Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 24/04/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Monica Ramalho, 24/04/2025

Celebrado por quem ama o choro de Pixinguinha e a justiça de São Jorge, este 23 de abril, quando também se festejou o Dia Mundial do Livro, foi a data escolhida para a realização da cerimônia oficial de transmissão do título de Capital Mundial do Livro para o Rio de Janeiro. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa faz parte da iniciativa, criada em 2001 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Diante de uma plateia de cerca de 600 pessoas, no Teatro Carlos Gomes (centro do Rio), o prefeito Eduardo Paes recebeu a chave simbólica das mãos da prefeita de Estrasburgo, Jeanne Barseghian. A cidade francesa, que sobressai na Europa pelo seu intenso trabalho em prol da literatura infantil, recebeu a honraria em 2024. No ano que vem, será a vez de Rabat, capital do Marrocos. Ao final da cerimônia, o gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro, Henrique Dau, informou com exclusividade ao PublishNews sobre uma novidade relacionada à Lei do Imposto Sobre Serviço (Lei do ISS), que destina 1% do ISS pago, por ano, pelas empresas cariocas para a realização de projetos culturais (uma espécie de Lei Rouanet municipal). Neste 2025, a Lei vai destinar R$ 10 milhões para somar nas ações em prol da leitura. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Foi publicada nesta semana a portaria, assinada pelos ministérios da Educação e da Cultura, que estabelece as regras para o atendimento às bibliotecas públicas e bibliotecas comunitárias pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O MinC também anunciou que o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2035) deve ir à consulta pública ainda no primeiro semestre deste ano. “O novo Plano Nacional de Livro e Leitura traz a revisão das metas e ações. E esse é o diferencial com relação aos planos anteriores. Nos anteriores, tínhamos os princípios norteadores, alguns objetivos, os quatro eixos. Mas, agora, vamos ter metas e ações. E o MinC e o Ministério da Educação (MEC) estão juntos construindo isso”, celebra o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, em nota. Por meio de objetivos e metas, o novo PNLL vai promover a valorização social do livro, leitura, escrita e das bibliotecas para os próximos dez anos, de acordo com o Ministério. Os quatro eixos do Plano são: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e incremento do valor simbólico e fomento à cadeia criativa e produtiva do livro. Sobre as bibliotecas, quatro mil delas vão receber, anualmente e de maneira sistemática, 4,8 milhões de livros, um investimento de R$ 50 milhões. No último dia 18, a Biblioteca Casa Amarela (RJ) recebeu os kits literários, dando início a essa distribuição. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

A Prefeitura de São Paulo registrou um aumento de 30% nas visitas às bibliotecas municipais da cidade, bem como um aumento no empréstimo de livros e materiais, de acordo com o levantamento do Biblioteca em Números, política de transparência de dados da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) que reúne informações de atividades, serviços, visitas e rendimento das bibliotecas municipais de São Paulo em números e disponibiliza para consulta livre. Empréstimos de livros também cresceram quase 20% no mesmo período. Em 2022, no ano em que o Brasil começava a sair da quarentena causada pela pandemia da Covid-19, cerca de 385 mil livros foram retirados das bibliotecas pelo público. Em 2024, a taxa subiu para mais de 500 mil títulos emprestados. Também houve aumento de quase 20% nas matrículas. Clique no Leia mais para ler os números na íntegra.

PublishNews, Henrique Rodrigues, 24/04/2025

O tempo passa, o tempo voa, e a leitura no Brasil continua numa boa. Se todo mundo – ao menos os mais seminovos – se lembrou da propaganda do banco que nem existe mais, é porque aquele jingle funcionou, cavoucando seu lugar na memória de toda uma geração. Foi observando esse tipo de sucesso que pensei no motivo pelo qual nenhuma campanha de promoção de livro deu certo em longo prazo no Brasil. Isto posto, decidi arrolar um tipo de decálogo da não-leitura, enquanto beberico um café cada vez mais caro. Vamos lá: 1. Forme professores que não gostam ou não têm tempo para a leitura literária. Para início de conversa, vamos voltar para a base, já aconselhou o Mano Brown e quase ninguém parece ter ouvido. Como alguém vai traumatizar outrem para a leitura se não for, essa mesma pessoa, alheia a essa prática? Fica o exemplo típico: cursar Letras com o intuito de ensinar língua estrangeira e não ter paciência para literatura, mas acabar conseguindo vaga de trabalho para a tríade Português/Literatura/Redação. Outro bem comum: a professora tem interesse e até gostaria de ler mais, porém a carga de trabalho é alta e as secretarias estão impondo um monte de tarefas administrativas para alimentar as estatísticas. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

A Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) divulgou os vencedores da 8ª edição do Prêmio AEILIJ de Literatura, com foco na seleção dos melhores títulos LIJ produzidos no ano anterior. Entre os selecionados, estão Martha Batalha, Joana Penna, Sofia Mariutti, Ricardo Azevedo – e Roseana Murray, que completa 45 anos de carreira literária e foi a personalidade LIJ do Ano, indicada por unanimidade pelo júri. O Prêmio se destaca no cenário literário do país justamente por ter como premissa a valorização da produção de literatura infantil e juvenil nacional, sendo destinado especificamente às obras de autoria de artistas brasileiros ou residentes. A premiação abrange seis categorias — Livro Infantil, Livro Juvenil, Adaptação ou Reconto, Livro Informativo, Autor Estreante e Conjunto de Ilustrações. Esta oitava edição recebeu 622 inscrições de 147 editoras. São seis categorias com cinco juradas, 30 finalistas e uma personalidade literária. No fim são escolhidos seis vencedores, mais uma obra Hors Concours e uma Seleção Destaques AEILIJ. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews+, Redação, 24/04/2025

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os livros previstos para a semana entre 9 e 15 de junho estão novo livro de Christian Dunker, O estilo de Lacan (Zahar), Como nasce um miliciano (Bazar do Tempo), de Cecília Oliveira, que conta a história do Cabo Benê, no Rio de Janeiro. E a editora Todavia lança sete títulos do Vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

A Carochinha Editora está à procura de um produtor editorial PNLD para atuar na produção editorial de coleções impressas e objetos digitais para o PNLD 2027 Didático (Anos Iniciais do Ensino Fundamental). A pessoa atuará nos componentes Geografia, História e Ciências, coordenando elaboradores de conteúdo, editores, ilustradores, cartógrafos, iconógrafos, revisores e fluxo de provas, entre outros. É preciso ter domínio do pacote Office; desejável ter conhecimentos avançados de Excel; ótimos conhecimentos de Língua Portuguesa; experiência nos programas PNLD Didático; desejável conhecimento do pacote Adobe (InDesign, Illustrator, Photoshop); senso de organização e proatividade; habilidade para lidar com controle de cronogramas; disponibilidade de horários para trabalhar em fins de semana e feriados, de acordo com a demanda, até a finalização do PNLD. O tipo de contratação é PJ com regime híbrido. Interessados devem encaminhar currículos para vagas@carochinhaeditora.com.br.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

A Editora Berith, braço editorial da Distribuidora Plenitude focada na produção de conteúdo para o público evangélico, abriu vaga para assistente editorial. A descrição do cargo prevê a realização de atividades relacionadas às rotinas de produção editorial, como manutenção das informações relacionadas ao cumprimento do cronograma, atribuição e acompanhamento da prestação de serviços da equipe fixa e terceirizados, avaliação de textos processados, conferência de provas, elaboração de briefings e textos auxiliares, solicitação de orçamentos e textos conexos etc. O perfil que a editora busca inclui a disponibilidade para trabalhar no expediente comercial na sede da editora, facilidade no uso dos principais aplicativos do pacote 365 (Office) e formação em Letras, Jornalismo ou Produção Editorial. O candidato deve residir em Campinas ou região de fácil acesso à cidade. Currículos devem ser enviados pelo e-mail vagas@plenitudedistribuidora.com.br.

“O grande desafio é criar os personagens, uma história de vida para eles, e inseri-los no contexto histórico real.”
Luize Valente
Escritora brasileira
1.
Isso e aquilo (This & That)
2.
Do dia para a noite (Day to night)
3.
Dias quentes (Spring Summer)
4.
Mais esperto que o diabo
5.
Em nome do povo: Como o casamento entre Estado e Moeda te deixa mais pobre​
6.
Café com Jesus
7.
IA para líderes: do conceito à realidade
8.
Novos frutos
9.
Café com Deus Pai 2025
10.
Sonho sem estratégia não vira realidade
 
PublishNews, Redação, 24/04/2025

A Festa Literária das Periferias (Flup), em parceria com a Editora Voo, lançou o edital Bota Fé na Leitura, que premiará uma nova autora negra e um (a/e) ilustrador(a/e) negro(a/e) da periferia do Brasil com a publicação de um livro infantil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 8 de junho, via formulário. Além da publicação do livro, o edital prevê acompanhamento da Editora Voo e da equipe de Processos Formativos Flup, responsáveis pelo desenvolvimento editorial da história premiada. Os selecionados(as/es) assinarão um contrato com a Editora Voo (selo Vooinho) para preservar todos os direitos da obra. Cada um também receberá 25 exemplares cada da primeira tiragem da obra para divulgação. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Evento solidário criado pelo Instituto Ling em junho de 2024 para ajudar na recuperação do mercado editorial e livreiro do Rio Grande do Sul – que foi fortemente impactado pelas enchentes que atingiram o Estado – a Feira do Livro Reconstrói RS terá uma segunda edição neste ano para seguir apoiando a recuperação e o fortalecimento do setor. A iniciativa será realizada nos dias 16, 17 e 18 de maio, na sede do centro cultural em Porto Alegre (Rua João Caetano, 440), das 11h às 20h, com entrada franca. Nos três dias, o público poderá comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos atingidos direta ou indiretamente pela crise climática, como Arquipélago, L&PM, Dublinense, Piu, Becos dos Livros e Livraria Baleia, além de conferir bate-papos literários, shows musicais, atividades infantis e sessões de autógrafos. Serão cerca de 40 expositores participando com suas bancas e mais de 30 programações artísticas, a maior parte delas gratuitas. A abertura do evento será no dia 16, às 19h, com um bate-papo com Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti e presença frequente na lista de autores mais vendidos no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Itamar Vieira Jr. participa do Sempre um Papo | ©alnereisO projeto Sempre Um Papo retorna à Brasília apresentando um dos mais relevantes escritores brasileiros da atualidade, Itamar Vieira Junior, autor de Torto arado (Todavia) e Salvar o fogo (Todavia), no dia 30 de abril, quarta-feira, às 19h30, na Caixa Cultural Brasília (SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília / DF). A entrada é gratuita. Ao todo, serão 10 eventos ao longo do ano e os próximos convidados já estão definidos: dia 11 de junho, com Aílton Krenak; e 9 de julho, Bianca Santana. A jornalista Márcia Maria Cruz fará a mediação. O acesso é gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes do início, e de classificação indicativa não recomendada para menores de 14 anos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Há séculos, a busca pela satisfação pessoal move a humanidade, mas a resposta sobre como conquistá-la sempre pareceu fora de alcance. Em Felicidade em ação (BestSeller, 294 pp, R$ 69,90 – Trad.: Luis Fragoso), Adam Adatto Sandel, filósofo e ex-professor da Universidade de Harvard, oferece uma alternativa para essa questão milenar: a imersão em uma atividade com valor intrínseco, ou seja, que não dependa de uma recompensa ou de um sucesso que a justifique. Segundo Sandel, é essencial a prática de três virtudes por vezes abandonadas em razão de nossos projetos pessoais: o controle sobre as próprias ações, a proximidade com os amigos e a conexão com a natureza. Essas são as chaves para uma vida extraordinária. De filósofos da Grécia Antiga a pensadores modernos, séries de TV, filmes e pilares da própria vida, Sandel destrincha a filosofia para a plenitude e incentiva o leitor a experimentar a vida como uma jornada, abandonar a obsessão por entregar resultados e cumprir metas individuais, vivendo completamente presentes no aqui e agora.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

A terapeuta e mentora Hilda Medeiros apresenta seu novo livro, O invisível paralisante: Relatos de uma terapeuta sobre ousar, querer e se libertar (Literare Books, 200 pp, R$ 69,90). A obra convida os leitores a enfrentarem seus medos e se libertarem das amarras emocionais que limitam seu crescimento. Hilda entrelaça memórias pessoais e histórias de clientes para mostrar como as vozes internas influenciam as escolhas individuais. Questões como ancestralidade, perdas, amor e resiliência são expostas para o leitor reconhecer padrões que podem estar impedindo sua evolução. Diante da ansiedade e pressão social crescentes, a obra incentiva a pausa e o autoconhecimento. Ao longo das páginas, Hilda compartilha insights que estimulam reflexões e mudanças internas, mostrando que a liberdade emocional começa com uma decisão.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Ao longo de todos os anos como terapeuta, Walter Riso tem constatado com frequência que nos relacionamentos as pessoas se acostumam a oferecer excessivamente e a receber muito pouco ou nada de quem se ama e acabam por normalizar isso. Pensando nisso, o autor escreveu De tanto te amar, me esqueci de mim (Academia, 176 pp, R$ 57,90). Para Walter Riso, um amor saudável flui, vai e vem, um sente e enxerga o afeto do outro, e vice-versa. A obra acompanha leitores e leitoras a caminhos que propiciam uma revisão de seu estilo afetivo para que consigam equilibrar a relação e analisem se estão em um lugar errado. O livro está dividido em quatros grandes partes que vão desconstruindo noções preconcebidas a respeito dos relacionamentos e para reconstrução do amor-próprio. Ainda, na primeira parte, o autor propõe oito testes para saber se quem lê está com a pessoa certa.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Nos últimos anos, a discussão sobre formas não convencionais de se relacionar tem ganhado cada vez mais espaço: na mídia, nas redes sociais e em rodas de conversa. Casamentos e namoros abertos, relacionamentos poligâmicos ou simplesmente não monogâmicos vêm desafiando o modelo tradicional que historicamente foi tratado como o padrão social dominante no Ocidente. Uma história real e íntima sobre amor, desejo e crescimento pessoal. Para que o casamento aberto funcione, Molly e Stewart estabelecem regras básicas: não sair com ex-namorados ou vizinhos, não ir à casa de outras pessoas e, acima de tudo, não se apaixonar. Nos anos que se seguem, eles quebram a maioria dessas regras, inclusive a mais importante. Molly e Stewart enfrentam ciúmes, inseguranças e dúvidas, sempre se perguntando: é possível amarem outras pessoas e permanecerem fiéis ao amor que sentem um pelo outro? Mais (Buzz, 304 pp, R$ 69,90 – Trad.: Laura Folgueira) é uma narrativa sobre maternidade, casamento e realização pessoal. Com humor e estilo, Molly Roden Winter compartilha sua jornada em busca de se tornar sua versão mais autêntica.

PublishNews, Redação, 24/04/2025

Denize Savi escreve em A ciência da felicidade no trabalho (Gente, 192 pp, R$ 69,90) que transformar a rotina profissional não é uma utopia, e sim uma necessidade urgente, e que é preciso desenvolver autoconhecimento e inteligência emocional para transformar a relação com o trabalho e com colegas, a partir da construção de conexões autênticas que fortalecem a jornada pessoal e coletiva. E que existe uma base científica para fazer isso. Por meio do método das sete chaves, a autora nos convida a ressignificar o trabalho e a construir um equilíbrio entre carreira e bem-estar. Em tempos de burnout, ansiedade e hiperprodutividade tóxica, Denize apresenta ferramentas que vão além da teoria, mostrando que a verdadeira felicidade é acessível a todos que estão dispostos a encarar a transformação como um caminho ativo e possível. O lançamento da obra está marcado para esta quinta (24), a partir das 18h30, na Livraria da Travessa do Shopping Villa Lobos (Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 - Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo / SP).

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.