Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Talita Facchini, 13/02/2025
O IBGE divulgou nesta quinta (13) os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do final de 2024, referente ao mês de dezembro. Segundo o estudo, as vendas no comércio varejista fecharam o ano com alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012 (8,4%). Em dezembro – comparando com o mês anterior – as vendas no comércio no país variaram negativamente 0,1% e a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 0,8%. No acumulado do ano, no entanto, Livros, jornais, revistas e papelaria foi a atividade que registrou a maior queda: -7,7%. Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,5%) também fecharam no negativo. “O segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria já vem acumulando quedas há alguns anos, a última alta foi em 2022. Isso está relacionado ao crescente processo de digitalização de parte de seus produtos. O que vem sustentando essa atividade é o livro didático”, avalia Cristiano Santos, gerente da pesquisa. “No caso de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, foi um ano muito focado na distribuição de cereais e leguminosas, num mercado muito competitivo. Já o setor de Combustíveis e lubrificantes está vinculado à demanda de transportes, que não foi tão forte em 2024”, completa o profissional. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
O PublishNews e o Great Place to Work anunciam, nesta quinta-feira (13), a segunda edição do ranking “As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”, iniciativa pioneira cujo objetivo é fomentar o setor no Brasil, estimulando o crescimento de profissionais e empresas. Aliado ao propósito “pessoas no centro” dos negócios, mote da consultoria global, a lista pretende contribuir para que os ambientes de trabalho se tornem ou se aprimorem como ótimos lugares para todas as pessoas. As interessadas no ranking devem antes obter a Certificação do GPTW. Planos e informações mais detalhadas estão disponíveis aqui. A data limite para estar certificada é 15 de agosto de 2025 – e, como o processo pode levar até dois meses, recomenda-se iniciá-lo até a primeira metade de junho. A cerimônia de premiação está prevista para o último trimestre de 2025. “Colocar as pessoas no centro não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para o crescimento sustentável das empresas no mercado editorial”, avalia a editora e sócia do PublishNews, Lu Magalhães. “Atingir metas e fortalecer o setor passa, inevitavelmente, pela valorização dos profissionais e pelo investimento em um ambiente organizacional saudável e inovador”. “Estamos muito felizes com a segunda edição do ranking Mercado Editorial GPTW PublishNews”, afirma a Chief of Projects and Methodology do GPTW, Marina Sobral. Em 2024, na primeira edição, oito empresas do setor do livro foram reconhecidas pelo ranking, liderado pela MOL Impacto (pequenas empresas), de São Paulo, e pelo Grupo Neiva (médias e grandes), da Paraíba. Os critérios para elegibilidade permanecem os mesmos: ser uma organização certificada pelo Great Place To Work, ter 30 ou mais funcionários e exercer atividades da natureza do setor editorial, como produção, comercialização e distribuição de livros, ou de produtos e serviços ligados à indústria livreira. Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.
PublishNews, Talita Facchini, 13/02/2025
Nadja Cezar não é mais a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e do Material Didático, cargo que ocupava desde 2021. “Estou me despedindo do PNLD com muito orgulho de ter feito parte dessa história”, disse ao PublishNews. Servidora pública, graduada em Letras pela Universidade de Brasília, pós-graduada em Orçamento Público e Mestra em Educação, Nadja é professora por formação. Trabalhou no PNLD nos últimos 16 anos em várias frentes do programa, acumulando os cargos de Coordenadora-Geral dos Programas do Livros e de Secretaria – Executiva do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura nos últimos anos. Fabio Uehara é o novo gerente de conteúdo da plataforma AYA Conteúdos, desenvolvida pelo Grupo FS. O executivo assume o desafio de expandir as frentes de atuação da AYA, visando conquistar uma posição de destaque em comparação aos grandes players do setor. Com uma trajetória de mais de 20 anos, Uehara é atualmente apresentador do podcast PublishNews, o que influenciou a escolha de seu nome para o novo cargo. O diretor deixa sua posição de responsável pela aquisição de conteúdo e de parcerias, além de produtor executivo na Tocalivros, onde assessorava criadores de conteúdos, para trazer sua expertise à AYA. E Jefferson dos Santos Rachid não faz mais parte do Grupo Ediouro. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Gustavo Martins de Almeida, 13/02/2025
Entrevistada recentemente pela revista Vogue sobre o seu futuro artístico, Fernanda Torres mencionou que gostaria de fazer uma peça baseada num conto darwinista a respeito do Gênesis, escrito por Eça de Queiróz. A declaração me bateu forte, pois este foi o primeiro texto que li de Eça; Adão e Eva no Paraíso, publicado em 1897, possivelmente escrito na sua escrivaninha que vi em Tormes, onde morou, e que me introduziu no mundo encantador do escritor português. O belo conto merece a interpretação de Fernandinha! Ao ler a entrevista logo imaginei seu desempenho, lembrando de sua interpretação do apimentadíssimo monólogo, A casa dos Budas Ditosos, inspirado no livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro, e ainda de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, estrelando É, de Millôr Fernandes, no saudoso Teatro Maison de France, em 1977. Daí, naturalmente para mim, brotam questões jurídicas derivadas da adaptação de obras literárias para o teatro, ainda mais se estiverem, como Eça está, em domínio público. Pois então, de acordo com a Lei Brasileira de Direito Autoral (Lei 9.610/98, doravante LDA), dentre as obras protegidas pelo Direito se encontram as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova (LDA, art. 7º, XI). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
A literatura fantástica vai ganhar um evento literário exclusivo no Brasil. O FliFantasy – Festival Literário de Fantasia acontecerá no dia 13 de abril, no Marte Hall (Rua Domingos de Morais, 348 – São Paulo / SP), ao lado do metrô Ana Rosa, das 11h às 18h, reunindo autores, editores, influenciadores, ilustradores e leitores apaixonados pelo gênero. O Festival, uma iniciativa das profissionais do mercado editorial Cassia Carrenho e Mariana Rolier, nasce com o propósito de fortalecer e consolidar a fantasia no mercado editorial brasileiro, promovendo debates sobre temas essenciais do gênero, apresentando novidades editoriais e incentivando a participação de editoras e autores independentes. Nesta primeira edição, o FliFantasy prestará homenagem a Brandon Sanderson, um dos maiores nomes da literatura de fantasia contemporânea e criador do aclamado universo da Cosmere, cenário de séries de sucesso como Mistborn e Os relatos das Guerras das Tempestades. O autor tem se destacado tanto na expansão de seu universo fantástico quanto em números: é dele o maior recorde de arrecadação da história do Kickstarter, o principal crowdfunding americano. Além disso, grandes nomes do cenário nacional já estão confirmados no evento, incluindo Fábio Kabral, Tamirez Santos, Karen Soarele, Fábio Yabu, Mayra Sigwalt, Milena Enevoada, Leonel Caldela, Fábio Fernandes, Amanda Orlando e MM Izidoro. Para tornar o evento possível, a campanha de financiamento coletivo do FliFantasy foi lançada nesta quinta (13), no Catarse. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
A Globo Livros abriu uma vaga para analista de marketing. Os requisitos incluem formação superior completa; mais de dois anos na área de comunicação e produção de eventos em editoras de livros; organização de eventos gestão de projetos; conhecimento de diferentes tipos de mídias; fundamentos de comunicação e marketing; e conhecimento da língua inglesa. Entre as atribuições do cargo está a organização e produção do estande e sessões de autógrafos em eventos literários, como as Bienais do Livro no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades; cenografia, pedido/montagem de kits de brindes e apresentação de lançamentos da editora em convenção de rede de livrarias; interface com suprimentos e fornecedores para a produção de materiais de comunicação, eventos e brindes; cadastro e atualização de metadados dos livros nas plataformas MVB/Metabook, BookInfo e no site da editora; acompanhamento e gestão do calendário de lançamentos; colaborar com o planejamento e implementação das ações para divulgação da marca e seus produtos; organizar e eventualmente acompanhar sessões de autógrafos dos livros; e elaboração de briefings para a área de criação. Interessados devem se inscrever clicando aqui, até 27 de fevereiro.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
A FTD Educação está à procura de uma pessoa consultora de negócios em literatura para atuar na área comercial. É preciso ter graduação completa em Pedagogia, Literatura, Licenciaturas ou áreas correlatas; necessário vivência no mercado editorial privado educacional, do varejo e da área pública; conhecimento em literatura infantil e juvenil; visão estratégica para negócios e visão de novas oportunidades de negócios. A pessoa contratada será responsável por criar oportunidade de vendas para o catálogo da editora nos mercados de vendas diretas e nas escolas das redes particular e pública, em nível nacional; pelo relacionamento com a área comercial; relacionamento com os distribuidores para o melhor posicionamento dos produtos no varejo; relacionamento com a área de Marketing, assessorando nas campanhas e eventos da área; e prospecção de novos negócios e oportunidades. Interessados devem se inscrever clicando aqui até 7 de março.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
A Editora Nacional abriu três vagas. As oportunidades são para assistente de atendimento comercial, designer editorial pleno e assistente de arte. Para a primeira, a editora pede experiência em rotinas administrativas e atividades burocráticas na área administrativa comercial e conhecimento básico do pacote Office. Para a vaga de designer editorial, os requisitos incluem o domínio de ferramentas de design gráfico, como InDesign, Illustrator, Photoshop; e curso superior em Design, Produção Editorial, Editoração, ou áreas correlatas. E para os interessados na vaga de assistente de arte também é preciso graduação nas mesmas áreas. A pessoa ficará responsável, dentre outras atividades, por acompanhar a elaboração de projeto gráfico e realizar diagramação. Interessados devem encaminhar currículos para luciana.oliveira@grupoibep.com.br até 20 de fevereiro, colocando no assunto o nome do cargo.
|
“Uma boa tradução capta a essência do original: o ritmo, o tom e a dicção da linguagem, e também o contexto cultural e histórico da obra.”
Escritor e tradutor brasileiro
1.
|
Café com Deus Pai 2025
|
2.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
3.
|
Nunca jogue uma ideia fora
|
4.
|
Ainda estou aqui
|
5.
|
Café com Jesus
|
6.
|
Cozy time - Livro de colorir
|
7.
|
Emoções inteligentes
|
8.
|
A empregada
|
9.
|
Mais esperto que o diabo
|
10.
|
Empreenda pelos princípios bíblicos
|
|
|
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Um novo aplicativo por assinatura que utiliza inteligência artificial – o O'Blesk – chega agora ao mercado com a missão de transformar o marketing editorial, atendendo autores, editoras e escritores independentes que buscam aumentar suas vendas sem depender de agências ou conhecimentos avançados em marketing. Voltado especialmente para escritores que desejam divulgar suas obras nas redes sociais, mas não sabem por onde começar, o O'Blesk promete oferecer uma experiência acessível. A plataforma reúne ferramentas que permitem criar conteúdos personalizados para redes como Instagram, TikTok e YouTube, além de resumos, sinopses e até imagens para publicação – tudo pensado para escritores que preferem focar na escrita, mas ainda assim precisam atrair leitores. Segundo Sidney Guerra, criador do app, o diferencial do O'Blesk está na simplicidade e eficácia das soluções: "Muitos autores são incríveis na escrita, mas travam na hora de divulgar suas obras. Com o O'Blesk, queremos dar a eles autonomia e ferramentas práticas para alcançar o público certo, sem que precisem investir grandes valores em agências ou perder tempo aprendendo estratégias complexas." Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews+, Redação, 13/02/2025
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os livros previstos para a semana entre 31 de março e 6 de abril, está Lewis Hamilton: A biografia (Book One), a versão atualizada sobre a vida do automobilista escrita por Frank Worrall. A obra revela ainda os bastidores da transferência que reacendeu as esperanças da escuderia mais icônica da F1. Também estão entre as novidades a nova edição de A mulher que escreveu a Bíblia (Companhia das Letras), de Moacyr Scliar; Tranças de meninas (Alfaguara), de João Anzanello Carrascoza; e O sentido das águas (Companhia das Letras), Drauzio Varella. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
O Prêmio Jabuti Acadêmico abriu uma consulta pública para indicações ao Livro Acadêmico Clássico da edição 2025, uma das principais homenagens da premiação. O objetivo é reconhecer obras que se destacam por sua relevância, originalidade e impacto no campo do conhecimento. O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que permanecem relevantes e têm um lugar cativo na memória de estudantes, profissionais e leitores de diferentes áreas do conhecimento. Para participar, o interessado deve acessar o link (www.premiojabuti.com.br/academico/classico-academico) até as 18h do dia 28 de fevereiro, preencher os dados do livro e incluir uma breve justificativa para a indicação. Qualquer obra acadêmica pode ser recomendada, desde que tenha sido escrita por um autor brasileiro e tenha contribuído significativamente para a formação de gerações de estudiosos, pesquisadores e leitores. A escolha final será realizada pela diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela curadoria do Prêmio. O autor da obra escolhida será homenageado na cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, em data a ser anunciada. Já as inscrições para concorrer a segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico seguem até 20 de março. Inscrições realizadas antecipadamente, até às 18h dia 28 de fevereiro, têm desconto. Os preços promocionais estão disponíveis no site oficial do prêmio. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
O presidente e o vice do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica e Roger Mello, respectivamente, viajaram nesta segunda-feira (10) para a cidade de Trujillo, no Peru, a convite do governo local, para o seminário “A leitura e a literatura infantil e juvenil nas bibliotecas”, realizado pela Biblioteca Nacional do Peru, na província de La Libertad, na cidade de Trujillo. Na pauta, eles falam sobre suas experiências como autores e promotores de leitura, além do trabalho realizado na Biblioteca Quindim, que é referência internacional. A agenda inclui atividades como: encontro com mediadores de leitura; desenho com as crianças na Esplanada do Complexo Arqueológico de Chan Chan – a maior cidade de argila da história e do mundo; bate-papo na Universidade César Vallejo sobre a importância das bibliotecas na formação de jovens leitores; bate-papo “A ilustração dos livros para crianças e jovens”, na Aliança Francesa; e jantar com César Acuña, governador da província de La Libertad. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/05/2025
Em Tempestade de Ônix (Minotauro, 656 pp, R$ 99,90 – Trad.: Karine Ribeiro e Laura Pohl), terceiro volume da série best-seller O Empyriano escrita por Rebecca Yarros, depois de quase 18 meses no Instituto Militar Basgiath, Violet Sorrengail sabe que não há mais tempo para lições. Não há mais espaço para incertezas. Porque a guerra começou de verdade, e, com inimigos tão poderosos – tanto de fora das muralhas de Basgiath quanto dentro de suas fileiras –, é impossível saber em quem confiar. Agora, Violet precisa viajar para além das enfraquecidas defesas de Aretia, a fim de buscar em terras desconhecidas aliados dispostos a lutar ao lado de Navarre. Essa jornada testará os limites de sua inteligência, bem como de sua sorte e de seu poder, mas Violet estará disposta a tudo o que for preciso para salvar o que mais ama: seus dragões, sua família, sua casa e ele. Mesmo que isso signifique guardar um segredo grande o bastante para destruir tudo. Eles precisam de um exército. Eles precisam de poder. Eles precisam de magia. E precisam de algo que só Violet pode encontrar: a verdade. Mas uma tempestade está se formando... e nem todos sobreviverão a sua fúria.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Céus misteriosos (Intrínseca, 544 pp, R$ 79,90 – Trad.: Helen Pandolfi), sequência do dark academia Magia das marés, aprofunda-se no universo apresentado no primeiro volume, com as fases da lua ditando a magia desenvolvida pelos personagens. Desta vez, com doses de reviravoltas e segredos, a autora Pascale Lacelle une o universo épico de Canção dos deuses afogados — livro fictício presente na história — à trama original. Em um enredo fascinante, os protagonistas viajam entre realidades nas quais fantasia e vida real se misturam. Após embates devastadores nas cavernas de Dovermere e descobertas impactantes que revelaram mentiras plantadas para descredibilizar os nascidos no eclipse, Emory e Baz encontrarão novos desafios. A menina cruza a porta para as Profundezas e se une a Romie — sua melhor amiga que todos acreditavam estar morta — na Esfera dos Sonhos. Já Baz, depois de suas denúncias serem rapidamente abafadas por Reguladores, está em perigo na Academia Aldryn, instituição onde alunos ingressam para aprimorar suas habilidades mágicas, e precisará da ajuda de Emory.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Em uma Nova York pós-apocalíptica, humanos e criaturas sobrenaturais, como trolls, goblins, vampiros e lobisomens coexistem em relativa paz sob as leis do Tratado de Monstros depois de um longo período de guerras que quase acabou com a humanidade. É neste cenário de O rouxinol e o monstro da biblioteca (Plataforma21, 484 pp, R$ 89,90 – Trad.: Isadora Prospero) que vivem e se relacionam Kierse, uma ladra destemida, e Graves, um feiticeiro que guarda segredos sombrios. Inspirado no folclore Celta e no clássico A Bela e a Fera, o best-seller do New York Times marca a estreia da autora K.A. Linde no Brasil. Ágil e cheia de truques, Kierse sobrevive nas sombras da cidade graças à guilda de ladrões que a acolheu após a morte dos pais. Treinada no mundo do crime, ela domina todas as técnicas para roubar de ricos e poderosos. Mas quando é contratada para invadir a misteriosa Biblioteca de Azevinho e furtar um objeto precioso, a protagonista não imagina que está prestes a violar uma regra do Tratado: entrar sem permissão na propriedade de um monstro. Ao capturá-la, em vez de matá-la, porém, Graves propõe uma parceria perigosa — a moça precisa roubar para ele um artefato protegido por sistemas inquebráveis, guardado por um vampiro vil. Em troca, ele dará à jovem não apenas liberdade, mas também respostas sobre quem ela realmente é. Em uma jornada de autodescoberta em que “heróis” e “vilões” não existem, K.A. Linde convida o leitor a questionar até onde cada um pode ir por amor e sobrevivência.
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Na história de Casa de sal e lágrimas (Galera, 396 pp, R$ 69,90 – Trad.: Gabriela Araújo), escrita por Erin A. Craig, a primeira irmã morreu por uma doença terrível, a segunda escorregou de uma escadaria enorme, a terceira foi encontrada afogada na banheira e a quarta caiu de um penhasco. Ao devolver a quarta irmã falecida ao Sal, Annaleigh Taumas tem dois sentimentos: tristeza profunda e medo de ser a próxima a morrer. Ela já teve onze irmãs — as Doze Taumas —, mas, após perder quatro delas, os corredores da mansão Highmoor ficaram melancólicos e silenciosos, preenchidos apenas pelo luto e pelas lembranças. Atento aos fatos terríveis que rodeiam a família Taumas, o Povo do Sal acredita que as meninas são amaldiçoadas pelos deuses. Mas as irmãs Taumas tentam a qualquer custo ignorar os burburinhos e olhares maldosos e passam a sair às escondidas para frequentar magníficos bailes de máscaras. No entanto, aos poucos, elas percebem que as escapadas e os encontros com pessoas misteriosas podem até ser divertidos, porém também têm algo de sinistro. Afinal, com quem elas estão dançando?
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Em As cinzas e o rei maldito pelas estrelas (Suma, 552 pp, R$ 89,90 – Trad.: Jana Bianchi), de Carissa Broadbent, tudo o que Oraya pensava ser verdade foi destruído. Depois do traumatizante torneio Kejari, a princesa Nascida da Noite se tornou prisioneira em seu próprio reino. Em luto pela única família que já teve e se recuperando de uma traição devastadora, ela sequer sabe a verdade sobre o próprio sangue. Só lhe resta uma certeza: não confiar em ninguém, muito menos em Raihn. Quando Raihn oferece à princesa uma aliança secreta, ela vê a chance perfeita para recuperar o reino e se vingar de seu traidor. Para isso, precisará controlar um poder antigo, entrelaçado com os maiores segredos de seu pai. Mas, com inimigos se aproximando por toda parte, a tarefa se torna ainda mais desafiadora. À medida que desvenda o passado e enfrenta o futuro, Oraya se vê forçada a escolher entre a realidade sangrenta de tomar o poder e algo que pode ser sua ruína: um amor avassalador.
|
|
|