
O Prêmio se destaca no cenário literário do país justamente por ter como premissa a valorização da produção de literatura infantil e juvenil nacional, sendo destinado especificamente às obras de autoria de artistas brasileiros ou residentes.
A premiação abrange seis categorias — Livro Infantil, Livro Juvenil, Adaptação ou Reconto, Livro Informativo, Autor Estreante e Conjunto de Ilustrações.
Esta oitava edição recebeu 622 inscrições de 147 editoras. São seis categorias com cinco juradas, 30 finalistas e uma personalidade literária. No fim são escolhidos seis vencedores, mais uma obra Hors Concours e uma Seleção Destaques AEILIJ.
O livro Liz sem medo (Escarlate), de Martha Batalha e Joana Penna, que conta a história de uma menina que vivia em uma cidade barulhenta e cheia de prédios, mas, depois da morte da mãe, teve de se mudar com o irmão Tico e o pai para a casa no meio do mato da vó Raquel venceu na categoria Livro Juvenil. Em Livro Infantil, a escolhida foi A matemática do urso (Brinque Book), de Blandina Franco e José Carlos Lollo. Uma obra rimada que acompanha um urso que tem que fazer várias contas em sua caminhada.
A obra Um peixe boiando no ar (Ática), com desenhos e poemas de Ricardo Azevedo, foi agraciada com o título Hors Concours.
O júri desta edição contou com a crítica literária e especialista em literatura infantil e juvenil, Silvia Oberg, doutora em Ciência da Informação e Educação (ECA/USP), professora e autora de livros para a infância; Marie Ange Bordas escritora, fotógrafa, pesquisadora e artista visual, trabalha internacionalmente na criação de projetos de arte, literatura e educação ambiental, especialista em livros informativos; Cecilia Bassarani, editora com 35 anos de atuação no mercado editorial; especialista em LIJ, Ana Célia Goda, editora experiente, crítica literária e também autora e Índigo Ayer, roteirista e escritora LIJ com mais de 20 obras publicadas. A gestão do Prêmio foi feita por Vanessa Balula e Susana Ventura (ambas responsáveis pelos Projetos Especiais AEILIJ)
Confira os vencedores do 8º Prêmio AEILIJ:
Livro Infantil
- A matemática do urso (Brinque Book), de Blandina Franco e José Carlos Lollo
Livro Juvenil
- Liz sem medo (Escarlate), de Martha Batalha e Joana Penna
Adaptação ou Reconto
- Mitos e bichos de A a Z: histórias mitológicas animais (Panda Books), de Rosana Rios e Andrea Ebert
Conjunto de Ilustrações
- O invasor (Boitatá), de Daniel Cabral e Fereshteh Najafi
Livro Informativo
- Tem um gato no frontispício (Baião), de Sofia Mariutti e Vitor Rocha
Autor Estreante
- Eudice (Biruta), de Carolina Delboni e Lumina Pirilampus
Hors Concours
- Um peixe boiando no ar (Coleção Para Gostar de Ler - Editora Ática), de Poemas e desenhos de Ricardo Azevedo
Personalidade LIJ do ano
- Roseana Murray