
A edição chega às livrarias com 66 histórias acompanhadas de fotografias – 27 a mais em relação à obra original, que foi editada no Brasil em 2009. Publicado pela primeira vez em 1994, Histórias reais tornou-se um projeto em expansão contínua.
Em breves relatos que cabem em uma página, Calle atravessa o banal e o perturbador, o cômico e o trágico – episódios de infância, casamentos e quase-casamentos, encontros, perdas, medos e desejos. Ao mesmo tempo autora, narradora e personagem, ela transforma lembranças em gesto artístico, costura texto e imagem com precisão e deixa ao leitor e à leitora a tarefa de completar as frestas.
“Mesmo quando as histórias são de fato reais, Sophie Calle, em alguma medida, transformou a própria vida numa espécie de encenação constante, em que cada ato acaba por compor uma grande ficção armada em torno de si”, escreve Veronica Stigger, na orelha da edição 2025.
Sophie Calle (Paris, 1953) é artista visual, fotógrafa, escritora e performer. Considerada uma das vozes mais singulares da arte contemporânea, transita entre o autobiográfico e o ficcional, explorando temas como intimidade, perda, vigilância, identidade e memória. Já expôs em nobres espaços, como o Centre Pompidou, a Bienal de Veneza e o MoMA.
Desde os anos 1970, experimenta formas de narrativa que envolvem jogos de observação: já seguiu desconhecidos pelas ruas de Paris, contratou um detetive para vigiá-la, convidou estranhos a dormirem em sua cama e transformou a dor de um rompimento em exposição coletiva.
Serviço
Lançamento de Histórias reais, de Sophie Calle
Dia 2 de outubro (quinta-feira), às 18h30
Livraria Gato sem Rabo (Rua Major Sertório, 95 - São Paulo / SP)
Gratuito