Primeiro festival literário dedicado à fantasia no Brasil ocorre em abril e homenageia Brandon Sanderson
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Idealizado por Cassia Carrenho e Mariana Rolier, o FliFantasy será no dia 13 de abril, em São Paulo; ingressos começam a ser vendidos via Catarse nesta quinta (13)

A literatura fantástica vai ganhar um evento literário exclusivo no Brasil. O FliFantasy – Festival Literário de Fantasia acontecerá no dia 13 de abril, no Marte Hall (Rua Domingos de Morais, 348 – São Paulo / SP), ao lado do metrô Ana Rosa, das 11h às 18h, reunindo autores, editores, influenciadores, ilustradores e leitores apaixonados pelo gênero.

O Festival, uma iniciativa das profissionais do mercado editorial Cassia Carrenho e Mariana Rolier, nasce com o propósito de fortalecer e consolidar a fantasia no mercado editorial brasileiro, promovendo debates sobre temas essenciais do gênero, apresentando novidades editoriais e incentivando a participação de editoras e autores independentes.

Nesta primeira edição, o FliFantasy prestará homenagem a Brandon Sanderson, um dos maiores nomes da literatura de fantasia contemporânea e criador do aclamado universo da Cosmere, cenário de séries de sucesso como Mistborn e Os relatos das Guerras das Tempestades. O autor tem se destacado tanto na expansão de seu universo fantástico quanto em números: é dele o maior recorde de arrecadação da história do Kickstarter, o principal crowdfunding americano.

Além disso, grandes nomes do cenário nacional já estão confirmados no evento, incluindo Fábio Kabral, Tamirez Santos, Karen Soarele, Fábio Yabu, Mayra Sigwalt, Milena Enevoada, Leonel Caldela, Fábio Fernandes, Amanda Orlando e MM Izidoro.

Para tornar o evento possível, a campanha de financiamento coletivo do FliFantasy foi lançada nesta quinta (13), no Catarse. Além de ingressos antecipados, os apoiadores terão acesso a benefícios exclusivos, como encontros com convidados, materiais especiais e brindes temáticos.

Como participar?

As editoras também poderão patrocinar o evento, garantindo presença na programação oficial e visibilidade junto a um público altamente segmentado. O FliFantasy se apresenta como uma grande vitrine para o mercado editorial de fantasia, possibilitando ações promocionais, participação na feira, ativações de marca e até lançamento de títulos durante o festival.

As editoras interessadas em participar da feira, garantir uma mesa expositora ou apoiar o FliFantasy como patrocinadoras podem entrar em contato diretamente com a organização do evento: cassia.curadoria@gmail.com.

Os ingressos começam a ser vendidos via Catarse, nesta quinta, 13 de fevereiro.

Autores independentes que queiram participar da feira, podem acessar a página no Instagram para mais informações.

Programação e destaques do 1º FliFantasy

  • Palco Principal – Cinco mesas de debate com autores, editores e influenciadores, abordando desde a construção de sistemas mágicos e universos épicos até a relação entre fãs e o mercado editorial.
  • Preview de lançamentos – Revelação de capas e anúncios editoriais exclusivos para o público presente.
  • Pitching de autores independentes – Escritores terão a oportunidade de apresentar seus livros para editoras, aproximando-se do mercado e conquistando novos leitores.
  • Meet & Greet exclusivo – Sessão de autógrafos e encontros com os convidados do FliFantasy, disponível para apoiadores da campanha do Catarse.
  • Feira de Livros de Fantasia – Espaço voltado para editoras e autores independentes, proporcionando ao público um contato direto com novos lançamentos e universos narrativos.
  • Esquenta FliF by LabPub – Para preparar o público para o evento, o FliFantasy realizará um esquenta virtual na semana anterior ao festival. Em parceria com a Faculdade LabPub - patrocinadora do evento - o Esquenta contará com seis dias de bate-papos online com grandes nomes da fantasia, oferecendo um espaço de discussão e celebração do gênero antes do encontro presencial.

As mentes por trás do FliFantasy

O Festival é uma iniciativa de Cassia Carrenho e Mariana Rolier, duas profissionais experientes do mercado editorial.

Cassia Carrenho atua como vice-reitora da Faculdade LabPub, instituição referência em formação profissional para o mercado editorial. Foi curadora do espaço Papo de Mercado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, da Casa Santa Rita de Cássia na Flip e tem vasta experiência na organização de eventos do setor.

Mariana Rolier é editora do selo Trama e soma 25 anos de experiência no mercado editorial. Especialista em literatura de fantasia, ficção científica e terror, já trabalhou em editoras como Rocco, Planeta, HarperCollins e na Storytel NL, desenvolvendo conteúdo para 16 mercados em expansão.

O evento já conta com o patrocínio da Ediouro, Sextante, Planeta do Brasil, Gráfica Viena, Amazon KDP e Faculdade LabPub. Também conta com uma livraria oficial, a Drummond Livraria.

[13/02/2025 11:00:00]