Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #364 – Wesley Barbosa, Pedro Cardoso e a amizade que nasceu da literatura
PublishNews, Redação, 31/03/2025
Programa bateu um papo com o escritor e com o ator e humorista, que está lançando um novo livro pela Barraco Editorial

O Podcast do PublishNews desta semana chamou os amigos Wesley Barbosa e Pedro Cardoso para falar do elo que une a amizade entre eles: os livros. Wesley Barbosa é criador da Barraco Editorial, fundada em 2023. Em 2024, ele foi um dos convidados da programação da Casa PublishNews na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Pedro Cardoso é escritor, ator e humorista com carreira consolidada no teatro e na televisão brasileiras, e atualmente mora em Portugal. Pedro também é co-autor, juntamente com o jornalista Aquiles Marchel Argolo, do novo lançamento da Barraco Editorial, o livro de crônicas Dias sem glória.

A conversa foi marcada pelo clima de descontração, começando pela história de como Pedro e Wesley se tornaram amigos durante sua jornada de carro até a Flip de 2022. Diversas vezes durante o podcast foi reafirmada a importância da leitura na trajetória de ambos, que dizem ter sido "salvos" pelos livros. "O livro, para um periférico, ele funciona muitas vezes como um colete", afirma Wesley.

Outros temas também foram abordados, como a tecnologia em torno do dispositivo livro, as variações de língua portuguesa no mundo e a publicação independente de livros.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Uma das mesas da programação principal do evento teve como tema a Guerra do Paraguai, a partir do lançamento da escritora pela Editora 34
Debate destacou a importância da literatura, a internacionalização do projeto, o impacto no mercado editorial e as iniciativas educacionais para promover a leitura na rede municipal de ensino
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books
Evento será realizado entre os dias 14 e 22 de junho, na Praça Charles Miller, em São Paulo (SP); já são mais de 100 autores confirmados na programação, e cerca de 150 expositores
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A editora-assistente do PublishNews, Talita Facchini, também fala no episódio sobre a Bienal do Livro Rio e a Feira Internacional do Livro de Pequim
Clóvis Wey, como um xamã das palavras, evoca fantasmas e futuros e nos faz pensar que talvez o que nos falta não seja progresso, mas escuta
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras publicadas pela Ases da Literatura
Leitor é convidado a mergulhar em narrativas cômicas e emocionantes que revelam o cotidiano das famílias nordestinas, com suas nuances, memórias e afeições
Escrever era uma forma de me defender.
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar