Martha Batalha e Sofia Mariutti entre os vencedores do 8º Prêmio AEILIJ de Literatura
PublishNews, Redação, 24/04/2025
Roseana Murray é a Personalidade LIJ do Ano, enquanto a obra 'Um peixe boiando no ar' (Ática), com desenhos e poemas de Ricardo Azevedo, foi agraciada com o título Hors Concours

A Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) divulgou os vencedores da 8ª edição do Prêmio AEILIJ de Literatura, com foco na seleção dos melhores títulos LIJ produzidos no ano anterior. Entre os selecionados, estão Martha Batalha, Joana Penna, Sofia Mariutti, Ricardo Azevedo – e Roseana Murray, que completa 45 anos de carreira literária e foi a personalidade LIJ do Ano, indicada por unanimidade pelo júri

O Prêmio se destaca no cenário literário do país justamente por ter como premissa a valorização da produção de literatura infantil e juvenil nacional, sendo destinado especificamente às obras de autoria de artistas brasileiros ou residentes.

A premiação abrange seis categorias — Livro Infantil, Livro Juvenil, Adaptação ou Reconto, Livro Informativo, Autor Estreante e Conjunto de Ilustrações.

Esta oitava edição recebeu 622 inscrições de 147 editoras. São seis categorias com cinco juradas, 30 finalistas e uma personalidade literária. No fim são escolhidos seis vencedores, mais uma obra Hors Concours e uma Seleção Destaques AEILIJ.

O livro Liz sem medo (Escarlate), de Martha Batalha e Joana Penna, que conta a história de uma menina que vivia em uma cidade barulhenta e cheia de prédios, mas, depois da morte da mãe, teve de se mudar com o irmão Tico e o pai para a casa no meio do mato da vó Raquel venceu na categoria Livro Juvenil. Em Livro Infantil, a escolhida foi A matemática do urso (Brinque Book), de Blandina Franco e José Carlos Lollo. Uma obra rimada que acompanha um urso que tem que fazer várias contas em sua caminhada.

A obra Um peixe boiando no ar (Ática), com desenhos e poemas de Ricardo Azevedo, foi agraciada com o título Hors Concours.

O júri desta edição contou com a crítica literária e especialista em literatura infantil e juvenil, Silvia Oberg, doutora em Ciência da Informação e Educação (ECA/USP), professora e autora de livros para a infância; Marie Ange Bordas escritora, fotógrafa, pesquisadora e artista visual, trabalha internacionalmente na criação de projetos de arte, literatura e educação ambiental, especialista em livros informativos; Cecilia Bassarani, editora com 35 anos de atuação no mercado editorial; especialista em LIJ, Ana Célia Goda, editora experiente, crítica literária e também autora e Índigo Ayer, roteirista e escritora LIJ com mais de 20 obras publicadas. A gestão do Prêmio foi feita por Vanessa Balula e Susana Ventura (ambas responsáveis pelos Projetos Especiais AEILIJ)

Confira os vencedores do 8º Prêmio AEILIJ:

Livro Infantil

  • A matemática do urso (Brinque Book), de Blandina Franco e José Carlos Lollo

Livro Juvenil

  • Liz sem medo (Escarlate), de Martha Batalha e Joana Penna

Adaptação ou Reconto

  • Mitos e bichos de A a Z: histórias mitológicas animais (Panda Books), de Rosana Rios e Andrea Ebert

Conjunto de Ilustrações

  • O invasor (Boitatá), de Daniel Cabral e Fereshteh Najafi

Livro Informativo

  • Tem um gato no frontispício (Baião), de Sofia Mariutti e Vitor Rocha

Autor Estreante

  • Eudice (Biruta), de Carolina Delboni e Lumina Pirilampus

Hors Concours

  • Um peixe boiando no ar (Coleção Para Gostar de Ler - Editora Ática), de Poemas e desenhos de Ricardo Azevedo

Personalidade LIJ do ano

  • Roseana Murray
[24/04/2025 10:00:00]