
A feira começa no dia 14 de outubro de 2025 com uma cerimônia de abertura reformulada, que incluirá falas, música, luz e som. Em sintonia com o Convidado de Honra deste ano, as Filipinas, e seu lema – "A imaginação povoa o ar" – a cerimônia se concentrará na relação entre imaginação e realidade. Além de representantes da política e da cultura, participarão o coral Philippine Madrigal Singers, o músico e artista de Frankfurt Jan Hennig, também conhecido como Kabuki, e três poetas filipinos: Merlie M. Alunan, Marjorie Evasco e Mookie Katigbak-Lacuesta.
Cultura e política no novo Centre Stage
Uma das novidades da feira deste ano é o Centre Stage no Hall 4.1. Entre outros temas, o palco apresentará o programa "Frankfurt Calling – Perspectivas sobre Cultura e Política", um fórum sobre direitos humanos e liberdade de expressão, sobre as guerras em Gaza e na Ucrânia, sobre autoritarismo e estratégias de resistência democrática, e sobre a importância da inteligência artificial para o futuro do trabalho e da sociedade. A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, estará presente, assim como o ex-secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, o livreiro palestino Mahmoud Muna e a ministra da Justiça alemã, Stefanie Hubig.
Sessões de autógrafos na Festhalle, vendas todos os dias da feira
Uma tendência que veio para ficar: o crescente interesse pela literatura entre a geração mais jovem de leitores, como demonstram os gêneros populares New Adult e Fantasia. Como resultado, produtos e serviços para a comunidade "romantasia" e outras estão ganhando importância. O Hall 1.2 e a Festhalle serão espaços para os fãs interagirem com seus autores favoritos. Escritores renomados como Bianca Iosivoni, Cassandra Clare e Abby Jimenez farão aparições na área Meet the Author, que estará localizada na Festhalle pela primeira vez.
Na noite de sábado, 18 de outubro, o TikTok Book Awards será apresentado no recinto da feira.
Este ano, a feira do livro estará aberta ao público em geral a partir das 10h da manhã da sexta-feira. Os expositores terão permissão para vender livros durante os cinco dias da feira.
Book-to-Screen Day com Caroline Wahl e Mia Maariel Meyer
O Book-to-Screen Day é outro dos destaques do evento nos últimos anos. A iniciativa busca construir pontes entre a indústria editorial internacional, por um lado, e produtores de cinema e roteiristas, por outro. Além de masterclasses, eventos de networking e sessões de matchmaking, haverá um destaque especial na feira deste ano: uma conversa entre a autora bestseller Caroline Wahl, Mia Maariel Meyer, diretora do filme 22 Bahnen (22 Piscinas), que é baseado no romance de Wahl, e a roteirista do filme, Elena Hell. O filme receberá o “Frankfurter Buchmesse Prize for Best Adaptation” ("Prêmio Feira do Livro de Frankfurt de Melhor Adaptação"), no dia 17 de outubro, no teatro Alte Oper, em Frankfurt.
Frankfurt Kids Conference com Axel Scheffler
A Frankfurt Kids Conference também responderá aos eventos políticos atuais, focando a discussão em "livros infantis em um mundo frágil". Na quarta-feira, dia 15 de outubro, os temas explorados no Palco Central vão desde a promoção de habilidades de leitura e escrita até ataques políticos e ideológicos à literatura infantil. O renomado ilustrador de livros infantis Axel Scheffler (O grúfalo, publicado no Brasil pela Brinque-Book) fará o discurso de abertura.
Já o Frankfurt Kids Festival oferecerá uma perspectiva "espacial" para as famílias. De sexta a domingo, quando a feira estiver aberta ao público em geral, as crianças poderão tentar ser astronautas sem sair do chão. O astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia, também estará presente no domingo.
Programa profissional de áudio a IA
O programa profissional da Feira do Livro de Frankfurt 2025 reúne líderes do setor editorial internacional em apresentações e palestras sobre diversos tópicos da indústria. As tendências e estratégias que transformam a indústria do livro, com questões atuais que vão de áudio a IA, fazem parte das discussões. Os palestrantes e debatedores incluem CEOs de grandes editoras, como Penguin Random House, HarperCollins, Bonnier e Simon & Schuster.
O Frankfurt Rights Meeting, o ponto de encontro central para o negócio internacional de direitos e licenciamento, se concentrará este ano em mercados de língua espanhola, entre outros tópicos. A importância de Frankfurt para o negócio de direitos internacionais também se reflete no fato de que todas as 540 mesas no Literary Agents & Scouts Centre já estavam totalmente reservadas meses antes do início da feira.
Convidado de Honra Filipinas: Programa em Frankfurt e além
Tradicionalmente, o programa cultural do Convidado de Honra se estende para além dos recintos da feira e até mesmo dos limites da cidade de Frankfurt. Em sintonia com o lema do Convidado de Honra, "A imaginação povoa o ar", as Filipinas prepararam um programa cultural diversificado.
Além da literatura, a programação inclui ofertas de arquitetura, fotografia, filmes e shows. Eventos e exposições acontecerão em Berlim e Heidelberg, bem como em Frankfurt. O Convidado de Honra deste ano leva para a Feira mais de 100 escritores, artistas, ilustradores e outros criativos. Uma atração no centro da cidade será a “Jeepney Journey”, na praça Rossmarkt, onde um *jeepney* – um dos coloridos veículos de transporte público coletivo que fazem parte do cotidiano nas Filipinas – será transformado em um palco e ponto de encontro para interação, workshops e intercâmbio cultural. O Pavilhão do Convidado de Honra no recinto da feira, construído com materiais sustentáveis e de origem local, como bambu e fibras de abacaxi, é projetado como um arquipélago transitável – um conceito arquitetônico que ressalta a importância de se unir e compartilhar nas comunidades filipinas.
*
No ano passado, a Feira de Frankfurt atraiu 115 mil visitantes profissionais de 153 países, de um total de 230 mil pessoas combinadas com as visitas do público. Foram mais de 4,3 mil exibidores e mais de 3 mil eventos. O LitAg – coração da feira, voltado para a negociação de direitos internacionais – recebeu mais de 320 agências de 31 países, e 38 mil profissionais passaram pelo espaço.