Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Beatriz Sardinha, 1º/07/2025
Os livros de colorir estão no centro do debate do mercado editorial em 2025. A tendência aparece de maneira mais abrangente do que na década passada, com obras abordando diferentes temas e com públicos-alvos mais diversos. Atualmente, a onda é classificada como um fenômeno jovem pela influência direta da comunidade do BookTok, mas abrange também um público que — assim como em 2015 — busca se distanciar das telas e encontrar nas pinturas um momento de relaxamento e "aconchego". O PublishNews conversou com editores e publishers para entender quais as características editoriais dos livros. Desde a primeira Lista de Mais Vendidos do PublishNews de 2025, os títulos de colorir são presença constante. No início de abril, 12 dos 20 livros mais vendidos nas livrarias já eram de colorir. A febre do modelo tem impulsionado a venda de itens do mercado das papelarias, e também foi sucesso na Bienal do Livro Rio. Entre as principais preocupações editoriais, estão a qualidade do design e do papel, bem como temas e personagens diversos. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
A Livraria Leitura vai inaugurar nesta sexta (4) a sua 125ª unidade. A nova loja está localizada no Shopping Uberaba (Av. Santa Beatriz da Silva, 1501, São Benedito – Uberaba / MG) e contará com uma área total de 420m2. O local terá portfólio com mais de 100 mil itens entre livros e materiais de papelaria, espaços de convivência, área geek, ambientes especiais para leitura e locais para eventos culturais e sessões de autógrafos. “A inauguração da Livraria Leitura em Uberaba é um momento muito aguardado pela população que demandava na cidade uma grande livraria, com um mix completo de produtos", afirma o sócio-administrador da Rede de Livrarias Leitura, Bruno Teles. "Para cada nova unidade da rede, é realizada uma curadoria de produtos, baseada em estudos detalhados do público local. Decidimos investir aqui, por ser uma cidade com enorme potencial, número expressivo de habitantes, alta renda per capita e ótimo PIB, e, principalmente, por esta carência que havia por uma loja como a nossa”. Atualmente, a Leitura, que completou 58 anos, investe na capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos regulares para garantir o constante aprimoramento profissional e excelência de atendimento. No último ano, a rede superou suas próprias expectativas, alcançando 121 lojas ativas e um crescimento nas vendas, com mais de 11 milhões de exemplares vendidos.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
O digital publishing award – prêmio realizado pela plataforma alemã digital publishing report – segue com inscrições abertas até 22 de agosto. Nesta edição, pela primeira vez, o prêmio será realizado em inglês e está aberto para participantes de todo o mundo. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Criado em 2019, o digital publishing award concentra-se em editoras e prestadores de serviços do mercado editorial e homenageia conquistas na área da transformação digital. O foco do prêmio está nas inovações na área da publicação digital: produtos, processos ou modelos de negócios excepcionais que editoras, mas também players relacionados à publicação, utilizam para publicar seu conteúdo. Assim, o DPA destaca os vencedores e os homenageia como melhores práticas e exemplos importantes de caminhos para o futuro digital do uso da mídia. Clique no Leia mais para conferir as categorias premiadas e a íntegra desta nota.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 1º/07/2025
O escritor Humberto Werneck esteve n'A Feira do Livro para realizar, em um dos tablados do evento, com a curadora da Flip Ana Lima Cecílio e Fabrício Corsaletti, o lançamento de seu novo livro Viagem no país da crônica (Tinta-da-China Brasil) – o cronista também participou de outra conversa, com Luis Henrique Pellanda, no palco principal. O volume é uma coletânea dos textos do autor publicados no Portal da Crônica Brasileira, durante quatro anos, entre 2018 e 2021. O portal é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa. Os textos, quase todos compilados neste volume, convidam o leitor a folhear as crônicas antes em acervos digitais, costurando informações e curiosidades a respeito de cronistas como Rubem Braga, Clarice Lispector, Lima Barreto e Antônio Maria. O PublishNews perguntou a Humberto Werneck o que ele está lendo e esta foi a resposta: “Recomendo muito o romance mais recente de Ivan Angelo, chamado Vida ao vivo. Esse livro saiu pela Companhia das Letras no final de 2023. Eu acho um dos livros mais importantes da ficção brasileira dos últimos muitos anos. Não teve a repercussão que merece". Clique no Leia mais para conferir a resposta na íntegra.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
Em 2025, a Casa Portugal: Livros e Sabores retorna à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) como um ponto de encontro para quem deseja mergulhar na cultura portuguesa através da literatura, da gastronomia e da identidade dos territórios. Com abertura marcada para o dia 30 de julho, a iniciativa, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, promove o país como destino de turismo literário. A curadoria literária desta edição estará a cargo da escritora brasileira Andréa del Fuego e do autor português Afonso Cruz. A colaboração entre os dois autores reforça o espírito de intercâmbio que define a Casa Portugal, segundo a organização, promovendo um diálogo contemporâneo enraizado na língua portuguesa e na diversidade das suas expressões culturais. A programação contará com mesas de debate, conversas literárias e compartilhamentos de experiências que apresentam projetos de turismo literário em Portugal e iniciativas que unem os dois países, revelando novos territórios através da literatura. Haverá também showcookings e provas gastronômicas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
A Livraria LDM comemora 33 anos neste sábado (5) com um encontro literário na unidade do Shopping Vitória Boulevard (Corredor da Vitória – Av. Sete de Setembro, 1839 – Salvador / BA). Mais de 30 autores já confirmaram presença. Entre eles, estão Aleilton Fonseca, Marcus Vinícius Rodrigues, Ruy Espinheira Filho, Gil Vicente Tavares, Livia Natalia, Mayrant Galo, Alessandro Marimpietri, Wilson Gomes, Emília Nuñez, Mariana Paiva e Tom Correia. Há 15 anos à frente da área de eventos da livraria baiana, a produtora cultural Luana Maldonado segue os passos do pai, Primo Maldonado, diretor da LDM. “Alcançar esse marco de mais de três décadas no mercado editorial é de uma grande alegria. Ao longo desse tempo, estamos construindo uma história com a Bahia, incentivando a leitura, através não apenas da venda de livros, mas dos clubes de leitura que apoiamos. Nossas livrarias são espaços de encontro, de afeto, de trocas de reflexões profundas, de formação de vínculos e de novos leitores”, afirma Luana. Ao todo, a LDM possui cinco lojas espalhadas por Salvador (LDM Brotas, LDM Shopping Bela Vista, LDM Shopping Paseo e LDM Vitória Boulevard) e Lauro de Freitas (LDM Parque Shopping Bahia). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
A Editora Mostarda abriu uma vaga para produtor editorial. É preciso ter experiência sólida e comprovada na função; domínio do processo editorial completo; organização e capacidade de autogerenciamento; boa comunicação escrita e verbal; é desejável ter experiência com livros infantojuvenis, livros acessíveis (braille, Libras) ou de impacto social e boa leitura e comunicação em inglês. As funções do cargo incluem coordenar a produção de livros; coordenar o fluxo editorial desde o trâmite de contrato das obras até a liberação de arquivos para a gráfica; coordenar o trabalho de revisores, designers e diagramadores externos; participar da definição de pautas e curadoria de novos títulos; relacionar-se com autores, agentes e fornecedores de forma empática e profissional; e apoiar na estruturação de processos e ferramentas editoriais. Interessados devem encaminhar currículos para contato@editoramostarda.com.br até 15 de julho.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
A Madras Editora abriu três vagas em seu time. A primeira, para o cargo de designer gráfico freelancer, é preciso ter experiência na área. As funções incluem criação de capas e elaboração de artes. A segunda oportunidade é para supervisor de vendas, para acompanhar pedidos, dar suporte ao representante comercial, participar de eventos e feiras e cuidar do pós-venda. É considerado diferencial ter trabalhado na área de livrarias e editoras. A terceira vaga é para assistente de vendas, para também cuidar do pós-venda, interagir com as áreas de faturamento, financeiras, logísticas e produção, entre outras funções. Interessados devem encaminhar currículos para assistente@madras.com.br sinalizando no assunto o nome do cargo desejado.
|
“As polêmicas passam, mas os livros ficam.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
4.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
5.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
6.
|
Amanhecer na colheita
|
7.
|
Como se tornar um cristão inútil
|
8.
|
A hora da estrela (edição comemorativa)
|
9.
|
O Deus que destrói sonhos
|
10.
|
O abismo de Celina
|
|
|
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
A Supadu, fornecedora líder de soluções digitais para a indústria editorial, firmou uma parceria com a Bookwire para oferecer soluções de sites personalizáveis e simplificados para editoras, fortalecendo sua presença digital e ampliando seu alcance. A parceria oferece às editoras da Bookwire um site modelo “Supadu for Shopify”, com solução de e-commerce integrada, alimentado dinamicamente com informações atualizadas dos produtos e integrado aos sistemas de gerenciamento de metadados da Bookwire. “A Supadu está entusiasmada por poder ajudar a expandir as capacidades D2C das editoras da Bookwire não apenas na Europa, mas em todo o mundo", diz Sarah Arbuthnot, CCO da Supadu. “Na Bookwire, nosso objetivo é fornecer às editoras as melhores soluções possíveis para seus negócios digitais ao longo de toda a cadeia de valor”, afirmou Christian Lindemann, COO da Bookwire. “Isso inclui a integração com soluções de e-commerce oferecidas por líderes no segmento de D2C editorial. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Supadu em nossa rede de parceiros.” Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
O professor de História, educador popular, escritor, poeta e compositor carioca Luiz Antônio Simas é mais um nome confirmado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que será realizada de 6 a 10 de agosto no Centro Histórico de Salvador e terá o escritor baiano Dias Gomes como homenageado. Enquanto compositor, tem canções gravadas por artistas como Maria Rita, Marcelo D2, Criolo, Rita Benneditto e Fabiana Cozza. Também atua como curador de exposições artísticas e, há mais de 15 anos, mantém projetos populares de aulas públicas em ruas, praças, botequins, coretos, quadras de escolas de samba e terreiros do Rio de Janeiro. O escritor Raphael Montes também foi confirmado como atração da festa literária.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
O livro O devorador: Zé Celso, vida e arte (Edições Sesc, 520 pp, R$ 130) traça uma narrativa multifacetada da carreira de José Celso Martinez Corrêa (1937–2023), marcada pela inovação radical, pela crítica política e pela celebração da liberdade artística e corporal. A obra coletiva é organizada pelo jornalista e pesquisador Claudio Leal. Estruturado de forma cronológica e temática, o livro está dividido em capítulos que percorrem a trajetória do encenador, articulando ensaios críticos, entrevistas, cartas e depoimentos de amigos e colaboradores — entre diretores, atores, técnicos, críticos, arquitetos, músicos, cineastas, poetas e jornalistas. O livro conta ainda com projeto gráfico do designer Mateus Valadares. Ele revela uma lombada de costuras aparentes ao se desdobrar a capa tripla que faz as vezes de pôster e que revela fotos de diferentes fases de Zé Celso, sendo a principal delas um icônico registro de Bob Wolfenson. Além disso, o título conta com um caderno de imagens colorido que serve como acompanhamento visual aos mais de 40 textos do volume. A publicação percorre desde seus primeiros passos em Araraquara, passando pela fundação do Teat(r)o Oficina, as montagens históricas de O rei da vela e Roda viva, seu exílio em Portugal e Moçambique durante a ditadura militar, até sua luta pela preservação cultural e urbana do Oficina em anos mais recentes.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
No livro Um ciclista contra o nazismo (Manole, 160 pp, R$ 59), Alberto Toscano mergulha na vida e nos feitos esportivos e humanitários de Gino Bartali (1914 – 2000) em meio à Segunda Guerra. Considerado uma lenda do esporte e do ciclismo italiano, ele venceu três Giros d’Italia e dois Tour de France. Na obra, Toscano aborda diversos aspectos da vida pessoal de Bartali: o atleta, o casamento, a morte prematura do irmão Giulio e a vida durante a Segunda Guerra. Toscano mostra também como Bartali fez parte da Resistência Italiana e, durante a Segunda Guerra, passou a levar de bicicleta mensagens e documentos falsos dentro do território italiano. Como resultado de suas ações, 800 judeus, incluindo entre eles várias crianças, foram salvos da deportação. Gino Bartali faleceu em Florença em 2000 e foi reconhecido como um dos “Justos entre as Nações” em 2013.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
Audre Lorde: Sobreviver é uma promessa (Todavia, 520 pp, R$ 134,90 – Trad.: Erika Nogueira) é uma exploração da vida e do legado da poeta e ativista que marcou os movimentos pelos direito de pessoas negras, lésbicas e mulheres. Em uma biografia que foge de lugares comuns, Alexis Pauline Gumbs propõe uma conversa íntima, mergulhando nos escritos, nas crenças e na influência duradoura de Lorde — que persiste ainda hoje — para oferecer possibilidades de resistência, resiliência e amor frente às opressões. Pensando a ideia de sobreviver como uma promessa profundamente coletiva, e não uma mera luta individual, a autora se baseia nos poemas e ensaios de Lorde para ilustrar como suas palavras ainda são um guia para novas e futuras gerações. A poeta acreditava na linguagem e nos laços de comunidade como ferramentas poderosas de libertação — e Gumbs se espelha em seu estilo de escrita e luta para tecer não só uma biografia, mas também um tributo à combatividade. A autora dá destaque aos últimos anos de vida de Lorde, sua batalha contra o câncer, mostrando como ela, repetidamente, transformava a própria dor em força, coletividade e afeto.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
Traída pelo marido, obrigada a conviver com a amante, criticada pela aparência fora dos padrões e subestimada em sua inteligência, D. Leopoldina teve sua figura menosprezada pela história. Nesta biografia, D. Leopoldina: A história não contada (Record, 560 pp, R$ 109,90), Paulo Rezzutti desmistifica a visão estereotipada da imperatriz e revela sua real importância na Independência do país. A nova edição, revista e atualizada pelo escritor, conta com apresentação inédita de Marianne Feldmann (diplomata e ex-embaixadora da Áustria no Brasil), e posfácios de Cláudia Thomé Witte e Viviane Tessitore. Nascida na Áustria, a arquiduquesa Habsburgo desde jovem demonstrou interesse pelas ciências naturais, especialmente geologia, botânica e mineralogia – áreas raramente associadas às mulheres da época. Ao embarcar para o Brasil, aceitou com entusiasmo e o medo característico do desconhecido o seu destino: casar-se com D. Pedro. O contraste entre D. Leopoldina e D. Pedro era evidente – a educação polida, a postura e a erudição dela eram realçadas ao lado de um personagem conhecido por casos extraconjugais e temperamento impulsivo. A nova edição chega aos leitores com um encarte colorido de pinturas dos principais acervos do mundo.
PublishNews, Redação, 1º/07/2025
Escrito pelo vencedor do Oscar Matthew McConaughey, Sinal verde (Sextante, 320 pp, R$ 59,90 – Trad.: Carolina Simmer) traz anotações sobre sucessos e fracassos, alegrias e tristezas, coisas que o fascinaram e que o fizeram rir alto. “Como ser justo. Como me estressar menos. Como me divertir. Como magoar menos as pessoas. Como me magoar menos. Como ser um homem bom. Como encontrar sentido na vida. Como ser mais eu”, explica o autor sobre o livro. Sendo assim, o ator se sentou com seus diários, encontrou histórias que testemunhou e vivenciou, lições que aprendeu e esqueceu, poemas, orações, receitas médicas, crenças sobre o que importa e um monte de frases de parachoque. Nessa análise, encontrou um tema constante, uma maneira de encarar a vida que o trazia mais satisfação, tanto na época quanto hoje: se você souber como e quando lidar com os desafios, como relativizar o inevitável, vai desfrutar de um nível de sucesso que ele chama de ‘pegar sinais verdes’. “Então, comprei uma passagem só de ida para o deserto e escrevi isto que você tem em mãos: um álbum, um registro, uma história da minha vida até agora. São 50 anos de tudo que vi e admirei, que senti e entendi, que me fez sentir orgulho e vergonha. Bênçãos, verdades e as belezas da brutalidade. Situações das quais me safei, das quais não me safei, e aquelas em que me molhei enquanto tentava dançar entre as gotas de chuva”.
|
|
|