros publicados, além de preparar uma nova edição de Viela ensanguentada, originalmente publicado pela editora Ficções. Ao PublishNews, Wesley conta que entre as próximas novidades da Barraco Editorial estão uma coletânea de poesias em formato de livro de bolso, sobre vivências na África, e o futuro lançamento do selo infantil, com novo título de Mária Angélica. Afirma também que pretende começar a colocar os livros da editora em livrarias – atualmente as vendas da casa editorial são realizadas pela internet e presencialmente em eventos literários.

A turnê pela Europa já esteve em Paris, no Festival Read & Shine, na Librairie Sauvage em Marselha e em Bruxelas, na Bélgica, com uma apresentação na librairie “Ici sont les lions”, e conta ainda com as seguintes datas:

  • 20 de setembro (Paris): Temple Food – Brésil – sessão de autógrafos
  • ⁠22 de setembro (Paris): Apresentação na Librairie Portugaise et Brésilienne
  • ⁠23 de setembro (Marselha): Apresentação na Librairie Transite

Além dessas cidades, Wesley também fará uma parada em Toulouse, na França.

[19/09/2025 08:58:06]