O que estou lendo: Humberto Werneck
PublishNews, Beatriz Sardinha, 1º/07/2025
Cronista esteve n'A Feira do Livro para o lançamento do livro 'Viagem no país da crônica' e indicou o romance mais recente de Ivan Angelo, 'Vida ao vivo'

O escritor Humberto Werneck esteve n'A Feira do Livro para realizar, em um dos tablados do evento, com a curadora da Flip Ana Lima Cecílio e Fabrício Corsaletti, o lançamento de seu novo livro Viagem no país da crônica (Tinta-da-China Brasil) – o cronista também participou de outra conversa, com Luis Henrique Pellanda, no palco principal. O volume é uma coletânea dos textos do autor publicados no Portal da Crônica Brasileira, durante quatro anos, entre 2018 e 2021. O portal é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa.

Os textos, quase todos compilados neste volume, convidam o leitor a folhear as crônicas antes em acervos digitais, costurando informações e curiosidades a respeito de cronistas como Rubem Braga, Clarice Lispector, Lima Barreto e Antônio Maria.

O PublishNews perguntou a Humberto Werneck o que ele está lendo e esta foi a resposta:

“Recomendo muito o romance mais recente de Ivan Angelo, chamado Vida ao vivo. Esse livro saiu pela Companhia das Letras no final de 2023. Eu acho um dos livros mais importantes da ficção brasileira dos últimos muitos anos. Não teve a repercussão que merece. Tem que ser lido. O personagem principal é um magnata dono de um império de televisão. Um dia ele resolve terminar a novela das nove para ele mesmo entrar ao vivo na programação do canal. A partir daí, por 18 noites ele entra e faz considerações de vários tipos e temas. É um homem culto, inteligentíssimo, cínico... um empresário, né. São 18 noitadas, e após cada uma, o capítulo seguinte é a repercussão dos acontecimentos na mídia. Na verdade, ele faz tudo aquilo para encontrar uma moça, tem uma trama amorosa e sedução por trás. Um livraço."

[01/07/2025 10:00:00]