GPTW e PublishNews repetem parceria em busca das Melhores Empresas Para Trabalhar do Mercado Editorial
PublishNews, Redação, 13/02/2025
Interessadas em se certificar como ‘great place to work’ e integrar ranking do setor devem iniciar jornada de certificação até a primeira metade de junho

21 empresas participaram da primeira edição, em 2024 | © Beatriz Sardinha / PublishNews
21 empresas participaram da primeira edição, em 2024 | © Beatriz Sardinha / PublishNews
O PublishNews e o Great Place to Work anunciam, nesta quinta-feira (13), a segunda edição do ranking “As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”, iniciativa pioneira cujo objetivo é fomentar o setor no Brasil, estimulando o crescimento de profissionais e empresas. Aliado ao propósito “pessoas no centro” dos negócios, mote da consultoria global, a lista pretende contribuir para que os ambientes de trabalho se tornem ou se aprimorem como ótimos lugares para todas as pessoas.

As interessadas no ranking devem antes obter a Certificação do GPTW. Planos e informações mais detalhadas estão disponíveis aqui. A data limite para estar certificada é 15 de agosto de 2025 – e, como o processo pode levar até dois meses, recomenda-se iniciá-lo até a primeira metade de junho. A cerimônia de premiação está prevista para o último trimestre de 2025.

“Colocar as pessoas no centro não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para o crescimento sustentável das empresas no mercado editorial”, avalia a editora e sócia do PublishNews, Lu Magalhães. “Atingir metas e fortalecer o setor passa, inevitavelmente, pela valorização dos profissionais e pelo investimento em um ambiente organizacional saudável e inovador”.

“Estamos muito felizes com a segunda edição do ranking Mercado Editorial GPTW PublishNews”, afirma a Chief of Projects and Methodology do GPTW, Marina Sobral. “Já temos observado um aumento no número de inscritas em relação ao ano passado, o que reforça o compromisso do setor com relações de confiança mais fortalecidas no ambiente de trabalho. Tivemos índices bastante relevantes na última edição, como por exemplo 41% da alta liderança do gênero feminino e média de 23 anos de existência das empresas premiadas. Queremos seguir celebrando essas melhores práticas em gestão de pessoas dentro do setor”.

Em 2024, na primeira edição, oito empresas do setor do livro foram reconhecidas pelo ranking, liderado pela MOL Impacto (pequenas empresas), de São Paulo, e pelo Grupo Neiva (médias e grandes), da Paraíba. A cerimônia, realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos (SP), em 13 de junho, reuniu empresários, executivos e lideranças de empresas do mercado. Na ocasião, houve ainda duas mesas para debater gestão de pessoas e boas práticas de recursos humanos.

Quem pode participar do ranking

Os critérios para elegibilidade permanecem os mesmos: ser uma organização certificada pelo Great Place To Work, ter 30 ou mais funcionários e exercer atividades da natureza do setor editorial, como produção, comercialização e distribuição de livros, ou de produtos e serviços ligados à indústria livreira – no geral, trata-se de empresas que operam sob um ou mais dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) abaixo:

  • 58.11-5/00 (edição de livros);
  • 58.21-2/00 (edição integrada à impressão de livros);
  • 18.11-3/02 (impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas);
  • 4761-0/01 (comércio varejista de livros); e
  • 4647-8/02 (comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações).

No entanto, empresas com outros CNAEs, mas pertencentes ao mercado editorial, poderão ser consideradas elegíveis.

A jornada de certificação: o próprio colaborador avalia a empresa

A Certificação pode ser considerada um primeiro degrau para quem planeja cuidar melhor do seu ambiente corporativo. Para se certificar e obter o selo, a organização precisa realizar uma pesquisa com seus funcionários e ser classificada, conforme metodologia do GPTW, como um ótimo lugar para trabalhar por 70% deles. Então, ela recebe um relatório com o resultado da pesquisa e um selo digital de certificação válido por 12 meses, um atestado de qualidade quanto à gestão de pessoas.

Se para participar do ranking é necessário ter 30 funcionários ou mais, número estabelecido pelo GPTW com base em critérios globais de confiabilidade estatística, empresas com 10 ou mais já podem participar do processo de Certificação GPTW.

O processo de Certificação é composto por quatro fases:

  1. Inscrição: A empresa confirma a inscrição no processo de Certificação GPTW de acordo com o plano mais adequado às suas necessidades (tudo pelo gptw.com.br);
  2. Configuração da Pesquisa: A própria empresa configura a pesquisa na plataforma do GPTW;
  3. Pesquisa: Aplicação da pesquisa online com os colaboradores da organização;
  4. Certificação: A empresa é certificada ao atingir a amostra mínima de respondentes e alcançar 70% no índice de confiança dos funcionários. A partir desse momento, ela já é um Great Place to Work ou "Ótimo lugar para trabalhar".

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada pelas empresas para avaliar a percepção dos colaboradores sobre diversos aspectos do ambiente de trabalho, como satisfação, motivação, comunicação, liderança e condições de trabalho.

O banco de dados coletado nos questionários é de uso exclusivo do GPTW – as informações são mantidas internamente e utilizadas para construção dos estudos de Ranking. Para as empresas, somente são oferecidos resultados agrupados por grupos demográficos e média geral da organização.

O que a empresa ganha

Os benefícios da pesquisa de clima organizacional e seus insights são diversos e significativos. Entre eles se destacam a atração de talentos, o aumento da produtividade e o estímulo à inovação, refletindo em uma força de trabalho capacitada para gerar soluções para o negócio.

Segundo o GPTW, as mudanças positivas se iniciam quando a empresa compreende as necessidades e os anseios das pessoas. Devido à diversidade e particularidade de desafios, culturas e estratégias do negócio, não existe uma fórmula universal de gestão.

Segundo a consultoria, empresas que buscam o selo GPTW têm no seu radar:

  • Atração e permanência de talentos: o selo GPTW é um indicador confiável de um ambiente de trabalho positivo, o que pode ser um fator decisivo para os talentos que buscam empregadores que valorizem seus colaboradores.
  • Melhorar a reputação da empresa: Ser reconhecido como um "Great Place To Work" pode fortalecer a reputação da empresa tanto entre os funcionários atuais quanto na perspectiva do público externo. A marca atua em mais de 90 países e impacta mais de 12 milhões de funcionários em todo o mundo.
  • Aumentar o engajamento dos funcionários: Ao serem ouvidos e considerados, os funcionários das organizações se sentem mais motivados, produtivos e satisfeitos.
  • Incentivar a cultura de feedback: O processo de busca pelo selo GPTW envolve coletar feedback dos funcionários, incentivando a cultura de feedback construtivo e a melhoria contínua da empresa.

O objetivo é identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, para então promover um ambiente mais positivo, produtivo e alinhado com o propósito da empresa. Os resultados ajudam na tomada de decisões estratégicas, impactando positivamente a cultura organizacional e o bem-estar dos colaboradores.

Empresas do setor já certificadas

Diversas empresas do mercado editorial já têm a Certificação GPTW. Entre elas Grupo Editorial Record, Editora do Brasil, Skeelo, A Página, Editora Melhoramentos, Somos Sistema de Ensino, Gráfica e Editora Posigraf, Editora Positivo, Gráfica Santa Marta e Edelbra Indústria de Livros.

Em 2024, a MOL Impacto liderou o ranking entre as pequenas empresas. "Acreditamos que o impacto positivo começa dentro das empresas, e o bem-estar das pessoas sempre foi uma preocupação nossa”, diz a cofundadora e CEO do grupo, Roberta Faria. “Por isso, nos últimos anos, implementamos benefícios como a licença menstrual, a Semana de 4 Dias, a jornada de trabalho flexível e a licença-maternidade e paternidade estendidas.”

Parte da equipe da MOL Impacto na primeira cerimônia do Ranking GPTW-PublishNews | © Beatriz Sardinha / PublishNews
Parte da equipe da MOL Impacto na primeira cerimônia do Ranking GPTW-PublishNews | © Beatriz Sardinha / PublishNews
Para a executiva, o Great Place to Work é um grande aliado. “Receber o 1º lugar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial mostrou que estamos no caminho certo, já que a certificação é baseada na avaliação das próprias pessoas que trabalham na MOL, o que nos motiva a continuar inovando para criar um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado, assim como buscar melhorias para os apontamentos que foram feitos", completa.

Segundo Lu Magalhães, o ranking é uma oportunidade para que as empresas do mercado editorial reafirmem seu compromisso com a valorização das pessoas e a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. “Convidamos todas as organizações do setor a participarem desse processo, contribuindo para a profissionalização do mercado e fortalecendo a cultura de excelência”.

Conheça mais sobre o GPTW e os rankings aqui: gptw.com.br/. Para entender em detalhes como funciona a Pesquisa de Clima GPTW e o contexto de melhorias contínuas em que ela está inserida, a equipe de especialistas da consultoria global está à disposição desde já.

O ranking “Melhores Empresas para Trabalhar – Mercado Editorial” é fruto de um esforço iniciado em meados de 2023, quando o Great Place To Work e o PublishNews se uniram a fim de mapear organizações do ramo editorial no país. Na primeira edição, um total de 21 empresas participaram do processo de avaliação.

Perfil das empresas premiadas em 2024:

  • 23 anos: tempo médio de existência;
  • De quatro estados: São Paulo (4), Rio Grande do Sul (2), Paraíba (1) e Paraná (1);
  • 100% oferecem possibilidade de trabalho home office;
  • 75% oferecem horários de trabalho flexíveis;
  • 75% tem modelo de jornada híbrido;
  • 100% adotaram práticas de saúde mental e bem-estar;
  • 25% tem opção de redução de jornada.
[13/02/2025 12:10:00]